logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

 
ü     Dizem os entendidos que o computador serve para trabalhar, pesquisar, ainda obter informação e conhecimento, mas não é bem assim que é utilizada essa ferramenta da tecnologia. Grande percentual daqueles que têm computador conectado na Internet ou procuram algum local que disponibilize de acesso on-line, o fazem no sentido de usar na tentativa de seduzir e ser seduzido, porém, quase na sua totalidade acabam perdendo muito tempo que poderia ser precioso caso fosse buscar conhecimento, jamais relações com “amigos” virtuais e sites pornôs.
ü     Falar em público não é para qualquer um, principalmente, quando se faz de improviso, ou seja, sem auxílio da escrita. Na outorga do Título de Cidadão Honorário de Capinzal, pudemos presenciar talento no fazer o pronunciamento, quando pai (homenageado) e seu filho deram verdadeiro show em se manifestar perante o público. Pai (Antoninho Sartori) e filho (Abrahão), no pronunciamento falaram muito em pouco tempo, sendo claros, objetivos e concisos, consequentemente, arrancaram aplausos e elogios pelo feito. Pai e filho como sempre estavam bem apresentáveis, caso formos comparar com certo modismo fora da realidade.      
ü     O cenário político de Capinzal revive um bom momento, de quando os partidos (situação e oposição) tinham uma ideologia política partidária e possibilitavam opções de votação. Numa campanha eleitoral deve ser claro quais os partidos políticos são em favor ao governo municipal e quem se coloca na condição de considerada oposição, pois é inadmissível sigla partidária de aluguel (ficar em cima do muro). De momento o PP, PSDB e PV estão tomando um rumo certo, de lançar seus próprios candidatos num primeiro momento e depois buscar uma coligação oposicionista. Na Revolução Francesa partido de Esquerda é sinônimo de (Intervencionismo econômico, Economia socializada, Estado grande, Coletivismo e A vontade do povo está acima da lei) de Direita (Liberalismo econômico, Economia familiar, Estado pequeno, Igualdade de oportunidades, Individualismo e a Lei está acima da vontade do povo).
ü     Se não quer que apareça não deixe que aconteça. Por incrível que pareça, um monte de terra vem obstruindo meia pista da Rua Clotilde Zortéa, no Loteamento São Pedro, município de Capinzal, isto, desde fevereiro de 2011. Se a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura fosse atuante, já tinha carregado e dado um destino correto para a sobra da escavação. O morador desiludido com o poder público foi embora do município, pois não queria ter mais aborrecimento, então o descontentamento ficou para os seus ex-vizinhos e o próprio morador do imóvel que estava desocupado.
ü     A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes. Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. (Fonte: http://pt.wikipedia.org) Resumindo, Páscoa, Natal e tantas outras datas viraram atividades comerciais, fugindo a ocasião de sua realidade e finalidade.  
ü     Os animadores do Município devem fazer valer esse ditado, para tanto, é preciso percorrer a cidade e também as localidades do interior, visando saber o que é preciso fazer e melhorar em prol da coletividade. Involuntariamente, percebemos e solicitamos uma ação urgente por parte da Prefeitura, sendo em frente da Escola CEI, na Rua Francisco Helt, onde um tampão da rede de escoamento das águas pluviais pode engolir um carro, moto e até algum cidadão, já que está quebrado e por falta ferragem. Além deste tampão também tem os tampões da Telesc e da Celesc quebrados, os quais podem causar acidente, portanto, é bom o pessoal da Secretaria da Infraestrutura percorrer as vias públicas (ruas e calçadas) para poder constatar todo esse perigo.   
ü     O pessoal tem a mania de dizer que a Prefeitura faz o asfalto e sua autarquia de distribuição de água acaba com a pavimentação abrindo buraco para poder fazer a manutenção ou ampliação da rede. Quer dizer, asfalto muito pouco, pois o que constroem mesmo é calçamento, alegando que as empresas são do município e o dinheiro permanece circulando no comércio local, mas não informam quem são os proprietários. Essa é uma questão para os vereadores fiscalizarem a aplicação do dinheiro público e se for necessário o Ministério Público acata pedido para apurar possível fato. Ambos são responsáveis para consertar o estrago na via pública, prefeitura e autarquia, porém, o que precisa mesmo é deixar de lado a operação tapa-buracos e fazer um recapeamento asfáltico já que as ruas mais parecem uma peneira.
ü     O motorista e demais ocupantes de veículos que se utilizam do som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo Contran (Departamento Nacional de Trânsito), comete infração grave e está sujeito a multa e perda de pontos na CNH, inclusive, retenção do veículo para regularização, conforme descrito no seu artigo 228. O volume elevado do som automotivo contribuiu para uma surdez precoce, dificulta ouvir alertas de trânsito produzidos por buzinas - sirenes de ambulâncias e viaturas policiais, no sentido de evitar o pior.
ü     No passado um vereador do PMDB, quando era oposição ao Governo Municipal cobrava que os carros da municipalidade ficassem na garagem da Prefeitura ou da Secretaria de Obras, não admitia que os secretários, diretores e até funcionários levassem o veículo para casa e deixassem à noite estacionados na rua. Paggi quando foi prefeito ordenava que os motoristas contratados dirigissem os carros das secretarias e das diretorias, inclusive, exigia que os veículos fossem cuidados, pois os mesmos fazem parte dos bens da municipalidade, portanto, deveriam ser preservados. Não é admissível qualquer um pegar o carro público sabendo que tem motorista contratado para tanto, nem tão pouco usá-lo em benefício próprio em certas circunstâncias, nem deixar seu próprio veículo na garagem e o da municipalidade no relento.
ü     Certos profissionais de design ao produzirem ou elaborarem folders e cartões de visita, deixam muito espaço na arte final, enquanto a imprensa propriamente dita (jornal escrito), aproveita todo o espaço existente, pois preencher vazio resulta em dinheiro. Se observar, principalmente, os cartões de prestadores de serviços, profissionais liberais, também folders e propagandas desenvolvidas pelo pessoal de design, estes acham que todos têm perfeita visão ou usam lente de aumento, pois o que interessa menos aparece: nome do profissional prestador de serviços, nome da empresa, telefone e endereço, consequentemente, sobram desenhos e espaços desnecessários.   
ü     O ritual católico de Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão é a sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.(Fonte: http://pt.wikipedia.org) Acompanhamos a Procissão de Cristo Morto (Via Sacra), no entanto, das 14 estações apenas a primeira tinha uma iluminação melhor, proporcionada pelos postes nas mediações da Praça Pio XII favorecendo para filmagem e fotografia, as demais estações estavam localizadas no meio dos postes e longe da iluminação pública. O ritual serviu para meditação e reflexão de nossos atos, mas a iluminação das estações ficou a desejar, no entanto, essa obra de fé demonstra a soberania da Igreja Católica.
O município de Capinzal estabeleceu regras para a prestação de serviços de som na área urbana, no entanto, aqueles legalizados, os tradicionais, usam da sonorização no limite tolerável, já uns e outros só faltam estourar os tímpanos de quem ouve as propagandas faladas. Um exemplo foi o circo divulgando a sua programação com os decibéis além do permitido, também certos motoqueiros, portanto, a ilegalidade passa a ser uma concorrência desleal e uma infração, para tanto, precisa dispor de empresa registrada e respeitar os limites.
ü     A atuação da Polícia Militar Ambiental em Capinzal, 25 de abril, ocorreu porque o poder público foi em busca de recursos, fez o projeto de construção, contratou a empresa para deixar a obra pronta, porém, não buscou a liberação da licença ambiental. É bom lembrar, no dia da audiência pública sobre o carnaval, a promotora de justiça disse na Câmara de Vereadores que o galpão não poderia ser construído em área de preservação ambiental, tampouco a menos de 100 metros da margem do Rio, portanto, não deu ouvido e a obra acabou sendo embargada. Somos favoráveis a construção, desde que repensem certos atos e maneira de conduzir os destinos do Município, o qual sempre deve ser privilegiada a coletividade.  
Anterior

LOCALIDADE DE LINHA SÃO PAULO

Próximo

JOAÇABA REALIZA DIA DO PEDAL NESTE DOMINGO

Deixe seu comentário