logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

ü                  A vida útil dos eletrodomésticos diminuiu, sendo um descaso com os consumidores. Antigamente os eletrodomésticos e utensílios eram mais duráveis, hoje, muitos deles você compra e só basta ter a intenção de usar para ele estragar. Os aparelhos de rádiofusão, liquidificadores, batedeiras e tantos outros passaram a ser descartáveis, sendo uma falta de consideração para com os consumidores.

ü                  Na Revista PERDIGÃO, edição de nº75 tem uma pequena retrospectiva dos 75 anos da empresa. O município de Capinzal também teve um registro na página 10 da mencionada Revista, dentre os 75 fatos marcantes em 75 anos de Perdigão: ?Em 1990 os Abatedouros de aves de Capinzal (SC) e Marau (RS) são aprovados para exportar para a União Européia?. O comércio em geral vive e sobrevive principalmente graças à parceria Perdigão e Integrados, pois estes geram renda e trabalho, caso contrário o que seria de Capinzal e de nossa gente?                                     

ü                  É incompatível homens públicos firmarem ou manterem contrato com o Município, Estado e União, suas autarquias, empresas públicas, sociedade de economia mista, fundações ou empresas concessionárias de serviços públicos, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes e houver permissão Constitucional. O mesmo serve para Secretários, Diretores e outros cargos de confiança, inclusive funcionários públicos. Infelizmente, a empresa continua a mesma, somente colocam testas de ferro para poder continuar vendendo e faturando.     

ü                  Recebemos um E-mail que vale a pena compartilhar, principalmente pelo fato das gargalhadas fazerem bem a saúde do coração. MUITO INTERESSANTE!!!. Um estudo recente conduzido pela Universidade Federal de São Paulo, mostrou que cada brasileiro caminha em média 1.440 km ao ano. Outro estudo feito pela Associação Médica Brasileira mostrou que o brasileiro consome, em média, 86 litros de cerveja ao ano.  A conclusão é animadora: o brasileiro faz 16,7 km por litro. 

ü                  Em dezembro de 2006, nesta mesma Coluna procuramos demonstrar um bem necessário e até hoje não foi solucionado o problema. Assim descrevemos na época: ?Em nosso Município falta uma Unidade de Tratamento Intensivo - UTI, principalmente pelo fato de inúmeros registros de acidentes automobilístico, em que resulta em vítimas seriamente feridas, necessitando ser transferidas para Joaçaba. Como forma de evitar o pior, a guarnição do Corpo de Bombeiros deveria contar com serviços de pára - médicos, o que poderia salvar vidas. Certamente, pelo grande número de contribuição financeira dos munícipes, tem como investirem nos serviços de pára - médicos, pois querer é fazer a coisa acontecer.? Novamente fizemos um apelo em Outubro de 2008, assim nos manifestado em prol do coletivo: ?Os pára - médicos também são conhecidos como resgatistas ou socorristas, os quais são profissionais com graduação e pós-graduação: faculdades de medicina ou enfermagem. A especialização deles também é apta para atuarem no pronto socorro, Samu e Corpo de Bombeiros, podendo reconhecer riscos de paradas respiratórias, tratamentos para as principais emergências cardiovasculares, uso de desfibriladores, técnicas de remoção. Como Capinzal não tem uma UTI, a contratação de um ou mais pára - médicos seria uma boa para ajudar a salvar vidas, principalmente vítimas do trânsito.? Autoridades: Prefeito, Vice-prefeito, Vereadores, Secretários da Saúde e de Administração / Finanças, inclusive os integrantes do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) de Capinzal e Ouro, ainda a Associação Amigos de Capinzal, quem sabe até o Ministério Público solicitar providência neste atendimento a saúde dos munícipes. O que não podemos é esperar que mais gente venha a enfartar, ter derrame e outros imprevistos, consequentemente os cidadãos correm o risco de morrer no trajeto por falta de ambulância equipada e principalmente sem os serviços de um pára ? médico. Numa desta, uma boa pedida seria na Comarca de Capinzal atendendo aos cinco municípios, criar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ? Samu, sendo um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.

ü                  Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Portanto, pobres e ricos têm sim o direito de deixar as crianças em creches públicas. Outra, infelizmente, o pessoal acha que todos os país trabalham no mesmo serviço e na mesma empresa, pois somente é permitido a criança ficar um período na creche. Psiu! Creche serve para os pais deixarem a criança enquanto estão trabalhando, por exemplo de manhã e tarde, ou tarde e noite, e não apenas um período do dia. 

ü                  Rumores dão conta de que foi realizada uma pesquisa de opinião pública, sobre o som estridente nos carros. Resultado da votação: Quem usa som alto para chamar atenção talvez seja ?Bambi?. Se está sozinho no carro, com o som alto, quem sabe quer dizer: Veja eu, o Bambinho da cidade, estou procurando um alguém! Se estão em dois com som alto, numa desta quer dizer... Bambi da cidade já achou o bofe. Som alto poderá ter Bambi atrás do volante. Esse é um recado dos descontentes com a poluição sonora ambulante, passivo de apreensão do equipamento de som e inclusive do carro, ainda multa ao condutor. Aqui começa e termina o grande oeste, portanto, é bom os abusados ouvirem o som baixo e não saírem tremendo vidraças e estourando o tímpano dos moradores, trabalhadores e transeuntes por onde passam.

ü                  Está comprovado: ?O boi usa aspas de metido?, pois as chifradas de certa forma viraram rotina do dia-a-dia de uns e outros. Realmente, a carne é fraca e o desejo de trair passou a ser mais forte, principalmente quando o homem ou mulher não tem respeito e nem moral. Em muitos casos, os casamentos duram até um terceiro se atravessar, pois virou moda casar e separar.   

ü                  Hoje é sexta-feira 13, portanto, não precisa ficar com receio das coisas que não conhece, e sim, fique com um pé atrás com as pessoas que o cercam. É normal as pessoas serem supersticiosas, isto demonstra ponderação e reflexão antes de agir. Mas por outro lado, receio de passar por debaixo de escada, ficar horrorizado quando um gato preto cruza a sua frente, levantar com o pé esquerdo, isto e muito mais poderá ser fantasia da cabeça. Uma coisa é bater e valer, não devemos ter medo dos mortos, e sim dos vivos.

ü                  Uma das maiores atrações em Florianópolis está na Praça XV, sendo a Figueira centenária. Consta ter nascido em 1871 dentro do jardim em forma de circunferência que existia em frente à Igreja Matriz. Foi transplantada, por volta de 1891, para o local onde se encontra até hoje. Se Floripa tem a atração à parte: a Figueira, em Capinzal temos a maior doceira de figo: a Miroca. Ela produz em média 300 kg de chimia de figo, porém, o destino é Belém do Pará, mercado interestadual, para o consumo dos familiares. Ela não é empresária, e sim, a mestre em culinária.  

Anterior

ABELHA BUSCA RECURSOS NA CAPITAL FEDERAL

Próximo

SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA RECUPERA VIAS CENTRAIS

Deixe seu comentário