Rotary Capinzal-Ouro empossa Reonaldo Calgarotto e nova diretoria para 2025/2026 |
No Dia Mundial do Rim, Carmen Zanotto defende reajuste dos serviços de hemodiálise no SUS

'Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina'.
Em sessão especial para celebrar o Dia Mundial do Rim realizada no Senado Federal na quinta-feira (12), a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu o reajuste da tabela do SUS para os serviços de hemodiálise.
"Ou nós asseguramos mais recursos para quem presta serviços ou corremos o risco de um colapso, em especial neste momento em que estamos vivendo a inflação dos produtos e dos insumos. Algumas prefeituras estão complementando os serviços de hemodiálise com recursos próprios, tirando os recursos da atenção básica para que as clínicas não fechem as portas", destacou a parlamentar.
No Brasil são mais de 120 mil pacientes com doença renal crônica e mais de 21 mil que deveriam estar em fila de transplantes. "Trazer a questão das doenças renais para o centro do debate nacional não é só uma necessidade, é uma questão humanitária", enfatiza a parlamentar autora do PL 155 que reconhece o paciente renal crônico com os mesmos direitos legais das pessoas com deficiência, inclusive para fim de aposentadoria.
O Dia Mundial do Rim de é comemorado no mês de março e milhares de ações são realizadas junto a população esclarecendo a importância e a relevância da doença renal. Este ano tem como tema central "Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina".
Foto: Agência Senado
Gabinete Carmen Zanotto
Silviane Mannrich
Denise Lacerda
Deixe seu comentário