logo RCN

No Dia Mundial do Rim, Carmen Zanotto defende reajuste dos serviços de hemodiálise no SUS

'Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina'.

Em sessão especial para celebrar o Dia Mundial do Rim realizada no Senado Federal na quinta-feira (12), a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu o reajuste da tabela do SUS para os serviços de hemodiálise.

"Ou nós asseguramos mais recursos para quem presta serviços ou corremos o risco de um colapso, em especial neste momento em que estamos vivendo a inflação dos produtos e dos insumos. Algumas prefeituras estão complementando os serviços de hemodiálise com recursos próprios, tirando os recursos da atenção básica para que as clínicas não fechem as portas", destacou a parlamentar.

No Brasil são mais de 120 mil pacientes com doença renal crônica e mais de 21 mil que deveriam estar em fila de transplantes. "Trazer a questão das doenças renais para o centro do debate nacional não é só uma necessidade, é uma questão humanitária", enfatiza a parlamentar autora do PL 155 que reconhece o paciente renal crônico com os mesmos direitos legais das pessoas com deficiência, inclusive para fim de aposentadoria.

O Dia Mundial do Rim de é comemorado no mês de março e milhares de ações são realizadas junto a população esclarecendo a importância e a relevância da doença renal. Este ano tem como tema central "Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina".

 

Foto: Agência Senado

Gabinete Carmen Zanotto

Silviane Mannrich

Denise Lacerda

 

'Doce Natal de Caibi' transforma turismo de eventos do extremo oeste catarinense Anterior

'Doce Natal de Caibi' transforma turismo de eventos do extremo oeste catarinense

SED assina parceria com TRE para programa de cidadania em escolas estaduais Próximo

SED assina parceria com TRE para programa de cidadania em escolas estaduais

Deixe seu comentário