logo RCN

Ocorrência de Escorpiões em Capinzal SC

Por: Murilo Juliano Durli.

 


 
Scorpiones é a ordem de artrópodes arácnidos terrestres que reúne cerca de 2.000 espécies de escorpiões que apresentam comprimento de 5 a 12 cm. São animais geralmente discretos e noturnos, os quais têm costumes de se abrigarem em taipas, lotes com entulho e aterros mal feitos.
O município de capinzal situado na região do meio oeste de Santa Catarina passa por uma onda de aparecimentos de escorpiões, dos quais podemos citar duas espécies, o Tityus bahiensis e Tityus costatus.
A espécie Tityus bahiensiscostuma se alimentar de baratas, grilos, aranhas, e até larvas de insetos. Em geral não são tão agressivos, mas uma agressividade notável existe em femêas grávidas e principalmente quando carregam os filhotes nas costas. O Seu veneno é neurotóxico, ou seja, age sobre o sistema nervoso, prefere ambientes úmidos e seu tempo de vida é de 3 a quatro anos, mede 6 cm de comprimento e tem coloração muito escura e patas castanhas
 
 
Tityus costatus. A ecologia da espécie é pouco conhecida, bem como a sua distribuição precisa ser revisada, uma vez que esta espécie vem aumentando sua densidade e distribuição causando sérios acidentes em regiões até então não relatadas.
A identificação baseia-se na coloração, marrom claro a amarelo escuro, com manchas, marrom escuras nas patas, seu veneno possui a mesma ação neurotóxico (atacando o sistema Nervoso) que o Tityus bahiensis.
 
 
Manifestação dos Acidentes.
 
Acidente leve, Acidente moderado, Acidente grave:
Pode haver certa agitação, mas trata-se de manifestação geralmente associadas mais à dor e à ansiedade do que propriamente um efeito do veneno.
Devemos ter ciência que para que os sintomas associados ao acidente grave vão ser expressivos em crianças (até 7 anos), idosos, pessoas com problemas de pressão e adultos os quais possuam a imunidade do corpo muito baixa.
O tratamento nos casos de escorpionismo é totalmente dependente de orientação e assistência medica, pois há que ser feita uma avaliação clínica completa do caso.
 
Controle
          O controle de ambas as espécies pode ser iniciada pelos próprios moradores, mantendo seus quintais limpos e livres de entulhos, terrenos com a grama sempre aparada, evitar usar cascas de arvores para estética de jardins, caixas de gordura devem estar sempre bem limpas, devido eles se alimentarem de baratas as quais se reproduzem nestes locais, cortinas não devem estar encostadas no chão, sofás e armários desencostados da parede, e em casos de grandes infestações ou onde não possa ser tomado nem um tipo das medidas preventivas citadas a cima, o aconselhável é que seja contatado o mais breve possível uma empresa especializada em Desinsetização, pois somente elas têm a liberação para uso dos inseticidas os quais podem controlar a infestação do escorpião.
Procure sempre contatar empresas as quais possuam toda documentação junto aos órgãos ambientais, e possuam Responsável Técnico, os quais são capacitados para orientação e identificação da espécie, garantindo assim sua segurança e a do meio ambiente.
 
 
Por: Murilo Juliano Durli.
Biólogo – Pós Graduado em Licenciamento Ambiental. 
CRBio – 63503-03
 
 
 
 
 

 

Noiva Linda no seu 25º aniversário Anterior

Noiva Linda no seu 25º aniversário

Próximo

Editorial

Deixe seu comentário