OS BENEFÍCIOS DA ÁGUA TERMAL
INFORMATIVO DO BALNEÁRIO THERMAS DE OURO
Muitos ou quase todos já ouviram falar que águas termais fazem bem ao organismo humano. Pois os elementos ativos presentes nessa água são favoráveis a saúde, pode-se citar, por exemplo, a temperatura, os minerais dissolvidos, gases e radioatividade. Nas águas quentes do Balneário Thermas de Ouro é possível encontrar minerais como vanádio, enxofre, flúor, potássio, bicarbonatos, entre outros elementos.
Por possuírem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, as águas termais são indicadas para alívio de dores reumáticas, dores na nuca, ombros, braços, coluna, pernas, artrite, artrose, tendinites, tenossinovites, fibromialgia e dores musculares em geral e contraturas.
Os banhos termais submetem o organismo a uma hipertermia periférica ativa com vasodilatação, que associada à pressão hidrostática, melhora a circulação do sangue, podendo aliviar as dores nas pernas provocadas pelas varizes. As inalações com água mineral contendo enxofre (água sulfurosa) têm papel importante no auxílio do tratamento de alergias respiratórias como rinites e asma.
Estudos demonstraram que a água termal exerce fator positivo no tratamento de dermatoses crônicas não-contagiosas (eczemas crônicos, psoríase...). Também é uma aliada importante no combate ao envelhecimento da pele.
A estrutura do Balneário Thermas de Ouro, além das piscinas térmicas, também proporciona atividades físicas, com espaço amplo e atrativo. Num ambiente descontraído, em meio à natureza, conseguimos nos desligar dos problemas diários, preocupações, estresse e poluição, passando momentos agradáveis de sossego e relaxamento, somado a atividades de entretenimento e distração.
Além de todas as propriedades minerais da água termal do Balneário Thermas de Ouro vale apena destacar também a importância do Exame Médico dermatológico para garantir a qualidade físico-química da água e também a segurança do banhista frequentador que não terá nenhum risco de adquirir qualquer problema dermatológico por meio da contaminação por parte de outros banhistas;
O exame dermatológico para frequentar piscina coletiva é muito importante, pois é um dos fatores que determinam a qualidade da água em que você se banha. Objetiva exclusivamente inspecionar pele, unhas e dobras cutâneas investigando a presença de lesões fúngicas potencialmente contaminantes em meio aquoso. É rápido, simples e indolor e dá ao usuário da piscina a garantia de estar frequentando um ambiente sem risco de contaminações por parte dos demais banhistas;
Fonte: Dr. Ranicon Gomes
CPRM – Serviço Geológico do Brasil atesta qualidade da água do Balneário Thermas de Ouro,
Além de todas as propriedades já citadas na mencionada matéria, o Balneário conta com um estudo do Serviço Geológico do Brasil onde constam dados que comprovam a eficiência e a pureza da água do thermas; Esta água tem algumas características como você pode observar na tabela abaixo:
Aspecto ao Natural - Incolor
Odor ao Natural - Ausente
Sólidos em Suspensão - Ausente
Coliformes - Ausente
Enterococos - Ausente
Pseudomonas Aeruginosa - Ausente
Clostrídios Perfringens - Ausente
pH a 25 °C 9,25
Resíduo de vaporação a 180°C - 335,05mg/L
Temperatura da água na fonte - 35 °C
Bicarbonato - 101,49mg/L
Carbonato - 29,36 mg/L
Gás Carbônico - 0,00 mg/L
Amônio - 0,10 mg/L
Nitrito - 0,005 mg/L
Gás Sulfídrico - 0,10 mg/L
Dados da tabela: CPRM(Serviço Geológico do Brasil)
Gabriel Muniz Mazzoni (Quimico – CRQ 03423275)
Thermas de Ouro: Lazer, Saúde e Diversão para Toda a Família!
Deixe seu comentário