PERFEITA HARMONIA
CURUCACA PROCURA A COMPANHIA DE UM AGRICULTOR (OURO-SC)
Algo inusitável chama a atenção na localidade de Nossa Senhora da Saúde, município de Ouro, na propriedade da Família Brol, onde uma Curacaca, diariamente sai das margens dos rios e da mata para junto do convívio humano.
Há dois anos uma Curucaca se aproximou de Antonio Brol, 47 anos, pois apenas chamou com gestos para próximo de si e a ave atendeu ao pedido sem precisar atirar comida. Devido aos bons tratos, a Curucaca chega diariamente no pátio ao amanhecer e no final de tarde. Segundo Antonio, somente a mencionada Curucaca, que também atende pelo nome de Pequena se aproxima, as demais ficam distantes, até longe do olhar.
Uma das curiosidades que a ave tem, é um pequeno problema no bico, quando vai comer, não consegue pegar de imediato o alimento, mas mesmo assim alimenta-se bem. O Senhor Antonio e os demais membros da Família Brol cuidam da ave para que não seja caçada, a exemplo de inúmeras aves e animais que habitam de certa forma a propriedade rural em liberdade.
O descrito a seguir tem como fonte http://www.curucaca.com.br A ave Curucaca também é conhecida regionalmente como Curicaca ou Caricaca. Segundo alguns relatos, o seu nome popular significa Ave das Araucárias.
As Curucacas têm costumes monogâmicos, preferem fazer seus ninhos no topo das araucárias e próximo as sedes das fazendas, onde se sentem mais seguras, criando normalmente um filhote ao ano, que sai do ninho quando tem praticamente o tamanho dos pais. Quando adultas chegam a 50 cm de altura e pesando em torno de 1,5 kg. Alimentam-se de insetos e larvas coletados na grama com seu longo e curvo bico. Curucaca, ave símbolo de Bom Retiro (SC).
Um acontecimento diário: a Curucaca que se chama Pequena aproxima-se do agricultor Antonio Brol.
Deixe seu comentário