logo RCN

PODER LEGISLATIVO DE CAPINZAL

SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL

 

 
 
A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato, a exemplo da Rádio Barriga Verde, estivemos acompanhando a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal, terça-feira, 08 de fevereiro, com início às 19h, sob a presidência de Andevir Isganzella (PT). Além de Andevir, a Mesa Diretora é assim composta: Vice-presidente Ailton Thomaz de Vargas (PMDB), 1º secretário Moisés Lopes – conhecido como Bruxo (PMDB) e 2º secretário Rogério Biazotto (PDT). Demais vereadores: Suplente em exercício Carlos Adriano Zocoli (PR), Nilva Maria Tomazoni (PP), Rafael Dalavequia (DEM), Senair Bressan (PMDB) e Aldair Brandão – popular Penteado (PPS).
A sessão começou pela discussão e aprovação da Ata nº 2.611, de 2011, referente à Reunião Ordinária do dia 1º de fevereiro. Em seguida foram lidos os ofícios recebidos e expedidos. Deu entrada na Casa os seguintes projetos de leis:
Projeto de Lei nº 04, de 2011, autoriza o Poder Executivo Municipal a aderir ao Programa BADESC / CIDADES e tomar empréstimo junto ao BADESC – Agência de Fomento de Santa Catarina S/A, até o montante de R$ 2.500.000,00 para investimento em obras de infraestrutura do sistema viário e execução de pavimentação asfáltica de vias urbanas;
Projeto de Lei Complementar Legislativo nº 01, de 2011, de autoria da Mesa Diretora, altera o art. 6º e art. 12, e anexos da Lei Complementar nº 125, de 23 de junho de 2009, que dispõe sobre os Quadros de Pessoal e Plano de Carreira da Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal;
Projeto de Lei Legislativo nº 01, de 2011, de autoria do Vereador Ailton Thomaz de Vargas, denomina “Parque Municipal de Rodeios Integração Gaúcha” situado no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro;
Como não tinha nenhum requerimento dos vereadores, então o Presidente passou para a Palavra Livre, sendo essas manifestações:
Rogério Biazotto (PDT) – Parabenizou a Mesa Diretora e demais vereadores por fazer uma parceria com a imprensa (jornais impressos) e meios de comunicação (jornais impressos e emissoras de rádios), no sentido de levar a informação sobre o que acontece na Câmara Municipal. Também pretende na próxima sessão, solicitar a implantação de quebra-molas no Bairro São Cristóvão e irá pedir uma cobrança igual da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública – Cosip dos Municípios, já que é praticado de maneira diferenciada.
Moisés Lopes – conhecido como Bruxo (PMDB) - Se demonstrou feliz pelo retorno das aulas, pois é professor de educação física, já que o setor educacional é responsável por formar verdadeiros cidadãos. Bruxo parabenizou o Vereador Penteado, aniversariante do dia 10 de fevereiro, quinta-feira. Também informou que participou de diversos eventos no último final de semana, seja de aniversário de emancipação político-administrativa de Capinzal ou realizações da comunidade em geral. Teceu breve comentário sobre a sua ida, juntamente com Andevir, até Caçador, onde conheceram o sistema de segurança da cidade, consequentemente, estão sugerindo que se faça o mesmo em Capinzal, com a implantação de câmaras de monitoramento e criação da Guarda Municipal.   
Ailton Thomaz De Vargas (PMDB) – Espera que o maquinário recém adquirido pelo Poder Público possa continuar em plena atividade, sem interferência da chuva e de agentes financiadores.
Rafael Dalavequia (DEM) – Falou sobre a viagem dos três vereadores de oposição até Florianópolis (Rafael, Biazotto e Penteado), onde foram solicitar verbas, efetivos para a Polícia Militar e benfeitorias para Capinzal. Também pediu uma justificativa da Secretaria Municipal de Saúde, em virtude de um veículo desta repartição ter ultrapassado vários carros em local proibido, a uma velocidade de 140 km/h, inclusive, transportando pacientes. Mostrou sua indignação com o Governo Municipal, pois nos últimos dez anos foram um número insignificantes de casas populares construídas em Capinzal, ainda questionou: Se nas audiências públicas a maioria solicita asfalto e calçamento, já que a o maior número tem residência, então como irão realizar o sonho da casa própria ou aqueles que encontram em área de risco?   
Aldair Brandão – popular Penteado (PPS) – Esclareceu a todos, que na palavra livre o vereador pode se manifestar a vontade, sem precisar seguir um assunto específico. Também solicitou a implantação de quebra-molas no Bairro São Cristóvão, atendendo solicitação de moradores. Achou válido a construção de novos postos de saúde, mas é bom ter disponível nos atuais postos medicamentos, fichas de atendimento, inclusive, médicos e outros profissionais. Reclamou das péssimas condições das estradas, principalmente, a que dá acesso até Ricardópolis, inclusive, do final da Rua Carmelo Zocolli.
A sessão transcorreu dentro da maior ordem possível, onde o presidente Andevir vem cumprindo o Regimento Interno e também o que está descrito na Lei Orgânica do Município, consequentemente, nessa reunião todos os vereadores favoreceram para tanto. Antes de encerrar a reunião, o Presidente convocou a todos para a Reunião Ordinária a ser realizada em 15 de fevereiro de 2011, terça-feira, às 19 horas.
 
A matéria se trata de um resumo da sessão da Câmara de Vereadores de Capinzal, sendo um relato do que conseguimos captar.
POMBAL EM DESTAQUE Anterior

POMBAL EM DESTAQUE

PIRATUBA ABRE O CIRCUITO VERÃO DE MOTOCROSS Próximo

PIRATUBA ABRE O CIRCUITO VERÃO DE MOTOCROSS

Deixe seu comentário