logo RCN

Produtores da ATeG Apicultura se reúnem em Porto União

  • - Oficina Técnica reuniu, no auditório do Senac de Porto União, o grupo de produtores criado por meio do Sindicato Rural de Irineópolis, no Norte catarinense.

 

A apicultura vem conquistando cada vez mais protagonismo valorizar e incentivar o desenvolvimento dessa importante cadeia produtiva o Sistema Faesc/Senar/SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) desenvolve em parceria com os Sindicatos Rurais o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Apicultura e em Agroindústria de estabelecimentos apícolas.

Uma das mais recentes ações na área de Apicultura foi a Oficina Técnica que reuniu, no auditório do Senac de Porto União, o grupo de produtores criado por meio do Sindicato Rural de Irineópolis, no Norte catarinense. A iniciativa contou com a parceria da Cidasc, Epagri, Cooperativa Molimel e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA- SC).

A abertura do evento foi conduzida pela supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, pela supervisora técnica da ATeG Senar/SC, TaianePlautz, pela representante do Sindicato Rural Eleni Baun, pelo empresário Laércio Staciaki, da Molimel, e pelo secretário de Agricultura de Porto União, Alceu Brasa.  

A programação contou com abordagem dos seguintes temas: Manejo da Bracatinga com Guilherme e Danilo da Epagri; Cadastro de Apicultores com Thaisa Radin da Cidasc; Sanidade Apícola com a técnica de campo da ATeG Senar/SC Francielli Woitowicz; Mortalidade de abelhas por agrotóxicos e a importância da dessecação realizada dentro das regras (herbicidas) no sistema de plantio direto com Maritza Martins Mansani, da CIDASC; e Destilados e licores a base de mel com o técnico da ATeG Senar/SC Mateus Pagliarini.

ATEG APICULTURA

A coordenadora do programa em SC, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o acompanhamento da ATeG Apicultura é personalizado com metodologia que contempla diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Trata-se de um programa gratuito e quem tiver interesse deve procurar o Sindicato Rural de sua região para se inscrever para futuras turmas.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2022, 676 propriedades em 88 municípios, totalizando mais de 34 mil horas de consultoria. “Neste ano estamos trabalhando com 14 grupos que contabilizam 437 produtores em atendimento e o objetivo é fortalecer cada vez mais esse trabalho que muito nos orgulha com tantos resultados positivos”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa está transformando as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “Nossas expectativas são as melhores para este ano e temos a certeza de que os indicadores seguirão aumentando com mais produtividade, inovações e incremento na renda das famílias”.

 

Foto 15 –  Oficina Técnica reuniu, no auditório do Senac de Porto União, o grupo de produtores criado por meio do Sindicato Rural de Irineópolis, no Norte catarinense.

Foto 16 – Abertura do evento contou com a participação da supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss.

Foto 17 – O crescimento das ações da ATeG Apicultura foi um dos destaques.

 

 

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP


Raul Sartori no Encontro da Imprensa Catarinense Anterior

Raul Sartori no Encontro da Imprensa Catarinense

Mercoagro 2023 terá mais conforto e qualidade com nova estrutura Próximo

Mercoagro 2023 terá mais conforto e qualidade com nova estrutura

Deixe seu comentário