logo RCN

PROJETO DE LEI 776/2008 PREVÊ A DISTRIBUIÇÃO DE CARTILHA

PROJETO DE LEI 776/2008 PREVÊ A DISTRIBUIÇÃO DE CARTILHA SOBRE O USO CORRETO DO COMPUTADOR

29/01/2009

 

Fonte: http://www.sissaude.com.br:80

 

Na volta às aulas o exame de vista deveria ser obrigatório. Isso porque, o uso abusivo de vídeo game e computador durante as férias pode levar à miopia transitória, dificuldade temporária de enxergar de longe. Esta é a principal constatação de um recente estudo feito com 360 crianças pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. A dificuldade de enxergar de longe pode se tornar um mal permanente, se a criança não for orientada a descansar a visão após cada hora em frente ao micro. Por isso, desde dezembro de 2008 tramita na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o projeto de lei 776 que prevê a distribuição de cartilha sobre o uso correto do computador aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas estaduais.  

Estudantes que não enxergam bem têm queda no rendimento escolar, afirma Queiroz Neto.  A prova disso é um levantamento feito com professores e pais das crianças que receberam óculos no Mais Visão, projeto social dirigido pelo médico. Os educadores afirmaram que 50% tiveram melhora no rendimento escolar e 57% maior capacidade de concentração. Os pais notaram que 88% passaram a ter mais interesse pelos estudos e 91% passaram a realizar tarefas que antes não conseguiam.

 

Esforço agrava dificuldade de enxergar

 

O problema segundo o especialista é que 8 em cada 10 crianças em idade pré-escolar nunca passaram por exame de vista. A estimativa do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) é de que 12% precisam usar óculos. Ele diz que na infância são mais freqüentes os vícios de refração: miopia, astigmatismo e hipermetropia. É comum, comenta, a criança não saber avaliar que enxerga mal e na falta de lentes oftálmicas o esforço visual agrava os vícios de refração. Além disso, ressalta, nossos olhos permanecem em desenvolvimento até a idade de 8 anos. Neste período, da mesma forma que os destros se habituam a usar mais a mão direita e os canhotos a mão esquerda, qualquer bloqueio faz com que a criança utilize mais o olho de melhor acuidade visual, podendo comprometer o desenvolvimento do outro. Para resolver este problema que é conhecido com ambliopia ou ?olho preguiçoso?, explica, é necessário fazer a oclusão do olho de melhor visão para estimular o desenvolvimento do outro antes do desenvolvimento completo do sistema ocular. É por isso, comenta, que o primeiro exame de vista deve ser feito aos 3 anos de idade. Quando os pais usam óculos deve ser antecipado para a idade de 2 anos.

Sinais de Problemas de Visão na Infância

 

Até 2 anos                                         De 3 a 7 anos

Lacrimejamento constante                 Tomba a cabeça para um lado

Fotofobia                                            Dor de cabeça ou nos olhos freqüente

Menina dos olhos muito grande,

com reflexo, cor acinzentada

ou opaca.                                           Assiste TV muito próxima da tela

Falta de interesse pelo

ambiente e pessoas.                          Olhos desviados para o nariz ou para fora

Olhos vermelhos e com secreção      Esfrega os olhos após esforço visual

                                                           Fecha um dos olhos em locais ensolarados

 

 

Avaliação pode ser feita em casa 

Queiroz Neto afirma que os pais podem avaliar a visão das crianças através de teste on-line disponível no portal do hospital www.penidoburnier.com.br. Os testes são auto-explicativos e não substituem a consulta médica. Além dos testes de acuidade visual em ganchos (para adultos analfabetos), figuras (para crianças que não sabem ler) e alfabeto (para alfabetizados) o portal disponibiliza o teste de Ishihara que permite avaliar o daltonismo, leitura diferenciada das cores. Embora não interfira na acuidade visual, ele diz que o diagnóstico é importante para compreender a relação da criança com o mundo.


Autor: Eutrópia Turazzi
Fonte: LDC Comunicação

Anterior

PREFEITO RAFAEL LASKE RECEBEU A VISITA DO INTEGRADOR DA FESPORTE

Próximo

PIRATUBA 60 ANOS

Deixe seu comentário