logo RCN

SAÚDE PÚBLICA

FOSSA SÉPTICA COLETIVA CAUSA PROBLEMA AOS MORADORES E AO MEIO AMBIENTE EM VISTA ALEGRE - CAPINZAL (SC)

 

VEREADOR PENTEADO PEDE UMA SOLUÇÃO EM SOCORRO DA IDOSA
 
A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato depois de um ano e dois meses volta à localidade de Vista Alegre, Capinzal (SC), limite com o município de Zortéa, sexta-feira, 04 de março, no período da tarde. Antes, estivemos em Vista Alegre também numa sexta-feira, 22 de janeiro de 2010, na residência da Sra. Cecilia Fraron, de 75 anos, completados no último dia 26 de outubro, onde havíamos constatado um cenário prejudicial à saúde pública. O terreno tem uma metragem de 402m2, sendo a casa de 75m2, porém, o restante do imóvel é todo ocupado por tubos de PVC e também por uma fossa séptica de uns 6 metros X 5m, essa, construída em novembro de 2007. Na terça-feira, 26 de janeiro de 2010, o vereador Aldair Brandão (Penteado) do PPS, por saber do problema novamente lá esteve, quando constatou o quanto a situação se agravou, portanto, na época pediu providências do Poder Público, no sentido de sanar a triste situação de mau cheiro, proliferação de moscas, sendo nocivo à saúde pública. A reportagem de O TEMPO – um jornal de fato constatou a indignação da Senhora Cecília e também de alguns vizinhos, pois a mencionada fossa, desde então, está vazando, inclusive, se torna insuportável, pois irrita e deixa as pessoas doentes por causa do mau cheiro desse coletor de esgoto doméstico retido na propriedade.
Quando construíram a fossa, a Prefeitura disse que seria de uso apenas da propriedade (Sra. Cecília), no entanto, ficou surpreendida quando chegaram às máquinas rodoviárias, colocaram abaixo a cerca de tela e não mais cercaram o lote, e sim, fizeram um enorme buraco que se fosse ver cabia a casa onde construíram a grande fossa. Apavorada falou aos familiares e estes constataram ser uma fossa coletiva, servindo para destino final dos dejetos humanos de umas 12 residências à rua acima.
A melhor alternativa seria deixar a tal fossa apenas para a residência da Sra. Cecília e fazer uma coletiva em terreno abaixo, onde o dono de imóvel se prontificou em ceder certa área de terra para tais fins. Ainda é necessário que retirem toda tubulação de condução de esgoto para dentro da propriedade de Dona Cecília, algo que atrapalha para poder cultivar uma horta e andar livremente pelo terreno.
Essa enorme fossa caracteriza um crime ambiental, pois nos fundos do terreno de Dona Cecília (a uns três metros de distância) tem uma sanga de água cristalina, sendo a mesma invadida pelo vazamento do enorme coletor de esgoto doméstico, consequentemente, é necessário repensar e sanar esse problema o quanto antes.
A Senhora Cecília falou triste a nossa Reportagem: “É impossível cozinhar carne caso não tampar a panela, por causa das varejeiras, pois mudou a rotina de vida, até porque recentemente, podia deixar salame e outros embutidos fora da geladeira, agora se o fizer, é imediato o ataque das moscas”. Ela também nos informou que uma das suas vizinhas deixou a casa própria em Vista Alegre e passou a pagar aluguel no município de Zortéa, devido o mau cheiro diário. Ainda afirmou não poder mais receber a vizinhança em sua residência, pois não têm como ficar na área para tomar um chimarrão ou comer algo, devido ao cheiro forte que vira o estômago de qualquer um. Segundo a Senhora Cecília, quando não tinha fossa o escoamento do banheiro era sentido a sanga, agora com a fossa o problema é em dobro: mau cheiro, proliferação de moscas, o que é prejudicial à saúde humana. Conforme a entrevistada, a Prefeitura tinha colocado um tubo interligando a fossa até a sanga, mas alguém passou e levou a tubulação, portanto, ficou vazando.
O tempo passou e a Senhora Cecília constantemente sente dor de cabeça e no corpo, até canseira tem com freqüência, o que lhe faz aumentar o gasto com medicamentos comprados numa farmácia no Zortéa. Antes de construírem a fossa cultivava uma horta, onde plantava e colhida praticamente de tudo, agora o que dá e pode ser plantado no local é aipim. Ela também lamentou, pois seus filhos queriam levá-la para a cidade de Capinzal, então colocou a casa à venda e apareceram dois compradores, mas ao verem a fossa e por sentirem o mau cheiro desistiram de comprar o imóvel, os quais não querem nem de graça. A Senhora Cecília teve nove filhos, porém, ainda chora a morte de dois deles, porém, os sete que lhe restaram lhe visitam periodicamente, mas não conseguem sanar o problema que se encontra num descaso total. Os filhos quiseram levá-la embora, mas ela não aceitou sair de junto de suas vizinhas, devido o excelente laço de amizade e por não conseguir vender a residência. Uma de suas filhas em entendimento com a Senhora Cecília, há tempo pretendia construir uma casa no imóvel, porém, com a fossa ficou inviável e a idosa continua morando sozinha. 
Para poder fazer qualquer refeição do dia, é necessário fechar portas e janelas, caso deixar de fazer essa ação os insetos voadores perturbam demais, consequentemente, trancada ameniza o cheiro.         
Segundo as informações das Senhoras Cecília e Maria Sinhorati (quando casada tinha o sobrenome de Jaensch), os vereadores que se solidarizaram com o problema dos moradores foram: Aldair Brandão (Penteado), Rogério Biazotto (PDT), Nilva Thomazoni (PP) e o Bruxo (Moisés Lopes). Cecília e Maria também informaram sobre outro problema, da falta de rede de escoamento das águas pluviais e a péssima condição das ruas de chão batido, que precisa ser transformada à base de calçamento. Cecília e Maria fizeram questão de informar que os maiores benefícios que tem Vista Alegre são provenientes de Zortéa, água tratada, serviço de telefonia fixa e de celular.
Conforme o vereador Penteado, a situação da Senhora Cecília e de demais vizinhos é complicada, fato que cabe uma denúncia no Ministério Público. É uma questão de saúde pública e também é um agravo ao meio ambiente, inclusive, pede uma ação da Prefeitura através da Secretaria da Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária. Penteado ficou indignado pela falta de manutenção das ruas, também pelo ataque agressivo dos mosquitos borrachudos, enfim, constatou que o benefício mesmo dos cidadãos capinzalenses residentes em Vista Alegre vêm do município de Zortéa, distante a poucos metros de Capinzal, compreendendo água potável e telefonia, portanto, declarou ser terrível a situação dos moradores que precisão de uma atuação cabível e condizente do Executivo Municipal, mas que seja imediato em socorro destes cidadãos. “É preciso a Administração Municipal dar mais atenção para Vista Alegre, principalmente, no tocante às ruas cheias de buracos, chegando a dar medo transitar, o caracteriza o abandono da comunidade”, assim se expressou Penteado. A intenção do Vereador é fazer um requerimento, apesar da Prefeitura estar sem o secretário de infraestrutura, pois o mesmo era atuante e prestativo, porém, voltou a exercer o cargo de vereador, que a mesma venha a resolver o transtorno que causou aos moradores.    
Para saber dos detalhes da entrevista e da real situação do enorme problema que estão expostos os cidadãos capinzalenses, na localidade de Vista Alegre, acesse o site de O TEMPO – um jornal de fato. A situação é passível de uma solução, para tanto, precisa de vontade política, inclusive, pelo tempo que a Senhora Cecília espera por uma solução, quem sabe cabe uma intervenção do Ministério Público com Mandato de Segurança (ação com objetivo de assegurar o respeito a direito líquido, contra qualquer ilegalidade ou abuso de poder), caso o Executivo deixe de cumprir com sua obrigação em levar em conta os direitos de cidadania.                 
 
Penteado e a Sra. Cecília junto à fossa e ao esgoto vazando, numa triste situação de virar o estômago de qualquer um.
 
As Senhoras Cecília e Maria, também o vereador Penteado, indignados com o problema causado, no detalhe, parte do imóvel desvalorizado pela fossa séptica.
Anterior

Ligeirinho

VALE SAMBA É A CAMPEÃ DO CARNAVAL 2011 Próximo

VALE SAMBA É A CAMPEÃ DO CARNAVAL 2011

Deixe seu comentário