Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Capinzal

A tarefa é desenvolver ações gerais e específicas para que a comunidade escolar esteja satisfeita com o trabalho de um modo geral
A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato, sempre prioriza a informação precisa, deixando de lado os boatos e rumores, então procuramos a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Capinzal, Seila Eliane Ribeiro para dar algumas respostas para a sociedade capinzalense. É que a coletividade não pode ficar na dúvida sobre as ações e serviços prestados, pois a mídia faz o seu papel oportunizando aos homens públicos e cidadãos manifestar-se a respeito sobre algum assunto, que às vezes não condiz com a realidade.
Seila, que também é presidente da Sociedade Cultural Esportiva e Recreativa Babados - SCERB de Capinzal e Ouro, em resposta a nossa Reportagem, esclarece como foi possível a realização em Capinzal da 3ª Mostra de Dança, desta vez em nível Internacional, no período de 21 a 23 de Março do ano em curso. Para ela, graças a disponibilidade de empresários como o Sr Benoni Viel (da Auto Elite Ltda, concessionária autorizada Volkswagen), que acreditou no evento desde o ano passado, quando teve a oportunidade de assistir pela primeira vez, então se colocou à disposição da Sociedade Babados dando incentivo para que se pudesse fazer um projeto dentro da Lei de Incentivo à Cultura. Então, através desta feliz e sábia iniciativa, o projeto da Sociedade Babados foi aprovado e a Auto Elite de maneira inédita foi a primeira empresa que patrocinou o evento através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o Programa Nacional de Apoio à Cultura - Pronac. “Juntamente com a Auto Elite, também vieram as Empresas Tractebel Energia, por intermédio no nosso amigo, Sr. Luiz Deboni, ao qual temos um carinho bastante especial. Também a Celesc Distribuição S/A, de Florianópolis através do nosso também amigo e parceiro, diretor de Gestão Corporativa da Celesc Distribuição, André Luiz Bazzo, que não mediu esforços para nos ajudar, e através desta Lei foram nossos grandes colaboradores”, informa Seila. Prossegue a mesma, lembrando-se de todos os fiéis empresários patrocinadores que adquirem a mesa Vip, auxiliando e prestigiando em todos os festivais realizados pela Sociedade Babados. Ao Belotto e a Marina amigos colaboradores de sempre, incansavelmente fazendo a apresentação dos grupos. A imprensa de um modo geral que sempre dá o apoio necessário para que seja possível a divulgação desta Mostra. Os agradecimentos também são extensivos a todo o público que marcou presença, com entusiasmo e educação, sabendo prestigiar os bailarinos que estavam no palco. O agradecimento especial a todos os integrantes da Sociedade Babados que fizeram sua parte, desenvolvendo um trabalho voluntário e que gratifica a cada um pelo reconhecimento do público.
A presidente Seila destaca na Mostra a participação do público nos três festivais realizados pela Sociedade Babados, o que lhes impressionou pela capacidade de demonstrarem respeito, carinho, incentivo aos artistas que se apresentavam no palco, o quanto é importante investir em coisas boas, de qualidade, pois nosso público é qualificado e entende de apreciar o que é realmente bom. A participação do público os incentiva cada vez mais a fazer melhor, levando o nome de Capinzal para o rol dos grandes espetáculos de dança do pais em termos de Mostra. Quanto às apresentações, tentam sempre inovar e trazer o melhor da dança de nosso país, como também em nível internacional, pois temos que acostumar o nosso público a valorizar e entender todos os estilos de danças, desta forma, sempre procurando oferecer mais informações e conhecimentos do que existe aí fora referente à dança, saindo do que estamos acostumados a ver somente na nossa região, podendo viajar em todas as culturas na nossa nação e também de países vizinhos. Quanto à Cultura e educação, uma está ligada a outra neste caso, pois a Mostra Internacional de Dança Babados em Arte foi um show de cultura por parte dos bailarinos no palco e um show de educação por parte do público que aplaudia de pé.
O TEMPO – um jornal de fato - Descreva sobre a importância do evento, porém, na condição de secretária de Educação – Cultura e Esportes? Resposta de SEILA: A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte é uma pasta bastante grande, estou atenta a todos os passos, tanto da Educação quanto na Cultura e no Esporte, pois gosto de estar informada na totalidade, acompanhando tudo de perto. Este evento só vem a beneficiar cada vez mais o nome do nosso Município, destacando a arte, a dança e despertando as crianças e jovens para a prática da dança, desviando de caminhos tortuosos. O ano que vem estaremos participando da Mostra de danças da Sociedade Babados com bailarinos da escola de dança do Município, pois já estamos cobrando dos nossos profissionais que trabalham nesta área, que tem capacidade e competência para mostrar que a nossa gente despertou para esta finalidade, levar aos palcos os nossos dançarinos. Isto já é o resultado do espelho criado nos palcos desse evento.
O TEMPO - Da mesma forma descreva na condição de presidente da Sociedade Cultural Esportiva e Recreativa Babados - SCERB de Capinzal e Ouro? SEILA: A Sociedade Babados é uma entidade de pessoas arrojadas, corajosas e que não tem medo de errar. A importância deste evento nos coloca cada vez com mais responsabilidade de fazer melhor. Começamos em 1991 no Cine Odete e resgatamos em 2011 com uma magnífica estrutura, trazendo para Capinzal a beleza da arte e da dança os grupos regionais, no estilo folclórico. Em 2012 aderimos a outros estilos como dança moderna, contemporânea e dança de rua. Este ano mesclamos todos os estilos, inclusive trazendo um grupo Argentino, pois a Mostra era Internacional. Este evento já não é só da Sociedade Babados, ele se tornou da Sociedade de Capinzal e região. Ele faz parte dos grandes eventos do estado de Santa Catarina. Por esta razão estamos felizes por termos dado mais este presente para as pessoas que gostam da arte, da dança e da Cultura. Enquanto estivermos tendo apoio das Empresas de Capinzal e também do município de Ouro e região, ainda o apoio do público em geral estaremos sempre com muita energia e alegria para podermos continuar a desenvolver cada vez melhor este evento.
Quanto às principais medidas tomadas quando passou a responder pela mencionada Secretaria, Seila assim justificou o porquê das ações tomadas. Segundo ela, primeiramente fizeram um diagnóstico de todo o setor. Viabilizaram reunião com os servidores efetivos da Secretaria e informaram como passariam a trabalhar. Atender bem todas as pessoas, independente de cor, credo ou sigla partidária, pois todos são cidadãos de Capinzal. Primam pela unificação e igualdade no atendimento às escolas e também valorizamos todo o servidor da Educação, do motorista que é responsável pelo transporte dos alunos, da merendeira e da Agente de serviços gerais que fazem a merenda e limpam o espaço físico para todos terem um ambiente limpo e saudável, até o professor, coordenador e Diretor. “Nos, se preocupamos no início em organizar o transporte escolar, em seguida o edital do seletivo dos servidores contratados para o ano de 2013. Organizamos todos os editais de licitação para a merenda escolar, para materiais de expediente e limpeza como outros para as Unidades escolares. Organizamos a recepção dos professores e alunos para o ano letivo de 2013. Podemos dizer que agora está se normalizando as ações em todos estes segmentos da Educação”, esclareceu a Secretária. No setor da Cultura, foi organizado o Carnaval e ampliaram mais ações dentro deste Departamento. Em breve serão reunidos os líderes dos blocos para que seja possível criar a Liga dos Blocos de Carnaval de Capinzal e Ouro, visando no futuro recursos na esfera estadual. No esporte, inovaram a Fundação Municipal de Esportes, criando escolinhas em quase todas as modalidades de esportes. Colocaram um profissional da área da Educação física à disposição na Área de Lazer para orientar aqueles esportista que usam o espaço oferecido para suas atividades esportivas, bem como ginástica para os idosos com toda preocupação de atendimento na saúde vendo pressão arterial e demais orientações, como também treinamentos para os alunos especiais. As escolinhas das modalidades, conforme inscrições das crianças estão ocorrendo no interior, no bairro, nos loteamentos e na cidade. Foram reestruturados os jogos estudantis, mudando de Olezal para Jecap, onde todas as escolas trabalham as mesmas modalidades nos bimestres e em seguida serão realizados os jogos desta modalidade, diversificando o local do evento. “Entendo que é desta forma que poderemos ter futuros atletas de representação estadual, nacional e internacional, fazendo esporte de base e dando a oportunidade da criança optar pela prática da modalidade que gosta e levando em conta a categoria e limite de idade. Com isso, também estaremos trabalhando pela criança em se dedicar à prática esportiva ao invés de ficar com o tempo ocioso, no sentido de evitar que a mesma entre no caminho das drogas”, Seila assim respondeu sobre as inovações na Secretara.
Como gerou polêmica na Câmara Municipal a licitação do transporte escolar, então pedimos para a secretária Seila, em que condições e formalidade vêm sendo feito a locomoção dos alunos, professores, quadro funcional e também como é realizada a distribuição da merenda escolar. Conforme Seila, o transporte escolar é uma preocupação de todo e qualquer administrador, não foi fácil organizar este setor, mas com bons profissionais de carreira auxiliando bastante neste departamento, como foi o caso da servidora Ticiane da Gama, passando em seguida a responsabilidade para a Neuza Brambilla, responsável e organizada também. “Nós, atendemos atualmente cerca de 2.129 alunos no transporte escolar, oferecendo 10 linhas terceirizadas e 10 linhas da frota própria. No transporte temos que seguir a Lei do Zoneamento, às vezes difícil de entender. Na merenda escolar, temos uma nutricionista que acompanha diretamente todo o cardápio das escolas, desde a aquisição da merenda até o atendimento ao aluno na escola, orientando as merendeiras com capacitações e orientações no que se refere à higiene e limpeza dos produtos também”, assim Seila resumiu o assunto com conhecimento de causa.
A nossa Reportagem pediu a Seila, como delega a responsabilidade e maneira que faz o devido acompanhamento das ações e serviços realizados ou nos planejamentos e cronogramas. Ela de imediato respondeu que acompanha tudo de perto, do planejamento à execução. “Sou de dar autonomia a todos os meus funcionários, desde que estejam bem orientados em fazer o que é legal. Considero-me bem parceira, pois acho que é desta forma que você passa a ter comprometimento e dedicação dos servidores, respeitando a todos e sendo humilde em pedir ajuda. Dou oportunidade a todos de serem importantes naquilo que fazem, porque tudo que é feito no coletivo, a energia positiva é maior para que tudo dê certo. Sou detalhista, corrijo e oriento, aprecio quem é organizado e quem planeja as ações para desenvolvê-las com perfeição”, assim a entrevistada resumiu sua resposta. Esta é a Seila: verdadeira, tentando ser sempre correta com as pessoas, respeitando a individualidade de cada um, entusiasmada em fazer sempre o melhor.
Na corrente semana organizaram e realizaram na quarta-feira, 24 de abril, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em Capinzal, juntamente com a Secretaria de Educação do município de Ouro, a etapa municipal da Conferência Nacional da Educação – CONAE, com a participação de todos os professores da Rede Estadual, Municipal e também foram convidados os professores das escolas Particulares. Nesta Conferência, além das palestras e estudos de dois eixos da educação, foram escolhidos os delegados que devem participa da etapa estadual, com direito a voto. Além disso, hoje, sexta-feira, 26, a Secretaria está reunida com os Diretores das escolas municipais e também com os líderes de Blocos do Carnaval para orientá-los sobre a criação da Liga dos Blocos de Carnaval de Capinzal e Ouro.
Quanto a Biblioteca Pública, em breve o espaço será ampliando, também colocado o Telecentro de informática em funcionamento junto à mesma. Também já foi autorizado a licitação de compras de novos livros e brinquedos.
Nas considerações finais quanto à pasta da Secretaria da Educação Cultura e Esporte, Seila assim encerrou a entrevista: “Primeiramente quero agradecer a confiança depositada em meu nome pelo prefeito Andevir Isganzella e a seu vice-prefeito Wilson Luiz Farias para assumir esta Secretaria. Quero agradecer a todos os servidores da Educação Municipal que me receberam com muito carinho, pois para nós que há quase 30 anos prestamos serviços na educação estadual, encaramos mais este desafio com o intuito de somar experiências, buscando sempre o melhor para a Educação do Município de Capinzal. Quero esclarecer que todos os segmentos que fazem da Educação Capinzalense referência no âmbito regional e estadual terão sempre o nosso suporte e nosso apoio diferenciado, pois nossos profissionais são muito comprometidos e dedicados, parceiros para desenvolver um trabalho de qualidade. A nossa tarefa é desenvolver ações gerais e específicas na Educação para que a Comunidade escolar esteja satisfeita com o trabalho de um modo geral. Aos professores queremos valorizar sempre, oportunizando capacitações, reavaliando o estatuto do Magistério e Plano de Carreira. Queremos um professor que vá para a escola com alegria e prazer, e sinta-se, valorizado. Priorizamos o reajuste do Piso salarial para todos os níveis, ou seja, não só para o professor que estava recebendo abaixo do piso, mas também aqueles que estão no meio e no final de carreira, pois não podemos esquecer que são todos profissionais que merecem esta valorização e não podemos achatar os salários visando apenas os que estão iniciando. Aos alunos, nosso objetivo maior, fica o nosso compromisso de uma dedicação exclusiva para desenvolvermos uma educação de qualidade. Na Cultura, estaremos sempre buscando inovações, precisamos enfatizar que nossa população precisa de lazer, bons espetáculos, pois nosso povo é trabalhador e às vezes poucas pessoas têm condições de sair para outros centros em busca de distração. Então cabe a nós trazer um pouco de alegria, dando uma importância maior neste segmento, incutindo nas pessoas que precisamos nos distrair mais, pois isso também é qualidade de vida. Faremos a nossa parte. Quanto ao esporte, estaremos sempre de perto acompanhando todo o processo, pois queremos ter um Município que realmente tenha crianças e jovens praticando esporte, os resultados acontecerão naturalmente, vamos ter grandes atletas, não tenho dúvida, para isso, os profissionais também serão cobrados em seu trabalho e em seus resultados. Este é um planejamento a médio e longo prazo, pois queremos uma população aderindo à prática do esporte e não precisando buscar medicamentos para depressão ou outras doenças somatizadas. Quanto a Área de Lazer, estamos fazendo uma reparação paliativa na estrutura física para este ano, com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, gerenciada pelo secretário Enio José Paggi. Também já estamos desenvolvendo um grande projeto para fazer daquela Área um ponto de encontro de toda a população nos mais diversos segmentos, como lazer, cultura, turismo e esporte. Estaremos buscando recursos na esfera federal e estadual para executarmos este grande projeto e outros que estaremos divulgando nos próximos dias.
Para finalizar, quero agradecer O TEMPO – um jornal de fato, por esta oportunidade de colocarmos à população algumas de nossas ações que estamos desenvolvendo e que também estaremos planejando em fazer, pois é desta forma, com transparência e tranqüilidade que estamos aqui nesta Secretaria à disposição de todos para qualquer informação das nossas ações. Agradeço também em especial ao prefeito Andevir e ao vice Farias, por estarem sempre nos dando respaldo e autonomia para que possamos desenvolver nossos projetos com legalidade, autenticidade e humildade. Fica o meu abraço a todos os leitores deste jornal e aos Capinzalenses de um modo especial.
Foto legenda: É pretensão da secretária de Educação, Cultura e Esportes de Capinzal, Seila Eliane Ribeiro, também de sua equipe de trabalho, bem como a Administração Municipal sempre valorizar aos professores, oportunizando-os capacitações, reavaliando o estatuto do Magistério e Plano de Carreira. Outra meta é criar a Liga dos Blocos de Carnaval de Capinzal e Ouro, visando no futuro recursos na esfera estadual. Capinzal atende cerca de 2.129 alunos com o transporte escolar, oferecendo 10 linhas terceirizadas e 10 linhas da frota própria.
Deixe seu comentário