logo RCN

SEGURANÇA PÚBLICA

PALESTRA VISA À IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO INTERNO DE CÂMERAS EM CAPINZAL


O EQUIPAMENTO ELETRÔNICO PODE SERVIR COMO AÇÃO PREVENTIVA CASO FOR BEM UTILIZADO OU CURATIVO SE NÃO SABER APROVEITAR A FERRAMENTA, INCLUSIVE, DEPENDE DA ATUAÇÃO DAS POLICIAS CIVIL, MILITAR, COMUNITÁRIA E ATÉ DA GUARDA MUNICIPAL PARA A SUA EFICIÊNCIA

O Poder Legislativo de Capinzal na quinta-feira, 07 de julho, às 19h30min proporcionou a realização de uma palestra e debate visando à implantação do Sistema de Monitoramento Interno de Câmeras na cidade de Capinzal, propriamente, na área comercial. Vinicius Coferri está cursando gestão pública, portanto, devido ser o idealizador do Sistema implantado no município de Caçador, foi solicitado para dar palestra no plenário Edgar Lancini anexo na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri, o qual informou sobre a parte técnica, valores das câmeras e área de implantação.
Coferri trouxe para Capinzal as experiências implantadas em Caçador, quando mostrou o que é o sistema e os benefícios que pode trazer. O palestrante também informou que o equipamento eletrônico é uma ferramenta, sendo necessário que alguém a comande e se for bem utilizada traz ótimos resultados, caso contrário será só mais um item não aproveitado, inclusive, desperdiçado em termo de eficiência que pode possibilitar.
O mencionado sistema tem duas funções, preventiva e curativa. A preventiva é quando o operador que esta por trás das câmeras tem uma visão momentânea e possa agir no ato da ocorrência. Já a medida curativa é quando o ato não é visualizado naquele momento da ação, porém, existe o recurso para recuperar a imagem e passa auxiliar na investigação de algum delito cometido. É muito mais eficaz se a ferramenta for usada de uma maneira preventiva, podendo surpreender e inibir o malfeitor no ato da ação.
As informações levadas ao conhecimento demonstram que é possível agregá-la a outros sistemas de segurança, sendo que em Caçador também disponibilizam do monitoramento de reconhecimento óptico de entrada e saída de veículos do município. No tocante a Capinzal, levando em conta a importância de realizar um estudo para se evidenciar o melhor equipamento que venha a atender as suas principais necessidades, pois não se traz modelos de projetos prontos de outros centros para implantar nos municípios, e sim, as ferramentas sugeridas passam por adaptações. No caso de Capinzal é viável os equipamentos de fiscalização eletrônica, levando em conta que a mencionada ferramenta não fica doente, mesmo prestando serviços no período diurno ou noturno, faça ou não frio, o sistema está cem por cento em funcionamento 24 horas dia à disposição, desde que seja bem operado.
Em questão de segurança pública, é preciso de um envolvimento maior das policias Civil – Militar e comunitária, também da guarda municipal. Quanto ao investimento de recursos no monitoramento é uma questão de articulação, sendo necessário elaborar um projeto para poder captar os recursos necessários para tanto, podendo inúmeras entidades colaborar, inclusive, os próprios poderes devidamente constituídos, a exemplo da Câmara Municipal de Vereadores (Legislativo), Prefeitura (Executivo), Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública, pois se o projeto for sério se consegue diversos parceiros para a otimização e efetivação do sistema.
A palestra foi solicitada e viabilizada pelos vereadores Bruxo (Moisés Lopes) e Andevir Isganzella (presidente do Poder Legislativo.

A jornalista Joseane Reis Duarte entrevistando o palestrante Vinicius Coferri.
 

ADMINISTRAÇÃO INSTALA NOVAS LUMINÁRIAS Anterior

ADMINISTRAÇÃO INSTALA NOVAS LUMINÁRIAS

INDICAÇÃO Próximo

INDICAÇÃO

Deixe seu comentário