SOPELSA VALORIZA ESFERAS PARLAMENTARES E ATUAÇÃO DA IMPRENSA
SOPELSA VALORIZA ESFERAS PARLAMENTARES E ATUAÇÃO DA IMPRENSA
A valorização dos legislativos, em todos os níveis, foi tema de pronunciamento do vice-presidente da Assembléia, Moacir Sopelsa (PMDB), durante sessão de quarta-feira (30), quando fez referência a sua participação, na véspera, na abertura do encontro estadual de vereadores promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), no anfiteatro do Centro Administrativo do governo. Para o deputado, “os parlamentos, em todas suas esferas, são garantias da democracia, associados à representação política em alto nível. Já o enfraquecimento do Legislativo, vem sempre em prejuízo da sociedade”, ele avalia.
Sopelsa destacou a motivação dos vereadores na busca de capacitação para melhorar o desempenho de seus mandatos, e disse que, também naquela esfera parlamentar, há preocupação com o modelo de reforma política em debate no Congresso. “Todos querem participar”, reforça o deputado, que esta semana participou de encontro da bancada estadual do PMDB com os senadores Luiz Henrique e Casildo Maldaner para debater o tema. “Sabemos que há uma tendência à criação dos distritos, com voto em lista, não com base no desempenho nas últimas eleições, mas a partir da escolha dos convencionais de cada partido”, explica o deputado.
Outro assunto do pronunciamento foi à atuação da imprensa, “como poder informal no contexto da sociedade da informação globalizada, agindo em benefício da sociedade”. Sopelsa repudiou o incidente registrado no final de semana em Buenos Aires, onde uma mobilização sindical orquestrada com apoio do governo impediu a circulação do principal jornal do país, o Clarin, bem como do diário esportivo Olé, e prejudicou a distribuição do jornal La Nacion. Tudo porque a imprensa aponta o enriquecimento ilícito de um líder sindical.
O vice-presidente da Assembléia aproveitou para abrir o debate sobre a votação do veto ao projeto do deputado Kennedy Nunes (PP), que defende a contratação de jornalistas com qualificação superior no âmbito do serviço público estadual. Sopelsa antecipou a liberação da base governista para deliberar a matéria, como exemplo de respeito à mobilização da categoria e o respeito à imprensa. A votação confirmou a derrubada do veto, por 24 votos a 1.
Deixe seu comentário