logo RCN

UCZAI ALERTA SOBRE FRAUDES NA TERCEIRIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR

Assessor de Comunicação ? Deputado Estadual Pedro Uczai (PT)

Vagner Dalbosco

     O deputado estadual Pedro Uczai (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa na última semana que passou (matéria recebida em 13/02/2009) para anunciar que a Comissão de Educação acompanhará com atenção o processo de terceirização da merenda escolar do Estado, que está em fase de licitação. Uczai disse que o parlamento e a sociedade devem ficar atentos e fiscalizar a legitimidade da contratação das empresas que fornecerão a merenda, tendo em vista as últimas denúncias veiculadas pelo jornal Folha de São Paulo.

Segundo matéria publicada no dia 5 de fevereiro, o Ministério Público do Estado de São Paulo investiga possíveis fraudes na licitação da merenda escolar do município, feita em maio de 2007, na gestão Gilberto Kassab (DEM). A reportagem mostra que as empresas terceirizadas têm recebido do município, desde então, mais de R$ 200 milhões por ano.

Além disso, a matéria informa que uma gravação recebida pela promotoria revela um acerto entre empresários às vésperas do pregão realizado há dois anos. Segundo uma testemunha cujo nome está sob sigilo, a combinação teria envolvido no mínimo três empresas: a SP Alimentação, a Geraldo J. Coan e a Nutriplus. Elas são investigadas por formação de cartel, lavagem de dinheiro, corrupção de agentes públicos e má qualidade da alimentação fornecida aos alunos da rede pública.

 

DEPUTADO QUER SABER SE INVESTIGAÇÃO ENVOLVE MUNICÍPIOS CATARINENSES

De acordo com a matéria do jornal paulista, a investigação também se estende a outros 20 municípios que fizeram contrato com essas mesmas empresas. Por isso, o deputado Pedro Uczai anunciou que a Comissão de Educação pretende buscar informações sobre os municípios que estão sendo investigados, tendo em vista a existência de contratos destas empresas com prefeituras catarinenses, como é o caso de Chapecó.

Desde março de 2007, a merenda escolar das escolas públicas do município está sob a responsabilidade da Nutriplus, que é uma das empresas investigadas. É ela quem realiza a contratação de merendeiras, a aquisição e distribuição de alimentos e uniformes, a aquisição e manutenção de utensílios e equipamentos, o preparo e a distribuição das refeições, a aquisição do gás de cozinha e o treinamento de mão-de-obra. Em setembro de 2007, a Nutriplus já havia sido acusada pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar de São Paulo, por incentivar as cozinheiras a gastar menos produtos na hora de preparar as refeições e fazerem a comida render mais. ?Vamos acompanhar as investigações em São Paulo para saber se há algum município catarinense sendo investigado?, disse Uczai.

O deputado fez questão de reafirmar sua posição contrária à terceirização da merenda escolar nas escolas da rede pública, e lembrou que vários alertas já foram feitos pela bancada do PT e pelo Sindicado dos Professores do Estado (Sinte) sobre as conseqüências negativas de terceirização. ?Defendemos a compra de alimentos dos agricultores familiares, porque fortalece a economia local, gera economia aos cofres públicos e garante uma alimentação mais saudável para os estudantes?, ressaltou Uczai.

 

Anterior

INAUGURAÇÃO DE UNIFORME

Próximo

SENADOR RAIMUNDO COLOMBO VIRÁ A JOAÇABA

Deixe seu comentário