logo RCN

Política: Jogo de interesse

Editorial

 A Câmara decidiu nesta terça-feira (26), ao votar a proposta de reforma política, manter o atual sistema eleitoral para escolha de deputados federais, deputados estaduais e vereadores. A manutenção do sistema proporcional de lista aberta se deu com a rejeição de todas as propostas de modificação do modelo votadas no plenário, entre as quais o chamado “distritão”, que era a principal bandeira do PMDB. Fonte: G1. Essa é a vontade dos homens públicos, será que é também a intenção dos povo?

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou na quarta-feira (27) após o Senado aprovar a Medida Provisória 664, que altera a base de cálculo do fator previdenciário, que, se a presidente Dilma Rousseff decidir vetar a modificação, dará "pedalada" nos aposentados brasileiros.

Inicialmente, a MP 664 alterava o acesso da população à pensão por morte e ao auxílio-doença. Porém, durante a votação no plenário da Câmara, os deputados aprovaram emenda que alterava o cálculo do fator previdenciário.

Atualmente, o fator reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos (nos casos de homens) ou 60 (mulheres). O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e de 30 para mulheres.

A proposta aprovada no último dia 13 na Câmara e confirmada pelos senadores institui a fórmula conhecida como 85/95, na qual o trabalhador se aposenta com proventos integrais se a soma da idade e do tempo de contribuição resultar 85 (mulheres) ou 95 (homens). Fonte: G1.

 

Se o povão é obrigado a trabalhar com idade avançada, ou melhor, nem sequer chega a atingir tantos anos assim na média de vida, certamente a aposentadoria para os homens públicos (políticos) também deveria aumentar o tempo de serviço prestado. A maioria do povo se aposenta com um salário mínimo, outros vivem com auxílios pensão previdenciária, mas quem exercer cargo eletivo trabalha pouco tempo e consegue uma gorda aposentaria.

 

Anterior

Pensador: Frases Inteligentes sobre Política

Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca) Próximo

Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca)

Deixe seu comentário