logo RCN

'A indústria pela educação'

  • - Câmara Regional de Educação avalia os resultados do movimento ?A indústria pela educação?

Câmara Regional de Educação avalia os resultados do movimento 'A indústria pela educação'

Analisar os resultados do movimento "A indústria pela educação" foi um dos objetivos da reunião que a Câmara Regional de Educação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promoveu, na última semana, no Legislativo Municipal de São Carlos. O encontro foi coordenado pelo vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Antônio Schmitz.
Criado em 2012 e gerido pela FIESC, "A indústria pela educação" é um movimento que visa mobilizar, articular e influenciar a indústria, o poder público e a iniciativa privada para superar a fragilidade da educação nos aspectos relacionados à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino. Reúne representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e laborais, dos setores educacionais, da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada comprometidos com a causa de contribuir para Santa Catarina se manter na rota da inovação e do desenvolvimento social e econômico por meio da educação.
"O convite à indústria é para aderir à causa da educação como estratégia competitiva, entendendo-a como uma alavanca para o aumento da sua competitividade", assinala Schmitz. O movimento "A indústria pela educação" é uma resposta ao compromisso do Sistema FIESC de transformação estrutural da indústria, cujas diretrizes apontam a educação como um dos fatores críticos para a competitividade industrial. Por isso, o Sistema FIESC conclama o empresário catarinense a aderir à causa da educação pelo apoio ao movimento mediante a realização de ações que repercutam na elevação do nível educacional dos trabalhadores das indústrias e no aumento de sua competitividade.
Com 16 Câmaras instaladas em Santa Catarina, reunindo 385 membros e 16 interlocutores locais, o movimento "A indústria pela educação" avança a cada dia.  Dezoito entidades participam no conselho de governança que tem 10 instituições parceiras nacionais e uma instituição parceira internacional. 
A mobilização conta também com 2.209 signatárias do movimento em SC, sendo 1.915 indústrias e 294 apoiadores (na regional oeste são 120 signatárias); 700 pessoas integrantes dos grupos de trabalho; 34 escolas públicas parceiras nos projetos "Conexão jovem" e "Educação que faz sentido"; 32 jovens embaixadores promovendo mais de 200 ações no Estado; 500 mil pessoas impactadas pela campanha "Pais pela educação" no Estado em 2015; 370 mil cartilhas da campanha distribuídas em 2015.
Foram promovidos 16 workshops EDUCARH regionais realizados em SC com cerca de 800 profissionais de empresas envolvidos. Foi entregue o Prêmio FIESC "A indústria pela educação" para as boas práticas educacionais. O programa novos caminhos atingiu 426 jovens em Santa Catarina (sendo 30 na região oeste). Outros destaques foram a entrega da unidade móvel do SESI Ciências e a entrega sala SESI/SENAI de matemática instalada em Chapecó. O projeto-piloto "Competências sócioemocionais" está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Airton SENNA na rede pública e no SENAI de Chapecó. 
O vice-presidente regional da FIESC destaca que, em 2015, o SENAI, SESI e IEL totalizaram 349.805 matrículas. 
OUTROS TEMAS
Durante a reunião da Câmara Regional de Educação foram entregues o dossiê sobre a situação educacional dos municípios catarinenses, o relatório de pesquisa sobre a avaliação de impactos do movimento "A indústria pela educação" e as macroações das Câmaras Regionais no biênio 2016/2017. Foi apresentado o projeto "Eu voluntário" e a campanha "Pais pela educação". 

MARCOS A. BEDIN

 
Deputado Pedro Uczai faz alerta para a soberania alimentar Anterior

Deputado Pedro Uczai faz alerta para a soberania alimentar

Câmara de Vereadores de Herval d' Oeste Próximo

Câmara de Vereadores de Herval d' Oeste

Deixe seu comentário