logo RCN

Alunos da Escola Kleinubing visitaram o Cartório do Registro Civil de Capinzal

Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing do Loteamento Parizotto

 

 
Os alunos do 4º ano, turno matutino, da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing do Loteamento Parizotto visitaram na última terça-feira, dia 29, o Cartório do Registro Civil de Capinzal. O grupo foi acompanhado pela professora Amarília Ribeiro Dambrós e pela coordenadora pedagógica Lílian Dorini.
A atividade extra-classe teve por objetivo conhecer o funcionamento do Cartório e entender os passos para a confecção de uma certidão de nascimento. Os estudantes foram recepcionados pela oficial do registro civil Senira Fávero Cicconet. Ela detalhou o expediente do Cartório, repassou informações históricas sobre os registros realizados no Município e ainda esclareceu as dúvidas dos visitantes.
De acordo com a responsável, o primeiro nascimento do Cartório local foi registrado em 1915. O nome: Ovídio Antunes Primo. Anterior a essa data, os registros eram realizados na cidade de Campos Novos. Durante muito tempo, os registros foram manuscritos e feitos com a ajuda de um tinteiro. Hoje tudo está digitalizado e informatizado.
Os estudantes apreenderam ainda que a certidão de nascimento é o primeiro documento que recebemos, que este possui um número e um selo nacional e que, sem o registro, não podemos solicitar outros documentos. Para fazer o registro de nascimento é necessária a apresentação da “via amarela” fornecida pelo hospital junto com a certidão de casamento dos pais (se casados legalmente) ou a carteira de identidade do pai ou da mãe (se solteiro(a)). O prazo para o registro varia de 15 a 30 dias.
Outra informação importante repassada aos estudantes: o nome da pessoa só pode ser alterado com autorização judicial.
Além dos registros de nascimentos, o Cartório também emite certidões de óbito e natimorto, certidões de casamento e outros documentos. Mensalmente, um relatório com os registros é enviado a Previdência Social, Poder Judiciário e Junta do Serviço Militar. 
Na opinião do grupo, a visita foi muito interessante e todos tiveram a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre o assunto.
 
Anterior

ESTADO DE SANTA CATARINA – MUNICÍPIO DE CAPINZAL

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO OURO 48 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA Próximo

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO OURO 48 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA

Deixe seu comentário