logo RCN

BOA NOTÍCIA

'Aeroporto de Chapecó está mais perto da modernização', informa deputado Valduga

Chapecó - Cumprindo agenda extensa no Distrito Federal, o deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB), informou na tarde desta terça-feira (16), que o Aeroporto Serafin Enoss Bertaso está mais perto da ampliação e modernização.  

Durante a tarde de ontem, o parlamentar participou de uma audiência na Secretaria de Aviação Civil (SAC), quando o secretário de Infraestrutura do Estado, João Carlos Ecker informou ao ministro da Aviação Civil e presidente do Conselho da Infraero, Guilherme Ramalho, que o Estado assumirá a responsabilidade de desapropriar a área de terra necessária para ampliar e modernizar o Aeroporto de Chapecó.

De acordo com o deputado a partir deste anúncio, a SAC solicitou um prazo de 70 dias para informar o total de área de terra a ser desocupada, e posteriormente o Estado fará o trâmite das desapropriações em conjunto com o Executivo municipal, transformando o terreno em utilidade pública.

O deputado ainda relatou que o município de Chapecó passa do Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) para o Estudo Preliminar - que é a fase dois do processo de modernização até a execução das obras. "Saímos da agenda em Brasília com boas notícias aos chapecoenses. Estávamos com o projeto de modernização do Aeroporto de Chapecó parado, e apresentamos à população que os entraves estavam na desapropriação. Agora, em conjunto com a equipe técnica e governo do Estado, conseguimos dar um mais um passo para modernizar o nosso aeroporto de Chapecó", explicou o deputado.

GARANTIA DE RECURSOS

Em relação aos recursos para a execução do projeto, o deputado Valduga citou que a bancada federal catarinense destinou R$ 20 milhões em emendas parlamentares para a modernização do Aeroporto de Chapecó, e que, portanto os recursos já estão assegurados. Outra informação do deputado é que o governo do Estado sinalizou nesta audiência, a possibilidade de a Infraero assumir a responsabilidade sobre o Aeroporto de Chapecó.

"Com a garantia de responsabilidade das desapropriações, a SAC passa agora a detalhar o processo de engenharia, inclusive com estacionamento para oito aeronaves. Outra questão, é que a SAC já solicitou um projeto de um novo acesso ao Aeroporto, e este sim deverá ser assumido pela Prefeitura de Chapecó", reforçou Valduga.

Outros aeroportos também entraram na pauta da audiência: O de Correia Pinto deve ser homologado até o final deste ano, e o de Florianópolis entrará no processo de concessão. Participaram da reunião o diretor de gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), Eduardo Bernardi, o coordenador de planejamento do ProfaA, Marcio Fernandes, o secretário de Aeroportos da SAC, Leonardo Cruz, o secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker. Participaram também os deputados federais Mauro Mariani e Edinho Benz, e os deputados estaduais João Amin e Gean Loureiro. 

___

 

 

 

Mirian Cruz

Assessoria de Imprensa Deputado Valduga

Artigo Anterior

Artigo

Próximo

Karatê

Deixe seu comentário