logo RCN

Bombeiros Mirins

  • ASCOM Machadinho -

Bombeiros Mirins realizam atividades de rapel, visitas e trilhas ecológicas

 

Atividades de trilha ecológica nas margens do lago da Usina Hidrelétrica Machadinho - de rapel e primeiros socorros -, são algumas das ações que vêm sendo executadas pela 1ª turma de Bombeiros Mirins de Piratuba (SC) e Ipira (SC). A turma, que conta com 25 alunos de 9 a 11 anos, está realizando atividades que buscam desenvolver a motivação de valores, tais como, disciplina individual e coletiva, respeito e prática da solidariedade. O projeto, apoiado pela ENGIE - Tractebel Energia e Consórcio Machadinho terá continuidade no segundo semestre de 2016.

Em março de 2016, buscando promover atividades junto com as crianças, a Associação de Bombeiros Comunitários de Piratuba e Ipira iniciou a primeira turma de Bombeiros Mirins. As crianças têm a oportunidade de participar deste projeto inovador no município e as aulas acontecem todos os sábados à tarde na sede dos bombeiros em Piratuba(SC). Além das atividades didáticas, os alunos aprendem na prática ações de combate a incêndios, prevenção, primeiros socorros e até mesmo aulas de rapel.

Entre as ações realizadas extraclasse, estão atividades como escalada, rapel e visita à usina. Os alunos realizaram escalada e descida no rapel em uma parede artificial de 26 metros (maior parede de escalada artificial do Brasil); atividade que exigiu além de garra, muita coragem, princípios básicos para um bombeiro. Outra atividade realizada foi a visita parcial na Usina Hidrelétrica Machadinho, ocasião em que, juntos com a guia do Programa de Visitas, conheceram a respeito do processo de geração da energia elétrica.

O aprendizado que é repassado em sala de aula reflete no dia a dia das crianças, pois, aprendem maneiras de minimizar acidentes, até mesmo dentro de suas casas. "Na aula, aprendi qual a importância de colocar o botijão de gás no lado de fora de casa, pois, caso houver qualquer vazamento, saberei que não será prejudicial pra mim e à minha família e não acontecerá um incêndio", explica a aluna Isadora Longo de 10 anos.

Os pequenos bombeiros também levaram seu conhecimento a comunidade através da Operação Alerta Vermelho. Maria Clara Matzembacher, de 10 anos, conta feliz que pôde repassar o que aprendeu. "Fomos até as casas e explicamos o que aprendemos na sala para as pessoas", ressalta Maria.

Os bombeiros mirins tiveram uma grande aceitação na comunidade, ainda no segundo semestre de 2016 iniciará a 2ª turma, novamente contando com o apoio financeiro do Consórcio Machadinho e ENGIE - Tractebel Energia. Para saber mais sobre o projeto acesse www.machadinho.com.br.

Caminhada Ecológica 2016 reúne 150 pessoas Anterior

Caminhada Ecológica 2016 reúne 150 pessoas

I TARDE CULTURAL DA AABB COMUNIDADE Próximo

I TARDE CULTURAL DA AABB COMUNIDADE

Deixe seu comentário