logo RCN

Camerata Florianópolis depois sete anos volta a se apresentar em Capinzal

Orquestra canta, toca e encanta na turnê catarinense, sendo que a mesma também teve participação no Rock Rio.

A última segunda-feira, 26 de Outubro, foi marcada pela apresentação da Camerata Florianópolis, a qual voltou a se apresentar em Capinzal, desta vez no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, com entrada franca. A consagração aumentou quando o "Dono de uma criatividade infinita e uma técnica primorosa, o lendário guitarrista STEVE tocou ao lado da CAMERATA FLORIANÓPOLIS, uma das principais orquestras do sul do país, em um show virtuoso e intenso." Fonte: http://rockinrio.com/rio/

O apoio para que a Camerata Florianópolis retornasse a Capinzal foi possível graças ao apoio da Escola de Educação Mater Dolorum, Unoesc - fazendo parte de sua vida, Prefeitura de Capinzal através de sua Secretaria de Educação e Cultura; numa realização da Federação Catarinense de Cultura; patrocínio Fundo de Incentivo a Cultura (Funcultural) e Governo do Estado de Santa Catarina por meio de sua Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes).

Dentre tantas cidades, as apresentações aconteceram e acontecerão em pequenos, médios e grandes centros, por exemplo no mês de Outubro destacamos de muitos em Itajaí (dia 16), Blumenau (17), Capinzal (26), Chapecó (27) e São Miguel do Oeste (28); Novembro em Anita Garibaldi (dia 5) e Lages (6) etc.

A apresentação ocorreu numa noite de chuva fraca, sendo que o público mesmo assim marcou presença em massa, ocupando todas as cadeiras, exceto aquelas quebradas, assistindo atentamente e alegremente a Orquestra de Florianópolis que apresentou-se com canções e músicas Rock Camerata. Apesar do forro do Centro Educacional estar precário, de péssimo visual, sendo um desafio ao atual Governo Municipal reformar e quem sabe ampliar o patrimônio público que está em certa condição de risco de segurança, mas os olhares estavam voltados mesmo aos músicos e cantores do Rock Camerata quem cantou, tocou e encantou a todos, ficando difícil saber quantas vezes foram aplaudidos em pé e com gritos de motivação e reconhecimento pelo feito. 

PASSADO: A Orquestra Camerata Florianópolis esteve pela primeira vez em Capinzal, numa sexta-feira, 13 de junho de 2008. Na parte da manhã realizaram um Momento Cultural na Escola de Educação Básica São Cristóvão. Fizeram uma pequena demonstração aos 400 alunos presentes. O Maestro Jéferson Della Rocca e o violinista Oliver, conversaram com os alunos e tocaram violino. À noite, estiveram no auditório da Escola de Educação Básica Mater Dolorum, onde realizaram um concerto inédito em Capinzal. O público ficou encantado com a brilhante apresentação. Foi um verdadeiro espetáculo, eles foram aplaudidos de pé por duas vezes. O evento foi viabilizado dentro do Circuito Catarinense de Orquestras, que foi solicitado pelas escolas São Cristóvão e Mater Dolorum, sendo que contaram com o apoio da SDR, da GERED e do deputado Jorginho Mello. Momentos como estes engrandecem o Município. Foi um momento cultural ímpar. A Orquestra Camerata Florianópolis tem renome estadual e no exterior. No ano de 2007 realizou uma turnê pela Europa e em 2008 pela América do Sul. O público elogiou a iniciativa, também sua apresentação e solicitou que trouxessem novamente a orquestra para Capinzal. As escolas São Cristóvão e Mater Dolorum agradeceram os apoios recebidos e acreditavam que em 2009 a Orquestra Camerata Florianópolis voltaria a Capinzal, com mais apoio e maiores contribuições. Apoiar a Cultura é auxiliar na melhoria da qualidade da educação e abrir horizontes, desvendar possibilidades e acreditar que sonhos podem ser realidade.

   BREVE HISTÓRICO: A Camarata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca e desde 1998 conta com a produção executiva de Maria Elita Pereira. Este ano vem realizando a sua 22ª Temporada de concertos, marcados por ininterruptas atividades e ocupando sistematicamente um importante espaço na agenda cultural da capital de nosso Estado. A orquestra sempre volta às questões sociais, contribuiu para a democratização do acesso a espetáculos eruditos (Concertos nas Comunidades e Turnês pelo interior de SC) e implantou os projetos educacionais Educando com Música e Música e Cidadania. Obteve grande êxito em seus concertos por diversas cidades da Europa (França, Espanha, Alemanha e Itália). Participou das óperas Carmen, Cavalleria Rusticana, A Flauta Mágica, O Empresário, Rigoletto, La Traviata, Alisir D'Amore, La Serva Padrona, As Bodas de Fígaro e O Barbeiro de Sevilha. Além do repertório camerístico vem se destacando também pelo trabalho sinfônico, MPB, jazz, rock. Gravou dez CDs e um DVD, entre os quais: Clássicos com Energia, Tributo à MPB, Edino Krieger, Santa Catarina (Alberto Heller e Kleber Alexandre) e A Arte do Improviso "In Jazz". Gravou trilhas para vídeos institucionais e para o filme Ensaio de Tânia Lamarca. Reconhecida ainda pela valorização da arte popular, formação de plateia, aperfeiçoamento contínuo dos artistas locais e incentivo à composição erudita contemporânea. Dentre outros, recebeu em 2011 o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura da Prefeitura de Florianópolis e em 2012 a Medalha Cultural Cruz e Souza do Governo do Estado de Santa Catarina.     

 

Diretora da Escola Mater Dolorum, Giana Martins; diretora da Unoesc Campus Aproximado de Capinzal, Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio; secretário de Educação de Capinzal, Israel Bonieck e o prefeito Andevir Isganzella.     

 

 

 

POLÍTICA E POLITICAGEM Anterior

POLÍTICA E POLITICAGEM

ESCOLA MUNICIPAL BELISÁRIO PENA Próximo

ESCOLA MUNICIPAL BELISÁRIO PENA

Deixe seu comentário