logo RCN

CAMPANHA DE FORTALECIMENTO DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS DORES

?SOU AMIGO DA SAÚDE: ESTE CORAÇÃO NÃO PODE PARAR? (SLOGAN DA SOLIDARIEDADE)

 

O Hospital Nossa Senhora das Dores, os Amigos do Hospital e a Comissão de Apoio mais uma vez se reuniu, desta vez na noite de quinta-feira, 08 de setembro, a partir das 18h30min, no Centro de Nutrição, situado à Rua Casemiro Epifani, em Capinzal, objetivando o lançamento da Campanha em prol da casa hospitalar.
A meta é reivindicar apoio no Projeto de Readequação da casa hospitalar, bem como buscar soluções para fortalecer o atendimento e a prestação de serviços. O mencionado Hospital assumiu a administração do plantão 24 horas a partir do dia 1º de abril de 2011. O contrato celebrado entre as prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa e a casa de saúde foram discutidos e aprovados. A partir de então, o Hospital ficou responsável pela contratação dos médicos e por todos os outros procedimentos necessários para o atendimento de urgências e emergências. As administrações municipais continuam oferecendo o suporte necessário e repassam mensalmente certa importância para a manutenção do plantão. O rateio das despesas é proporcional ao número de habitantes de cada Município. O Hospital disponibiliza o espaço físico e os profissionais de apoio. De acordo com os dados divulgados pelo próprio Hospital Nossa Senhora das Dores, 1.800 pessoas são atendidas mensalmente no plantão 24 horas.
O Hospital Nossa Senhora das Dores é de propriedade da Congregação das Servas Maria Reparadoras, entidade filantrópica sem fins lucrativos. Fundado em 1947, portanto, em 2011 está completando 64 anos de existência.
No último mês de julho o secretário da Saúde de Santa Catarina, Dalmo Claro de Oliveira, esteve em Capinzal, sendo que sua visita serviu para ver in-loco a situação e necessidades do Hospital Nossa Senhora das Dores. Para o Secretário de Estado, deve ser levado em conta a dimensão e os serviços que presta o Hospital, também as demandas e carências da instituição, o que é importante na avaliação é constar os benefícios que traz para a região, então poderão definir aquilo que esta ao alcance da Secretaria e do Estado em termos ajuda, visando ampliar o atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS) em prol da saúde pública.
A questão da UTI é mais complexa, principalmente, não tem como ter uma Unidade de Tratamento Intensivo em cada cidade, mesmo que tenha de ser feito um deslocamento pequeno e necessário para outro centro. Segundo o Secretário, uma UTI envolve muita complexidade e necessidades, pois as vezes não adianta ficar num leito sem toda uma estrutura tecnológica hospitalar e profissionais aptos para tanto. “Percebo que para Capinzal não existe ainda a viabilidade de implantar uma UTI, por não existir condições materiais e nem de população para tanto, mas percebo a importância de um serviço de UTI Móvel de remoção, no sentido de levar o paciente para a cidade mais próxima”, justificou Dalmo. Ele prosseguiu dizendo que essa é uma questão que se deve definir com muito cuidado, pois disse com franqueza que os estudos técnicos que mostram aquilo que é necessário para ter uma UTI em termos de tecnologia e população. “No nosso entendimento a questão de implantar uma UTI para Capinzal, não é uma necessidade de momento”, declarou o Secretário. O Estado vai procurar auxiliar o Hospital a se modernizar, sendo que constatou que certas áreas estão ótimas (reformas e de ampliações), mas outras se encontram muito inadequadas, como a lavanderia, o centro cirúrgico e obstétrico, essas sim são prioridades e será ajudado na modernização. No corrente ano a capacidade de investimentos do Estado é menor, porém, se surpreendeu com o grande tamanho do Hospital que atende média complexidade, portanto, pediu uns 60 dias para poder definir a ajuda. Dalmo ficou contente pelos projetos estarem em mãos, os quais foram aprovados pela Vigilância Sanitária, o que facilita e muito. Também informou ser necessário definir um cronograma dentro daquilo que o Governo possa ajudar na capacidade física e financeira na questão de possível liberação, num determinado período. A entrevista e pronunciamento do Secretário de Estado da Saúde pode ser visto no Site de O TEMPO – um jornal de fato, acesse e constate.
No sábado pela manhã, 10 de setembro, a Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato fez registros fotográficos e vídeos dos Amigos do Hospital fazendo a Campanha de Contribuição Espontânea em prol do Hospital Nossa Senhora das Dores, para que os cidadãos capinzalenses, ourenses e zorteenses façam depósito de R$ 5,00 na Agência do Banco do Brasil na Conta Corrente 38369-4. Para melhores informações, acesse o site de O TEMPO – um jornal de fato.

Reunião no Hospital, no sentido de definir ações, serviços e buscar ajuda da sociedade microrregional.

Campanha de Contribuição Espontânea feita pelos Amigos do Hospital.

Campanha em prol do Hospital e atrás venda de pacotes para a Expovale.

 

CAPINZAL SEDIA REUNIÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE JOAÇABA Anterior

CAPINZAL SEDIA REUNIÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE JOAÇABA

BONS TEMPOS: DE RESPEITO A MÃE NATUREZA Próximo

BONS TEMPOS: DE RESPEITO A MÃE NATUREZA

Deixe seu comentário