logo RCN

Capinzalenses e videirenses comemorando o feito:

Encontram-se em Capinzal para poder marcar os 50 anos da efetivação no Exército (Porto União / PR)

 

 
O sábado, 02 de março, no período da manhã foi marcado por um grande encontro de amigos que serviram o Exército no ano de 1963, no município de Porto União (SC). O registro foi feito com exclusividade pela imprensa e meio de comunicação mais velha de Capinzal, pois tem a razão social sendo a mesma desde 1989, Empresa Jornalística O TEMPO Ltda (O TEMPO – um jornal de fato).
A casa de Alduir da Silva (Binde) foi o local de encontro, onde os mesmo lá também almoçaram para relembrar os bons momentos de exército, pois lá se foram 50 anos que serviram as forças armadas, ou seja, no dia 15 de março ocorreu a efetivação dos mesmos.
Exército, na maioria dos países, consiste na componente terrestre das suas forças armadas, sendo a aérea conhecida normalmente por força aérea e a naval por marinha. No entanto, em alguns países (Espanha e França, por exemplo) também são denominadas "Exército" as forças aéreas e mesmo as navais. Neste caso a componente terrestre é chamada exército-de-Terra, a aérea, exército-do-Ar e a naval, exército-do-Mar. O Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres, e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. O Comandante Supremo é o Presidente da República.
Em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se para atuar em situações de conflito ou guerra. Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira (tarefa conjunta com a força aérea) e para levar alimentos e serviços médicos a pontos isolados do território, participação e coordenação de campanhas sociais e pesquisas científicas (como as desenvolvidas no Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e garantir a democracia brasileira, apoiando as eleições. Na área da educação, cita-se como exemplo o Instituto Militar de Engenharia (IME), um dos mais proeminentes estabelecimentos de ensino superior do Brasil na linha científico-tecnológica. Fonte: Wikipédia – a enciclopédia livre.
Os capinzalenses Alduir da Silva (Binde), porém, no Exército era conhecido como Bandido, ex-vereador, e Antonio Daros (bancário aposentado), receberam os videirenses: Eloi Luiz Bagnara, Osvaldo Antunis Denis, Antonio Carlos Gomes dos Santos (Pelé) e Germano Scopel. Os amigos de Pelé dizem que era o cara, um craque e tanto no futebol de campo. Todos os visitantes são videirenses, só que Eloi de soltado passou à condição capitão, porém, hoje reside em Curitiba (PR).
Quando os capinzalenses e videirenses foram para Porto União, utilizaram do transporte ferroviário, sendo na época a Maria-Fumaça, que infelizmente desde 1983 a via férrea está desativada devido estar de posse da logística que contribuiu para o êxodo rural e colaborou para a desaceleração do crescimento dos municípios, principalmente para nós, do Vale do Rio do Peixe.
 
Osvaldo Antunes Denis, Antonio Carlos Gomes dos Santos (Pelé), Antonio Daros, Eloi Luiz Bagnara, Alduir da Silva (popular Binde, mas apelidado no Exército como bandido) e Germano Scopel. Há 50 anos que não se viam mais, porém, o reencontro serviu para matar a saudade. No próximo ano, 2014, irão participar do desfile do Exército, em praça pública.
 
FENÔMENO: SAGA DO TREM PAGADOR LOTA SESSÕES NA REGIÃO Anterior

FENÔMENO: SAGA DO TREM PAGADOR LOTA SESSÕES NA REGIÃO

Capinzalense é orador da turma Próximo

Capinzalense é orador da turma

Deixe seu comentário