Casa da cultura realiza encontro entre estudantes e contadora de história

A CASA DA CULTURA
A Casa da Cultura Rogério Sganzerla, da prefeitura de Joaçaba, abriu as portas na última sexta-feira (18) para a contação de história, uma arte que estimula a imaginação desde os tempos mais antigos. A artista Rita Baratieri apresentou para alunos da pré-escola a atração autoral "Rio de Histórias", que faz um diálogo divertido entre a geografia da bacia do Rio do Peixe, a preservação ambiental e as tradições das antigas comunidades ribeirinhas locais.
A apresentação marcou a passagem do Dia Internacional dos Contadores de História, celebrado em 20 de março. "É um movimento muito tímido, porque na região temos poucos contadores que trazem as histórias pela oralidade", enfatiza a artista, ao explicar que essa arte que permite a interação entre contador e ouvinte é diferente da mediação pelo livro, pois o ofício do contador é escutar os mais velhos, pescando histórias e saberes que são repassados de boca à ouvido.
No espetáculo, Rita encarna uma lavadeira de beira de rio, que faz um diálogo com a geografia da Bacia do Rio do Peixe, construindo uma ponte entre o rio de águas correntes que todos conhecemos e um mundo imaginário. Através de ludicidade e da invenção, a ideia é dar alguns recados, especialmente par as crianças, sobre questões como a preservação ambiental. "Rio, você gosta mesmo de usar fogão? Você já sentou num sofá?", pergunta a lavadeira durante o espetáculo, ao refletir sobre o descarte de objetos no rio.
Mas essa história que começa antes mesmo do rio entrar pelo cano, não é apenas sobre o meio ambiente. Para a artista, essa temática não pode ser encarnada num discurso moralista, mas deve servir para "hidratar os corações". "Eu acredito que contando histórias a gente traz um pouco de bondade. A palavra pode dar uma suavizada e despertar vivências perdidas na aceleração da vida", completa Rita.
A CASA DA CULTURA
A Casa da Cultura Rogério Sganzerla é um espaço para as mais diferentes manifestações artísticas. Além disso, oferece oficinas culturais e artísticas, workshops e exposições para a comunidade, de forma gratuita. Também dispõe de cursos ligados à pintura, música e customização.
Carla Dildey
Deixe seu comentário