logo RCN

CLUBINHO DO MEIO AMBIENTE SURGIU DO PROJETO BOSQUES DA USINA MACHADINHO

CLUBINHO DO MEIO AMBIENTE

 

Tainara Junges, de 13 anos, atualmente sabe como descartar o lixo corretamente. A estudante também sabe, que assim como ela, aos poucos as pessoas têm se conscientizado sobre os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente. Mas isso tudo ela aprendeu fazendo parte do Clubinho do Meio Ambiente, uma iniciativa que surgiu de um dos projetos de educação ambiental desenvolvidos na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Machadinho, o projeto “Bosque de espécies nativas do alto Uruguai”.
O Clubinho do Meio Ambiente é desenvolvido há cerca de oito anos na escola Pedro Vilson Kleinubing de Capinzal. Atualmente 40 alunos fazem parte das atividades. Para uma das professoras que acompanha o projeto, Márcia Rosana Earth, o mais importante é despertar a conscientização dos alunos e consequentemente da população em geral. “Um grande motivador tanto para os educadores que monitoram o projeto, quanto para os alunos é ver os resultados positivos. Um exemplo disso, são as várias campanhas de limpeza das ruas que já fizemos ao longo dos últimos anos. Nesta última vez, recolhemos pouco lixo se comparado aos outros anos. Isso é um indicador de sucesso e um motivador de continuidade”.
Entre os projetos mais recentes, a professora destaca o de arborização do local onde a escola está situada. “O Clubinho recebeu o convite da associação de moradores para ser parceiro do projeto, é uma iniciativa muito interessante. A ideia é plantar mudas de árvores em todas as ruas do loteamento. Este convite mostra que a comunidade já reconhece nosso trabalho”.
Outra novidade é o livro de papel reciclado. “Os próprios alunos participaram do processo de reciclagem do papel, o trabalho foi bastante produtivo”. Paralelo as atividades diferenciadas, os alunos também tem as rotineiras, como a de preservação do bosque e da horta.
A estudante, Tainara Junges, que hoje dá bons exemplos de preservação do meio ambiente, lembra que começou a participar do clubinho de tanto que ouvia falar sobre questões ambientais. “É uma preocupação que a comunidade em geral tem, mas às vezes não sabemos o que podemos fazer para ajudar o meio ambiente. Aqui no clubinho a gente aprende várias atividades e leva para casa o que aprende ”.
Para o diretor Geral do Consórcio Machadinho, Duilio Diniz de Figueiredo, é gratificante saber que de um projeto da Usina Hidrelétrica Machadinho surgiu uma boa iniciativa como a do Clubinho do Meio Ambiente. “Boas práticas como esta devem servir de exemplo para que fortifiquemos nossas ações de preservação e sustentabilidade do meio ambiente”.
Mais informações sobre a Usina Hidrelétrica Machadinho e os projetos sociais e ambientais do Consórcio Machadinho podem ser encontrados no site www.machadinho.com.br

 

AUTO MECÂNICA CAPINZAL LTDA Anterior

AUTO MECÂNICA CAPINZAL LTDA

LOJA SALFER INAUGURA FILIAL EM CAPINZAL Próximo

LOJA SALFER INAUGURA FILIAL EM CAPINZAL

Deixe seu comentário