GRANDE PÚBLICO MARCA PRESENÇA MOMENTO NO CÍVICO DE LACERDÓPOLIS |
Comércio de rua será principal opção no Dia dos Namorados

-
- Neste sábado (11), o horário de atendimento dos estabelecimentos comerciais será livre.
Gasto médio dos chapecoenses será de R$ 156,88
Presentear a pessoa amada é um gesto de carinho feito por muitos casais no Dia dos Namorados e opções não faltam na hora de surpreender o companheiro(a). Em Chapecó, segundo pesquisa de intenção de compras desenvolvida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), 76,5% dos entrevistados terão o comércio de rua como destino principal para as compras deste ano.
Comemorado nacionalmente no dia 12 de junho, em 2016 o Dia dos Namorados será no segundo domingo do mês e para os que precisarem de um tempo a mais para ir às compras a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), promove, no próximo sábado (11), o segundo "Dia D" do mês no comércio chapecoense com horário livre de funcionamento para os estabelecimentos comerciais.
Segundo o presidente da CDL Chapecó, José Carlos Benini, muitas pessoas têm o costume e se programam para comprar nestes sábados porque sabem que os lojistas também se preparam, com promoções, atrativos, ambientes agradáveis e novidades. Benini considera que as expectativas de vendas para o comércio estão dentro do esperado. "Independentemente de qual seja o presente ou valor investido é fundamental celebrar esse dia ao lado da pessoa amada", observa o dirigente lojista.
De acordo com a pesquisa, Chapecó terá um gasto médio de R$ 156,88 com presentes e/ou serviços, o segundo menor gasto de Santa Catarina. Na contramão do comportamento estadual, 42,4% dos consumidores declarou estar com a situação financeira melhor do que em 2015, enquanto 28,1% estão no mesmo patamar e 29,5% pioraram no quesito financeiro.
Conforme o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, a data ganha mais importância para o consumidor a cada ano e desta vez o recuo na expectativa de compras é menor do que o esperado pelos lojistas. "A troca de comando no governo federal e, por consequência, nos rumos da economia, influencia no otimismo do catarinense para voltar às lojas", pondera o dirigente.
PERFIL DO CONSUMIDOR
O segmento de vestuário aparece com 43,7% entre as preferências de compra dos casais chapecoenses, na sequência está a perfumaria com 27,5% e os calçados e bolsas aparecem com 7,9%. O setor de serviços também será movimentado durante a data, 49,7% dos entrevistados declararam que pretendem sair para almoçar ou jantar com a(o) amada(o).
No que diz respeito às formas de pagamento, 60,6% pretendem pagar à vista em dinheiro e 13,9% no débito. O atendimento aparece com 36% entre os principais atrativos para os consumidores. As promoções surgem em seguida com 30% e o preço em terceiro lugar com 24%. Para garantir a lembrança sem estourar o orçamento, 67,5% devem pesquisar os preços antes de decidir o que comprar.
MARCOS A. BEDIN
Deixe seu comentário