logo RCN

Comitiva de prefeitos cobra investimentos da Funasa em SC

Fundação Nacional de Saúde - Funasa

Cerca de 30 prefeitos catarinenses aproveitaram visita a Brasília para o Encontro Nacional de Novos prefeitos e prefeitas para cobrar do presidente da Fundação Nacional de Saúde ? Funasa, Danilo Fortes,  maior investimento no setor de saneamento no estado.

Durante a reunião o presidente interino da Companhia Catarinense de Águas e Esgotos ? Casan, Adelor Vieira, salientou que apesar de Santa Catarina ser um dos estados mais ricos do Brasil menos de 10% da população catarinense é atendida pela rede de coleta de esgoto, abaixo da média nacional, que é de 56%. ``O que falta é o recurso chegar no estado. A burocracia está travando os trabalhos``, disse. Ainda segundo Adelor, com o escesso de fossas sanitárias, se nada for feito, dentro de pouco tempo os lenções freáticos estarão comprometidos.

O deputado federal Celso Maldaner lembrou os participantes que 60% das doenças infantis no país ocorrem devido as problemas relacionadas a água e cobrou do presidente da Funasa maior agilidade na obtenção e liberação de recursos. O presidente da Funasa, Danilo Fortes, disse que a Funasa passou por várias mudanças nos últimos meses, como a contração de funcionários, por exemplo, e tentativas junto ao governo de agilizar a contratação de convênios. ``Estamos tentando desburocratizar os convênios, mas a Funasa não pode liberar recursos já que a prefeitura não tem a documentação dos terrenos e isso inviabiliza o repasse``. 

 

Encontro de prefeitos

Encontro de prefeitos organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República para apresentar programas e projetos que auxiliarão os novos gestores na administração pública municipal , acontece no Centro de Convenções, Ulysses Guimarâes durante os dias 11 e 12 de fevereiro.

Anterior

PREFEITURA DE JOAÇABA REPASSA VERBA PARA A CDL

Próximo

ZORTÉA REALIZA CAFÉ DA MANHÃ PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Deixe seu comentário