Dalmo Claro participa da audiência e faz sugestões

Médico e deputado estadual Dalmo Claro.
Um relatório de 77 páginas elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi apresentado aos deputados em audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Durante a audiência, a equipe da SES, liderada pelo secretário-adjunto, Murillo Ronald Capella, detalhou as diretrizes, objetivos e o percentual de alcance de cada meta.
Algumas metas não foram alcançadas, como o mutirão para a realização de 30 mil cirurgias eletivas em 2015. Segundo o relatório foram realizadas 17 mil cirurgias no Estado, sendo que no segundo quadrimestre foram realizadas apenas seis mil. O avanço das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também foi questionada pelos parlamentares. O número de UPAs é o mesmo desde 2014. O gerente de planejamento da secretaria, Diogo Silva, atribuiu a dificuldade de cumprimento das metas a questões orçamentárias e ao limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) aos municípios.
O médico e deputado estadual Dalmo Claro pediu mais atenção do Estado aos Hospitais Filantrópicos que passam por sérias dificuldades financeiras atingindo o extra-teto, ou seja, a verba repassada pelo Governo Federal e Estadual não suprem o custeio. O parlamentar pontuou a necessidade de se rever o co-financiamento para os hospitais municipais, citando como exemplo o Hospital Municipal de Biguaçu e o São José de Joinville, que por falta de recursos estão restringindo o atendimento aos cidadãos de cidades limítrofes. Por fim, Dalmo Claro sugeriu que a SES destaque nas próximas prestações de contas quais os investimentos e ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus. A audiência ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 24, no Plenarinho da Alesc.
Gabriel Baggio - Jornalista / Assessor do Deputado estadual Dalmo Claro
Deixe seu comentário