DESFILE DA UNIDOS DO HERVAL SERÁ EXIBIDO NO JAPÃO E NOS ESTADOS UNIDOS

DESFILE DA UNIDOS DO HERVAL SERÁ EXIBIDO NO JAPÃO E NOS ESTADOS UNIDOS
“Kazumi Ogawa, sobrevivente da Bomba Atômica e morador de Frei Rogério embarca no dia 22 para o Japão e com ele leva o projeto do enredo e a filmagem do desfile da Unidos. No Japão, serão 30 encontros falando sobre suas ações em prol da paz. Alguns desses encontros estarão atrelados a ações do Rotary Internacional que tem como lema 2012/2013: a Paz através do servir”
"Paz, independente de sua definição, é uma meta verdadeira e realista para o Rotary. A paz não é algo que pode ser alcançado apenas por tratados, governos ou atos heróicos. É algo que podemos encontrar e alcançar a cada dia e de maneiras muito simples", foi dessa forma que o presidente eleito do Rotary Internacional Sakuji Tanaka explicou o lema 2012/2013 da entidade “A Paz através do Servir” na sessão plenária da assembleia da instituição em janeiro desse ano. Tanaka fez questão de frisar que a paz tem diferentes significados para diferentes pessoas e que não há uma definição certa ou errada, dependendo de como usamos a palavra, aquele é o significado de paz para cada um.
O mais interessante é que entre os materiais de divulgação sobre a paz estará o desfile da Unidos do Herval – ano 2012 – na avenida do samba em Joaçaba. Como? Simples. Um dos maiores líderes mundiais do tema, Kazumi Ogawa, mora na pequena cidade de Frei Rogério, em Santa Catarina, e ele é um dos homenageados da agremiação com o enredo “Uma História. Um memorial. A Unidos canta a paz Universal”.
Seu Kazumi que estará na avenida do samba no sábado, dia 18, não vai comparecer na segunda-feira, dia 20. O motivo é mais do que nobre ele estará embarcando em missão para o Japão. Lá estará com o presidente do Rotary Internacional e juntos vão não só exibir o documentário “Memorial a Paz” – produzido pelos ex-acadêmicos da Unoesc/Joaçaba Alex Morais, Rodrigo Gomes e Enio Branbatti – e base do tema da escola como também todo o projeto e o desfile da agremiação hervalense.
Serão 30 encontros divulgando a paz pelo Japão e como afirmou seu Ogawa “o carnaval né”. Questionado se o povo japonês gosta do evento ele não demorou muito a responder “gosta sim, o povo japonês ama o Brasil”. Além disso, seu Ogawa confirmou que uma missão parecida será efetuada em breve para os Estados Unidos. Segundo ele, há alguns dias um grupo de americanos esteve em Frei Rogério conhecendo o Museu, o Monumento e o Sino da Paz. “Exibimos o documentário para eles e no final pediram perdão. Depois contamos do desfile e de que vamos registrar tudo. Eles fazem questão de levar esse material e apresentar lá também”, afirmou.
O presidente internacional do Rotary ressaltou em seu discurso na assembleia que a tradição japonesa de colocar as necessidades da sociedade acima das individuais, ajudou a reconstruir seu país após as bombas atômicas e agora com o tsunami e terremoto em março de 2011.
"Esta é uma lição com a qual o mundo inteiro pode aprender de forma positiva. Quando enxergamos as necessidades dos outros como mais importantes do que as nossas, e quando concentramos nossas energias em um objetivo que beneficiará todos, tudo muda. Desde as nossas percepções, até a maneira de nos relacionarmos com o mundo e as nossas prioridades.
Vale lembrar que seu Kazumi foi convidado também a participar dos três Fóruns Rotary pela Paz Global que serão realizados em Hiroshima, Berlim e Honolulu.
Aline Andres
Sakuji Tanaka - presidente do Rotary Internacional.
Deixe seu comentário