Amizade que Resiste ao Tempo: Reencontro de Barbieri e Enio no Zeni Aroma e Sabores |
Direção e colaboradores das Organizações LIMGER
Direção e colaboradores das Organizações LIMGER passam dia na APAE
10Kz Comunicação Estratégica
Diversas atividades foram preparadas pela LIMGER para esse dia. A programação foi elaborada com o apoio da direção da APAE, pois a preocupação maior da LIMGER era desenvolver atividades das quais todos os estudantes pudessem participar e por isso algumas brincadeiras exigiam adaptações.
A programação foi dividida de acordo com as idades dos estudantes. Para as crianças com menos de três anos teve piscina de bolinha, cama elástica, brincadeiras com massinha de modelar, estímulos com brinquedos como chocalhos, brincadeiras com bolas e cantigas de roda.
Os estudantes que têm entre 4 e 16 anos se divertiram com maquiagens no salão de beleza, pinturas no rosto, brincadeiras com palhaços, painel de recorte e colagem. Também pularam corda, brincaram com bambolê, peteca, boliche, dançaram com bolas, jogaram capoeira e pingue-pongue e assistiram a um filme.
Os estudantes que têm mais de 16 anos e que são a maioria dos alunos da escola jogaram pingue-pongue e futebol e participaram de uma gincana que reuniu uma série de outras brincadeiras, como corrida de bolas no jornal, corrida de obstáculos e cabo de guerra.
?Conseguimos incluir todos os alunos nas brincadeiras, sem deixar que nenhum deles, independente de suas necessidades, deixasse de participar?, diz a coordenadora da ação social, Ana Maria Rodrigues de Lima.
Todas as refeições do dia foram preparadas pelos voluntários da LIMGER. Uma equipe formada por nove pessoas ficou responsável por preparar o café da manhã, o almoço e os lanches da manhã e da tarde.
EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL
De acordo com o Diretor Administrativo Financeiro da LIMGER, Djalma Henrique Hack, a idéia de fazer uma atividade especial surgiu em uma reunião gerencial, em que se levantou a necessidade de os colaboradores da LIMGER desenvolverem uma atividade conjunta que estivesse fora das obrigações da empresa.
?A partir do contato com outras empresas como a Celulose Irani e a Perdigão, soubemos que a APAE tem um dia de voluntariado, e resolvemos procurar a associação?, lembra Djalma.
A aceitação dos colaboradores da LIMGER a essa idéia foi tão grande que mais de 40 pessoas, entre direção, funcionários do setor administrativo e alguns familiares de colaboradores, se inscreveram para participar. No dia da ação, a matriz da empresa praticamente parou, já que ficaram trabalhando apenas um número reduzido de funcionários, para dar andamento às obrigações que não podiam ser adiadas.
?Mas de maneira alguma pensamos que isso trará prejuízo para a empresa. Pelo contrário, nos trouxe um retorno positivo muito grande. Passar um dia na APAE é uma experiência que nos realiza e nos dá a dimensão do quanto nosso esforço é pequeno diante da superação diária das pessoas que possuem necessidades especiais e do desempenho dos professores da APAE?, afirma Djalma.
A coordenadora das atividades conta que as expectativas foram superadas. Como Pedagoga Empresarial, Ana Maria buscou fazer um trabalho totalmente diferenciado e atrativo, pois tinha receio de que nem todos os estudantes se envolvessem nas atividades programadas e, além disso, seria uma experiência nova para os voluntários da LIMGER.
Esse medo, no entanto, se dissipou logo nas primeiras brincadeiras. ?E ao decorrer do dia fomos percebendo um crescimento na interação durante as atividades, tanto que, ao final, os alunos da APAE não queriam ir embora, queriam continuar brincando?, diz Ana Maria.
Segundo ela, a experiência para os voluntários foi ainda mais gratificante: ?Para nós foi acolhedor, foi um momento mágico em nossas vidas, uma experiência marcante, uma lição de vida, inesquecível para todos. A melhor injeção motivacional, de auto-estima, superação e humanismo, é passar um dia na APAE?, diz Ana Maria.
A atividade foi tão positiva para todos os voluntários que a LIMGER já começa a planejar mais um dia como esse, para o próximo ano. A intenção para a segunda edição dessa ação é convidar os alunos da APAE a passarem um dia em um lugar especial, para proporcionar-lhes uma experiência ainda mais diferente e agradável.
BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS
De acordo com a coordenadora pedagógica da APAE Joaçaba, Sônia Raquel Einsfeld, atividades diferenciadas são importantes para os estudantes da APAE. Ela explica que essa é uma forma de eles conhecerem e interagirem com pessoas diferentes, como também das pessoas que visitam a APAE conhecerem esses estudantes especiais, o que ajuda no processo de inclusão social dos portadores de necessidades especiais.
A secretária executiva da escola, Sandra Picculi Fuga, lembra que a APAE está aberta para desenvolver outras ações como a executada pela LIMGER. ?Seria interessante que outras empresas tomassem a iniciativa da LIMGER como exemplo?, diz.
Presidente das Organizações Limger, Tadeu Margarida.
Deixe seu comentário