logo RCN

É BOM SABER...

  • - Centro Espirita Amor e Caridade

PERSEVERANÇA

Procurara um atendente fraterno um tanto mais experiente para uma conversa franca, um jovem que há algum tempo frequentava o grupo de estudos de um determinado Centro Espírita. Alegava ele que era incompreendido pelos seus pais, os irmãos não tinham paciência com ele, os amigos eram poucos e no seu trabalho não era devidamente valorizado e reconhecido e frequentemente discutia com os colegas e chefia.

Assaz incrédulo, bastante apegado às coisas da matéria e confesso apreciador dos vícios do cigarro e da bebida e muito indignado porque, ali mesmo no grupo de estudos havia ouvido que o ser humano deveria abster-se da ingestão de carne, porque não é justo que, para satisfazer um prazer, um outro ser oriundo do mesmo Criador deveria ser sacrificado. Ora, agora comer carne já foi desclassificado de necessidade para prazer? Dizia o rapaz. Questionava o atendente, que se Deus era mesmo infinitamente justo, porque ele era tão incompreendido?

Muito perspicaz e apreciador de um bom questionamento, o atendente fraterno, mentalmente, requereu auxílio dos benfeitores espirituais, porque tanto o assunto quanto o questionador eram instigantes.

Devidamente inspirado pelos mentores da Casa Espírita, o atendente replicou o jovem, inquirindo:

- E você, tem feito algo para compreender os pais, tem procurado desenvolver a paciência com os irmãos, está tentando ser leal e amigo dos amigos e com os colegas e chefia, já havia pensado na hipótese de não ser detentor absoluto da verdade? Já ouviste falar de Gandhi?

Certa ocasião uma mãe procurou Gandhi, suplicado a ele que falasse ao filho dela que não comesse tanto açúcar, que lhe fazia mal e a ele, Gandhi, o menino ouviria. Gandhi disse à mãe que voltasse em uma semana que ele falaria com o menino. Sem entender porque, ela procedeu dessa forma. Na semana seguinte, após Gandhi conversar com o menino, a mãe o questionou porque ele não falou com o menino na semana passada e só agora. O Mestre então disse à senhora: - Acontece que na semana passada eu também comia açúcar e tive que deixar de comer, caso contrário minhas palavras seriam vazias. Gandhi sempre afirmava: "Seja você a mudança que quer ver no mundo".

Portanto, meu amigo, se queremos compreensão dos familiares, temos que começar por nós a sermos mais compreensivos, se queremos que as pessoas demonstrem paciência conosco, primeiro que nós que demonstrar paciência, se queremos ser reconhecidos e valorizados no trabalho, temos que saber reconhecer os demais colegas e valorizar a chefia e o próprio emprego. Se queremos ter saúde, temos que nos esforçarmos de verdade para nos escoimarmos dos vícios, se temos amor pelos animais domésticos, temos que demonstrar o mesmo amor pela vaca, o boi, o porco, a galinha e abstermo-nos do consumo da carne. É fácil? Não. Mas para lograrmos êxito e sucesso em todas as coisas, temos, primeiramente que mostrar trabalho, esforço, dedicação e muita persistência. Temos que começar e persistir. Sejamos a mudança que queremos no mundo. É gostoso saborear um bife, um churrasco, um presunto, salame. Sim. Mas que preço os animais têm que pagar, quanto sofrimento?! Ainda necessitamos da carne? Certamente que não. Hoje o ser humano tem alternativas para não precisar sacrificar os animais, no tempo das cavernas não. Hoje em dia é apenas por puro prazer. Com muito esforço e perseverança conseguiremos e nossa consciência ficará mais tranquila.

Depois de mais alguns esclarecimentos e conselhos, convidou o jovem para abrir o Evangelho Segundo o Espiritismo para uma breve lição. A sugestão dos benfeitores espirituais está logo a seguir, porque a abertura da página não foi ao acaso e sim sugerida pela espiritualidade:

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. XIV - Honrai vosso pai e vossa mãe.

9. (...) Deus não dá prova superior às forças daquele que a pede; só permite as que podem ser cumpridas. Se tal não sucede, não é que falte possibilidade: falta a vontade. Com efeito, quantos há que, em vez de resistirem aos maus pendores, se comprazem neles. A esses ficam reservados o pranto e os gemidos em existências posteriores. Admirai, no entanto, a bondade de Deus, que nunca fecha a porta ao arrependimento. Vem um dia em que ao culpado, cansado de sofrer, com o orgulho afinal abatido, Deus abre os braços para receber o filho pródigo que se lhe lança aos pés. As provas rudes, ouvi-me bem, são quase sempre indício de um fim de sofrimento e de um aperfeiçoamento do Espírito, quando aceitas com o pensamento em Deus. E um momento supremo, no qual, sobretudo, cumpre ao Espírito não falir murmurando, se não quiser perder o fruto de tais provas e ter de recomeçar. Em vez de vos queixardes, agradecei a Deus o ensejo que vos proporciona de vencerdes, a fim de vos deferir o prêmio da vitória. Então, saindo do turbilhão do mundo terrestre, quando entrardes no mundo dos Espíritos, sereis aí aclamados como o soldado que sai triunfante da refrega.

Eis a lição: Sem esforço, dificilmente lograremos êxito. Perseverança é a ação a ser buscada.

Boa semana

HPaim

 

Anterior

CANTINHO NO TEMPO

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário