É BOM SABER...
'O RIO SÓ CHEGA AO MAR, PORQUE CORRE PARA FRENTE!'
Na vida enfrentamos muitas dificuldades, que por vezes podem nos desanimar ou aguçar nosso sentido de superação. Transcrevemos uma fábula para melhor compreensão de nossas etapas de vida:
Uma vez um lavrador estava sedento, andando sob um sol escaldante. Entrou em um bosque buscando uma fonte, e viu o que parecia ser uma nascente, que matou a sua sede. Por gratidão limpou a fonte dos resíduos que a impediam de expandir. Agora ela jorrava mais forte, e começou a descer, criando um pequeno filete d'água que beneficiava as plantas. A fonte ficou feliz e aumentou sua capacidade e agora já beneficiava os animais que vinham beber, e as senhoras que vinham lavar roupa. O regato cresceu e na sua descida encontrou seu primeiro obstáculo! Uma enorme pedra rolou da montanha e bloqueou o regato! Ele não brigou contra a pedra, procurou gretas e vãos, e passou, continuando em frente.
Quando pensava ter ultrapassado sua última barreira, outra pedra enorme rolou e bloqueou novamente o regato. Ele procurou gretas não achou, tentou passar por baixo não conseguiu. Novamente ele não brigou contra a pedra. Entendeu que havia um recado maior: evoluir! Cresceu, cresceu, superou a pedra, passou por cima dela e continuou sua trajetória. E pelo esforço que fez, ganhou o direito de ser rio! Continuou sua caminhada, agora como rio.
Seu primeiro obstáculo foi uma corredeira, onde a violência da água batia nas pedras, numa confusão. À frente teve um curto período de calmaria, e de repente uma cachoeira! A "pancada" lá embaixo o fez espumar de dor, mas ele prosseguiu. Agora sim, uma calmaria maior. Só se ouvia o cantar das cigarras quebrando o silêncio! E o rio se tornou em profundo poço! Quem via a calmaria das águas na superfície não imaginava todo o resíduo depositado no fundo lodoso! Mas o rio continuou, e ao passar por uma terra arada foi sugado, quase que totalmente. Então, virou rio subterrâneo, só se ouvia o barulho das águas sob as pedras. Lá, longe da admiração popular, o rio se juntou a centenas de nascentes, se fortaleceu, e ressurgiu! Por isso ganhou o direito de ser mar e chegou a praia! Viu os casais, as crianças, os surfistas, passeando, brincando, todos felizes!
Mas... e agora!? Voltou-se então para o sol e disse: "você é que é feliz! Eu evoluí... mas só até aqui... e agora que faço?". O sol respondeu: "mas você pode vir aqui!"... "Como?"... exclamou o mar! E o sol disse: "vai doer um pouco, vou queimá-lo e você sobe em forma de vapor". O mar aceitou e subiu em forma de vapor e formou uma grande nuvem. Ao olhar para baixo disse: "Meu Deus, olhe lá a pedra que um dia tentou me bloquear, está no mesmo lugar e cheia de limo! Olhe o agricultor que me limpou quando eu ainda era uma pequena fonte! Ele precisa de chuva!... Olhou para o sol e disse: "quero voltar"! E voltou em forma de chuva, beneficiando não só o agricultor que o ajudou, mas muitos outros, numa extensão enorme!
Todas as dificuldades que enfrentamos têm um objetivo: provar as nossas habilidades de solução de problemas, proporcionarem-nos a experiência necessária e fortalecerem-nos na fé e na confiança em Deus. Quando enfrentamos problemas e dificuldades parece que são os maiores do mundo, que não conseguiremos transpor tais obstáculos, entretanto quando conseguimos nos elevar, em pensamento e sentimento, certamente veremos a situação atual de cima, como fez o mar quando transformou-se em nuvem e pode perceber que a pedra enorme que tentou bloquear o seu caminho, vista de cima era apenas uma pedrinha insignificante. Por essa razão, sigamos em frente, resolutos e confiantes em Deus que nos fortalecerá para o enfrentamento dos obstáculos, não importa em que etapa estejamos: pequena fonte, rio ou mar...
"Tudo posso naquele que me fortalece" - Filipenses, 4:13.
Fonte: Luiz Antonio da Silva la.silva@pharol-rh.com.br. contato: pharol@pharol-rh.com.br
Colaboração:
Centro Espírita Amor e Caridade – Rua José Zortéa, 204 – CAPINZAL SC.
Palestras Públicas – Segundas-feiras – a partir das 19h50min.
Acompanhe o programa "MOMENTO ESPÍRITA" - de Segunda a Sexta-feira:
Rádio Barriga Verde AM - 7h30min
Informe-se sobre os nossos Estudos Doutrinários.
Dúvidas, sugestões, questionamentos: centroesp@hotmail.com.br
Deixe seu comentário