logo RCN

É BOM SABER...

?Ouvidos de ouvir, olhos de ver?...

 

Curioso como as pessoas reagem quando ficam sabendo que somos espíritas: algumas declaram-se também espíritas, outras nos procuram a sós, para que ninguém saiba do seu interesse e passam a nos inquirir a respeito de tudo, como funciona isto, como é aquilo; outras retiram-se por medo e outras ainda nos passam a tratar de forma desconfiada, julgando-nos perdidos, até com pena do nosso futuro, por aderirmos a Doutrina Espírita, imagina, lidar com “essas coisas”.
E isto acontece, justamente por causa do temor que certos líderes religiosos infundiram nessas pessoas, inescrupulosamente manipulando a opinião daqueles temerosos, e que não se dão ao trabalho de realmente saber a verdade, preferem aceitar que alguém lhes diga o que fazer e principalmente o que pensar.
Não vamos nos preocupar com esses maus líderes, porque esses haverão de serem responsabilizados pela influência negativa que causaram em muitos, mas sim vamos ao menos tentar elucidar àqueles que tenham a boa vontade, a intenção de buscar a verdade, porque “A verdade é que nos libertará”, no dizer de Jesus.
A Doutrina Espírita foi escrita (ditada através da mediunidade) pelos Espíritos Superiores (dentre eles: São João Evangelista, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo, São Luís, O Espírito da Verdade, Sócrates, Platão) e foi codificada por Allan Kardec, e veio a lume no ano de ano de 1857, na França, com a publicação de “O Livro dos Espíritos”, complementada depois com “O Livro dos Médiuns”, no ano de 1861, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, em 1864, “O Céu e o Inferno”, em 1865 e “A Gênese”, em 1868, formando o Pentateuco da Doutrina Espírita.
 O Espiritismo é uma doutrina cristã, a despeito do que muitos apregoam por aí, porque procura estudar e elucidar os ensinos do Mestre Jesus, porque Ele mesmo disse que falava por parábolas, porque o povo ainda não o compreendia, que não podia falar tudo: “Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. -Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito”. (S. JOÃO, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26.).
Jesus promete outro consolador: o Espírito de Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender, consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo há dito. Se, portanto, o Espírito de Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não dissera tudo; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o que este disse foi esquecido ou mal compreendido.
O Espiritismo vem, na época predita, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Espírito de Verdade. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus só disse por parábolas. Advertiu o Cristo: "Ouçam os que têm ouvidos para ouvir." O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porquanto fala sem figuras, nem alegorias; levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios. Vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores.
Seus ensinos fundamentais:
1)      Deus é o criador do Universo, é Pai Amoroso, Justo e Bom.
2)      Deus criou a todos os espíritos “simples e ignorantes”, dotados de livre arbítrio para tomarem as suas decisões, entretanto, todos os espíritos estão sujeitos à Lei de Causa e Efeito, sendo responsáveis pelas suas decisões e atos, dando um fim útil aos nossos sofrimentos. – A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória, tanto para o bem como para o mal.
3)      Como fomos e somos criados espíritos, nosso mundo original e primitivo é o mundo dos espíritos, estamos na Terra momentaneamente, buscando aperfeiçoamento, devendo valorizar e muito todas as oportunidades no plano físico que obtermos de Deus.
4)      Através das várias vidas (reencarnações) nos escoimamos dos nossos vícios e defeitos e atingiremos a perfeição relativa (porque absoluta, só Deus), quando não mais necessitaremos reencarnar.
5)      A existência de outros mundos habitados, uns de natureza inferior e outros de natureza superior a Terra. Classificação: mundos primitivos, destinados às primeiras encarnações da alma humana; mundos de expiação e provas, onde domina o mal; mundos de regeneração, nos quais as almas que ainda têm o que expiar haurem novas forças, repousando das fadigas da luta; mundos ditosos, onde o bem sobrepuja o mal; mundos celestes ou divinos, habitações de Espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias.
6)      A individualidade e a sobrevivência do espírito após a morte do corpo físico.
7)      A possibilidade de comunicação entre o mundo físico e o espiritual.
8)      O Espiritismo não adota nenhum rito em suas reuniões de esclarecimento: não utiliza-se de velas, imagens, adornos, adereços e muito menos sacrifício de animais. O que nos liga realmente a Deus é o nosso pensamento, a nossa oração de coração, sem decorebas, nossa intenção e esforços sinceros no sentido de burilamento moral e nossas ações no bem, como nos lecionou o Mestre: “A cada um segundo suas obras”.
Por essa razão, não precisamos ter medo de conhecer o Espiritismo, pois é uma doutrina cristã, sim, e nos demonstrando a existência e a imortalidade da alma, reaviva a fé no futuro, levanta os ânimos abatidos, faz suportar com resignação as vicissitudes da vida. Ousaríeis chamar a isto um mal? Saibamos desenvolver “olhos de ver, ouvidos de ouvir”, para que não necessitemos que outros pensem por nós, nos digam o que fazer, sempre de acordo com as conveniências... A Doutrina Espírita é a doutrina do bom senso, quem procurar conhecê-la a fundo e não gostar, poderá criticar, poderá contestá-la, porque como ciência deve ser estudada, combateremos sempre as ofensas levianas contra ela, Doutrina Espírita, mas combateremos com argumentos sensatos e racionais. Se estás disposto a conhecê-la, as portas estar-lhe-ão sempre abertas:
Centro Espírita Amor e Caridade – Rua José Zortéa, 204 – CAPINZAL SC.
Palestras Públicas – Segundas- feiras – a partir das 19h50min.
Estudos Doutrinários: Quartas-feiras – das 14 às 15h30 e das 19h30 às 21horas, e
Sábados – a partir das 13h30min.
 
ENCONTRO DA FAMÍLIA BONISSONI Anterior

ENCONTRO DA FAMÍLIA BONISSONI

CONTEMPLANDO OBRA DE ARTE Próximo

CONTEMPLANDO OBRA DE ARTE

Deixe seu comentário