Elaboração do Plano Diretor de Lacerdópolis
Fátima e a prefeita Anita Dacas Rossa (PMDB).
Para a elaboração do Plano será preciso cinco etapas, sendo este o primeiro contato levantando a realidade urbana, na segunda-feira o mesmo ocorreu na zona rural, onde discutiram o Município hoje e como gostariam que fosse no futuro. Essas reuniões comunitárias juntamente com o levantamento técnico e mapeamento da infra-estrutura da cidade obterão o conhecimento como é Lacerdópolis.
O trabalho de reconhecimento iniciou em janeiro e por ser da região, inclusive trabalhou na Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense ? AMMOC estão informados sobre a realidade do Município. Com este trabalho estão mapeando essa realidade, para tanto, levantam documentos, dados e fatos histórico para poder entender bem mais como Lacerdópolis chegou aos dias atuais, também de que forma querem que cheque daqui a dez anos. O mencionado planejamento visa um desenvolvimento sustentável e que traga maior qualidade de vida.
O Plano Diretor, conforme a Lei Federal, tem de ser participativo, pois quem realmente irá planejar são os munícipes, por isto, a arquiteta e coordenadora aproveita a ocasião para convidar todos os moradores da área urbana e rural que participem das audiências públicas, visando construir o futuro de Lacerdópolis.
A meta é envolver todos os setores, seja a indústria, o comércio, a agricultura, movimentos políticos e sociais, moradores, enfim, todos os aspectos farão parte no que diz respeito à cidade.
O prazo está estipulado em seis meses de trabalho da elaboração do Plano Diretor, devendo concluir em final de junho ou início de julho.
A Administração Municipal de Lacerdópolis, liderada pela prefeita Anita Dacas Rossa, em relação ao Plano Diretor objetiva uma melhor qualidade de vida para todos.
Para melhor informação sobre Plano Diretor, pesquisamos e obtivemos como fonte o Site: http://www.ufv.br, portanto, constate a seguir.
O que é o Plano Diretor?
O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Como é feito?
Por iniciativa do Prefeito, discussão com a comunidade, para ser transformado em lei pela Câmara Municipal.
Quem participa?
O Prefeito Municipal; a população e a Câmara Municipal.
O que proporciona?
O plano reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor.
O que se espera do Plano Diretor?
Que proponha meios para garantir e incentivar a participação popular na gestão do município
Que aponte rumos para um desenvolvimento local economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
Que apresente diretrizes e instrumentos para que os investimentos em saneamento, transporte coletivo, saúde, educação, equipamentos urbanos, habitação popular sejam adequadamente distribuídos e beneficiem toda a população.
Que proponha soluções para a melhoria da qualidade da gestão pública local, tornando-a mais apta a utilizar os recursos públicos e a prestar melhores serviços à população.
Que proponha diretrizes para proteger o meio ambiente, os mananciais, as áreas verdes e o patrimônio histórico local.
Fátima e a prefeita Anita Dacas Rossa (PMDB).
Deixe seu comentário