Estudantes de Enfermagem participam de mobilização nacional

-
Estudantes de Enfermagem participam de mobilização nacional -
Estudantes de Enfermagem
No dia 11 de abril, sete estudantes da 3ª e da 5ª fases do Curso de Enfermagem da Unoesc Campus de Joaçaba participaram de uma mobilização promovida por entidades ligadas a essa categoria pela aprovação do Projeto de Lei 2295/00, que trata da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem. O movimento ocorreu em Brasília, com a participação de cerca de 7 mil estudantes e profissionais de todo o país.
Conforme relata o estudante Dani Felipe de Souza Pinto, a concentração dos participantes ocorreu na Esplanada dos Ministérios, a partir das 9h da manhã. A abertura da mobilização ocorreu às 10h e, a partir das 14h, houve uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre a jornada de trabalho.
– O lado positivo da Mobilização foi que, em primeiro lugar, mostramos que somos capazes de nos unir por um objetivo [...] e, em segundo lugar, uma comissão conseguiu uma audiência com o Presidente da Câmara Deputados, Marco Maia, [...] e o deputado garantiu que assim que fossem votadas medidas provisórias dará prioridade à Enfermagem e colocará o PL em pauta, como prioridade – conta o estudante.
A mobilização foi promovida por várias entidades: a Associação Brasileira de Enfermagem, os conselhos regionais e o Conselho Federal de Enfermagem, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde, a Federação Nacional de Enfermeiros, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social.
Os estudantes de Enfermagem da Unoesc que participaram foram Dani, Alana Araldi, Maiele Spolti, Daniela Albiero, Mariane Carolina de Almeida, Gracieli Batista e Patricia Rambo. Ao total, foram mais de 80 horas de viagem de ônibus para participar da mobilização. Eles foram até Florianópolis por conta própria e depois se juntaram a um grupo organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem.
Bruna Santos de Andrade
Deixe seu comentário