GRANDE PÚBLICO MARCA PRESENÇA MOMENTO NO CÍVICO DE LACERDÓPOLIS |
FOTO FOFOCA
PODA DE ÁRVORES X PÁSSAROS NO SEU HABITAR NOTURNO
A poda das árvores no pátio da Igreja Matriz chamou a atenção dos capinzalenses e também dos ourenses que estavam acostumados a ver o balé dos pássaros voando sem parar sobre os galhos, folhas e no templo, sendo uma bela apresentação e um visual espetacular de encher os olhos de qualquer pessoa que goste das aves.
Todos sabem da importância de podar as árvores, mas em virtude delas servirem como morada e esconderijo para os pássaros, de certa forma o corte exagerado dos galhos descontentou muitos que usam da razão e do bom senso em tirar considerações. Não estamos criticando, e sim, que da próxima vez façam a poda também pensando na fauna (conjunto da vida animal de um ambiente) e na flora (conjunto da vida vegetal de um ambiente), já que de certa maneira acabaram contribuindo para o desaparecimento do grande número de espécies de pássaros, os quais de momento procuraram outro santuário que lhe garanta a liberdade de voar e descansar em local seguro.
Sem desmerecer o trabalho voluntário, pois a vontade de servir é um fator de credibilidade, de admiração e de reconhecimento, mas como somos formadores de opinião e porta-voz da sociedade, lembramos que o verde praticamente deu lugar para uma natureza morta, ou seja, uma árvore sem galhos e folhas dá uma má impressão, principalmente, quando não vemos mais a festa que era proporcionada pelos pássaros. Talvez a poda com motossera acabe com ás árvores, pois é movida com óleo e a corrente também acaba sendo lubrificada em prejuízo da vida da flora.
Infelizmente, com a poda que mais parece um corte da árvore até o tronco, os pássaros ficaram sem o nicho e esconderijo. Sabemos que é época de fazer a poda, porém, até que deu um novo visual para a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, por outro lado, afugentou os pássaros que tinham as árvores como alegria diurna e morada noturna.
Deixe seu comentário