logo RCN

Grupo da Terceira Idade São João Batista (Ouro / SC)

As reuniões e encontros ajudam a quebrar a rotina do dia-a-dia dos idosos ourenses

 

 
O Grupo da Terceira Idade São João Batista tem como coordenador presidente, Silvio Scalsavara, consequentemente se reuniram para uma atividade na terça-feira, 26 de fevereiro, no pavilhão da Capela São João Batista, no Parque Jardim e Ouro, no município de Ouro (SC).
Segundo Silvio a reunião ocorre todas às terças-feiras, porém, na última terça-feira de cada mês levam e trazem todos os idosos que não conseguem se locomover por conta própria, sendo viabilizado o transporte para os mesmos.
Na reunião da última terça-feira usaram da palavra levando informações os representantes do Centro de Referência de Assistência Social de Ouro (CRAS). Também usou da apalavra uma profissional da Secretaria da Saúde (Mariluci Colombo) que orientou como os idosos devem e precisam fazer para ter uma boa saúde, cuidar com alimentação no dia-a-dia, quais os exercícios que devem ser feitos para melhor perspectiva de vida. Depois das palestras foi servido um coquetel (doces, salgados e sucos naturais), o que serviu de confraternização e integração, onde predominou um carteado e um bom diálogo.
No sábado, 23 de fevereiro, o Grupo da Terceira Idade São João Batista fez uma visita aos idosos da localidade de Novo Porto Alegre, interior de Ouro, onde se confraternizaram e fizeram um lanche, ainda foram ver as obras de arte produzidas manualmente pelo Sr. Alduino Bonamigo, porém, em breve estes retribuíram a visita, sendo um intercâmbio cultural.
A criação do Grupo da Terceira Idade São João Batista ocorreu em 19 de dezembro de 1996, há quase 17 anos, iniciado com 51 associados, hoje estão em torno de 80 membros, pois muitos transferiram residência, outros faleceram, mas o grupo vem aumentando aos poucos.
Conforme Silvio, o Grupo foi criado com o objetivo de entretenimento, visando realizar atividades entre os idosos, os quais não tinham opções de passatempo, pois a meta principal é a convivência da terceira idade além dos afazeres domésticos que geralmente cada um tem nos seus lares. São realizado matinês dançantes, festas e confraternizações, o que deixa o grupo muito ativo e participativo.
“As reuniões e encontros servem para que os idosos saiam da rotina, então é possibilitado diálogo, jogo de baralho, dominó e outros passatempos, a exemplo de contar causos, tomar chimarrão numa convivência amistosa”, declarou Silvio.
Todos que compõem a Diretoria do Grupo da Terceira Idade são voluntários, sendo eleitos pelos próprios integrantes do grupo.
O Grupo da Terceira Idade e o Cras estão juntos na luta para fazer a Carteirinha Municipal do Idoso, inclusive a criação de núcleos para realizar jogos dentro do Município uma ou mais vezes durante o ano.  
 
Entretenimento, lazer, confraternização e integração predominam no encontro dos idosos ourenses.
 
Vereador capinzalense solicita melhor sinal da telefonia móvel Claro na cidade alta Anterior

Vereador capinzalense solicita melhor sinal da telefonia móvel Claro na cidade alta

Titon participa do 18º Dia de Campo Copercampos Próximo

Titon participa do 18º Dia de Campo Copercampos

Deixe seu comentário