Assembleia Legislativa homenageia Abrasel-SC pelos 30 anos |
Informações sobre o trabalho no Legislativo de Capinzal

Atuação de Guinho no Expediente dos Vereadores
Mais uma vez o vereador Gilmar Antonio da Silveira, popular Guinho (PV), terça-feira, 05 de março, na sessão ordinária usou e muito bem do expediente dos Vereadores, fazendo indicações e na palavra livre solicitou ações e benfeitorias por parte do poder público em favor da coletividade capinzalense.
SEMÁFOROS (SINALEIRAS) INTELIGENTES – Que seja implantado semáforos inteligentes, tendo em vista que os atuais em funcionamento se encontram rudimentares e ultrapassados, bem como a iminente necessidade da implantação desse sistema. Programa de Modernização Semafórica SEMIN – Semáforos Inteligentes, visto que o trânsito em nosso Município está cada vez mais conturbado. Neste sistema existe o Controle de Tráfego de Área, que centraliza, isto através de uma operação do sistema totalmente informatizado, com controladores eletrônicos em cada cruzamento. Detectores instalados sob o piso das ruas informam o volume de tráfego, então o controle computadorizado reprograma imediatamente os tempos de verde do cruzamento. Além do que seria novo sistema de controle, câmeras de circuito fechado de TV, que já estão instalados em alguns pontos estratégicos do centro de Capinzal, estes podem enviar imagens aos CTAs. Com isso, todo e qualquer problema que ocorra nas ruas será imediatamente detectados, permitindo a solução no menor tempo.
JUSTIFICATIVA DOS BENEFÍCIOS
1. Os principais resultados são a redução dos congestionamentos, diminuição dos níveis de poluição, ganho de tempo para motoristas e passageiros e economia de combustível.
2. O novo sistema permite identificar os volumes de tráfego nos cruzamentos e alterar, de imediato, os tempos de verde dos semáforos, adequando-os às necessidades do momento.
3. Acidentes, fechamentos provisórios de ruas, eventos e outros problemas são detectados no momento em que acontecem, através do circuito fechado de TV, o que agiliza a sua solução.
4. Redução média de 20% no tempo de espera nos semáforos tanto para veículos particulares como para ônibus, graças ao ajuste automático, ao longo de 24 horas nos tempos dos semáforos.
5. Maior segurança para os pedestres nas travessias em cruzamentos semaforizados.
6. Mesmo com falta de energia elétrica, os semáforos dos principais cruzamentos continuarão a operar com geradores próprios.
DESASSOREAR O RIO CAPINZAL - Um dos grandes problemas são os entulhos, pedrisco e lixo de toda espécie lançados no Rio Capinzal, sendo necessário a limpeza do fundo do mesmo, o que deveria ser um serviço constante e permanente. É preciso DESASSOREAR o Rio Capinzal, como foi feito num sábado, 20/04/1991, iniciado pelas máquinas rodoviárias do DER (Departamento de Estrada e Rodagem) e concluído pela Prefeitura, isto no mandato do então prefeito Irineu José Maestri. É preciso que as máquinas voltem para dentro do Rio Capinzal para retirar principalmente muros e demais entulhos do leito do mesmo, no sentido de amenizar o problema.
JUSTIFICATIVA – DESASSOREADO o Rio Capinzal dará mais vazão para escoar as águas e poderá possibilitar que o leito do mesmo volte a correr por onde passava antigamente, então os proprietários de imóveis ribeirinhos podem reaver a metragem de seus imóveis invadidos pelo rio ao longo do tempo. Também a retirada de resíduos e detritos possibilita maior aprofundamento do leito e ajuda a evitar que a enxurrada se torne uma enchente.
QUEBRA-MOLAS NA RUA APARÍCIO RIBEIRO – Se faz necessário com urgência a implantação, ou seja, a rua onde se localizada a Escola da Fé, pois o abuso de velocidade é enorme e poderá resultar em acidente e até vitima fatal. Neste trajeto foram inúmeros acidentes de carros, motos e caminhões. Um menino há anos foi arrastado por um veículo, por sorte sobreviveu, porém, ficou com certas sequelas.
JUSTIFICATIVA – Os quebra-molas ajudarão a salvar vidas, devido a imprudência do trânsito, tanto por parte do condutor do veículo quanto pelos próprios pedestres desatentos.
POSTOS DE SAÚDE – Nos postos de saúde dos loteamentos São Luis e do João Evangelista Parizzotto, ainda o bairro São Cristóvão, os cidadãos que precisam tirar ficha ou necessitam de outros serviços, permanecem em pé ou até sentados nas muretas, ainda encostados nos portões e muros esperando abrir as unidades de saúde. Solicito enquanto não seja agendada as fichas, que possibilitem de uma maneira ou de outra que os cidadãos possam esperar pelo atendimento do lado de dentro dos postos de saúde e não do lado de fora como vem ocorrendo há muito tempo.
JUSTIFICATIVA - Além de permanecerem muito tempo em pé, acabam cansando e ainda ficam aborrecidos devido a espera prolongada, pois estão sujeitos a enfrentar: chuva, sol, vento, frio e muito mais.
PEDIDO DE BENFEITORIA – Solicitou que no prolongamento do canteiro na Avenida João Evangelista Parizzotto, no loteamento de mencionado nome, final da via pública, tendo em vista o grande acumulo de poeira os motoristas fazem o retorno, porém, neste trajeto não tem pavimentação asfáltica.
JUSTIFICATIVA – Construir pavimentação ou colocar o meio-fio para evitar que a poeira se espalhe para os lares.
IMPLANTAÇÃO DE GUARD-RAIL (proteção) – Que seja colocado guard-rail no lote nº01, quadra 217, do loteamento João Evangelista Parizzotto, cujo lote se encontra em nome de Jair Esnzen, tendo em vista a queda de carros no local, sendo o terreno baldio e há presença de uma encosta íngreme não coberta por vegetação.
PALAVRA LIVRE –
GUARITAS INADEQUADAS - Muitas das guaritas montadas ou construídas para abrigar e proteger os passageiros das más intempéries do tempo, ou seja, sol, chuva, vento, sereno, não atendem as estes critérios. De nada adianta um bonito design se no dia de chuva os usuários das guaritas tem de ficar trepados em cima do banco, e mesmo de baixo da guarita usar guarda-chuva para não se molhar. No dia de sol, muitos ficam atrás da guarita, pois os raios solares batem de cheio. Solicitou que seja repensado os estilos de guaritas, inclusive, arrumar aquelas com o telhado e os bancos quebrados.
JUSTIFICATIVA – Guaritas adequadas ao uso possibilitam melhor comodidade aos usuários, pois da maneira que está há muito tempo, precisa de uma solução para dar um pouco de conforto e comodidade para quem espera para ser transportado.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER – Parabenizou a todas pela passagem do Dia Intencional da Mulher, sexta-feira, 08 de março, reconhecendo que muitas delas assumem uma grande responsabilidade na família e também na sociedade.
O atuante Vereador Guinho bem representando os capinzalenses na Câmara Municipal.
Geral
#Oficina Dança Gaúcha #Terceira Idade Capinzal #"
OFICINA DE DANÇA GAÚCHA DA 3ª IDADE SE APRESENTA EM CAPINZAL
16/09/2025 09:14
O TEMPO jornal de fato"
Deixe seu comentário