logo RCN

Irmãos Sartori resgatando a cultura

A Maria Fumaça dos trilhos para o Artesanato da Família Sartori.

Uma réplica da Maria Fumaça está em exposição temporária no Artesanato de Antoninho Sartori, situada à Rua Dona Linda Santos, 590, em Capinzal, num trabalho artesanal de Gilberto Francisco Sartori, popular Areia, como forma de resgate cultural.

A Maria Fumaça em exposição é composta pela locomotiva a vapor movida com lenha, vagões de passageiros e de transporte de cargas, ainda cozinha. O artesão aproveitou materiais recicláveis, a exemplo de madeira, plástico, bucal de lâmpada e que mais encontrava pela frente.

Além do passeio turístico de trem a vapor ser uma grande atração no município de Piratuba, a lembrança é possível também no Artesanato de Antoninho Sartori, consequentemente, é uma novidade aqueles que não conhecem a Maria Fumaça.

O que nos últimos tempos virou passeio, no passado a Maria Fumaça era utilizada para viagens e como meio de transporte de gado, suínos, cavalos, produtos agrícolas, materiais de construção. O tempo passou e na região do Vale do Rio do Peixe aproveitaram a cheia do Rio do Peixe em 07 de julho de 1983 e paralisaram o transporte, no entanto, deixaram no prejuízo as cidades e localidades do interior ribeirinhas. 

Um bom sinal para o transporte ferroviário, é dado pela Associação Brasileira de Preservação das Ferrovias ? ABPF, pois está promovendo a restauração de máquinas, carros de passageiros, estações, enfim, tudo relacionado à ferrovia.

 

A Maria Fumaça dos trilhos para o Artesanato da Família Sartori.

Anterior

Foto Fofoca

Próximo

Prefeito Neodi Saretta recebe dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais

Deixe seu comentário