JOAÇABA

Teatro Alfredo Sigwalt e Cine Clube
Sempre houve a necessidade de um espaço adequado para as apresentações culturais em Joaçaba, e no final da década de 1970 foi lançada a Pedra Fundamental da construção do Teatro, finalmente inaugurado em 30 de agosto de 2003.
Em 2008 a Scajho já tinha já tinha uma parceria com o Ministério da Cultura, através do Projeto “Música Ao Encontro de Gerações”, que transformara a cidade em um Ponto de Cultura no mapa do Brasil. Através de novas parcerias com os governos Federal e Estadual, mas principalmente com as Prefeituras de Joaçaba e de Herval d’Oeste, e com a aprovação das respectivas Câmaras Legislativas o Teatro de Joaçaba oferece hoje diversas oficinas de atividades culturais e artísticas para mais de 500 (quinhentos) alunos, gratuitamente, oriundos de diversas cidades da região. Fica o alerta aos nossos leitores, algumas das modalidades ainda oferecem vagas, maiores informações pelo fone (49)3521-1906, ou no site da SCAJHO: www.teatrojoacaba.org.br onde também é divulgada a programação do Cine Clube Miguel Russowsky.
Pois é, além de oferecer espetáculos de qualidade para o público, agora, com o “Cine Mais Cultura”, do MinC, o Teatro oferece um cinema alternativo para os aficionados da Sétima Arte, com filmes nacionais e alguns clássicos do cinema mundial em sessões semanais, contemplando uma cidade que desde a década de 1930 sempre contara com salas de projeção, mas em 2007 viu seu último cinema fechar as portas.
Ao ocupar a presidência da Scajho seu presidente, Antonio Carlos Pereira, procurou honrar a distinção que recebera em 2007 do jornal “A Notícia”, o qual, ao escolher os promotores culturais do Estado, incluiu três pessoas da Diretoria da SCAJHO: a dona Anna, o Nando Spessato, e o Bolinha de Joaçaba, como “idealista e apoiador cultural”. Isso fez ele aceitar o convite para presidir a Entidade, além, é claro, do apoio constante dos familiares, dos companheiros de Diretoria, dos funcionários e dos dirigentes anteriores, Sra. Anna Lindner von Pichler e Sr. Ivo Dallanora. Ao entregar os destinos da Scajho ao Presidente eleito, Sr. Carlos Ernesto Lechner, Bolinha Pereira deseja muito sucesso!
“A PALAVRA DO PRESIDENTE”
Amigos, eu gostaria de recordar as palavras do saudoso Maestro Alfredo Sigwalt: “Em todas as artes encontrarás Deus, já afirmavam antigos povos de civilização adiantada. É fácil constatar esta afirmação: basta olharmos aqueles – jovens, ou idosos – que dedicam parcela de seu tempo a alguma atividade artística, para verificarmos o quanto se sentem seguros, como estão em paz consigo mesmos, com a moral alta e felizes.” Estes, concluía o Maestro, “jamais formarão na extensa fila dos infelizes que vão às clínicas psiquiátricas em busca de cura através de musicoterapia.”
Sempre sentimos a necessidade de um espaço adequado para as apresentações culturais em Joaçaba, e no final da década de 1970 foi lançada a Pedra Fundamental da construção do nosso Teatro, finalmente inaugurado em 30 de agosto de 2003.
Em 2008, quando fui eleito, a Scajho já tinha já tinha uma parceria com o Ministério da Cultura, através do Projeto “Música Ao Encontro de Gerações”, que transformara nossa cidade
Nesses quatro anos de mandato, procuramos trazer espetáculos de qualidade para o público. E agora, com o “Cine Mais Cultura”, do MinC, o Teatro oferece um cinema alternativo para os aficionados da Sétima Arte, com filmes nacionais e alguns clássicos do cinema mundial em sessões semanais, contemplando uma cidade que desde a década de 1930 sempre contara com salas de projeção, mas em 2007 viu seu último cinema fechar as portas. A programação do Cine Clube Miguel Russowsky está sendo divulgada no site www.teatrojoacaba.org.br. Porém, de tudo o que nossa Diretoria conseguiu realizar, o mais importante certamente terá sido a legalização deste Prédio.
Amigos: ao ocupar a presidência da Scajho procurei honrar a distinção que eu recebera em 2007 do jornal “A Notícia”, o qual, ao escolher os promotores culturais do Estado, incluiu três pessoas de nossa Diretoria: a dona Anna, o Nando Spessato, e o Bolinha de Joaçaba, como “idealista e apoiador cultural”. Isso foi o que me fez aceitar o convite para presidir nossa Entidade, além, é claro, do apoio constante de meus amados familiares, a quem agradeço. Agradeço, também, aos companheiros de Diretoria, aos funcionários desta Casa e aos dirigentes anteriores, Sra. Anna Lindner von Pichler e Sr. Ivo Dallanora. Ao entregar os destinos da Scajho ao Presidente eleito, Sr. Carlos Ernesto Lechner, asseguro-lhe minha solidariedade e desejo muito sucesso!
Antonio Carlos “Bolinha” Pereira
NOMINATA DA DIRETORIA – BIÊNIO 2012/2014
DIRETORIA EXECUTIVA:
PRESIDENTE: Carlos Ernesto Lechner
1° VICE-PRESIDENTE: Antonio Carlos Pereira
1° SECRETÁRIO: Marina Sueli Antonia Reese Pereira
2° SECRETÁRIO: Marilena Zanoello Detoni
1° TESOUREIRO: Aurélio José Biazotto
2° TESOUREIRO: Elsa Lechner
CONSELHO FISCAL: Acióli Antônio Viecelli
Anna Lindner von Pichler
Ivo Dallanora
SUPLENTES: Avelino Bragagnolo
Rudy José Nodari
Yuri Reis de Godói
DIRETORIAS DE ÁREAS:
DIRETORIA DE PROMOÇÃO E EVENTOS:
COORDENADOR: Luiz Fernando Spessatto
MEMBROS: Heitor Gemaiel Elias da Rosa
Luiz Clovis Dolzan
Rudolfo Ruy Auffinger
DIRETORIA SOCIAL:
COORDENADOR: Tânia Maria dos Santos Nodari
MEMBROS: Maria Carlesso Doré
Tadeu Margarida
Wilson Antônio Cecconello
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO:
COORDENADOR: Valdir Patzlaff
MEMBROS: Aloir Francisco Loraschi
Jorge Ronaldo Pohl
Marcio Luis Dalla Lana
DIRETORIA DE PATRIMÔNIO:
COORDENADORA: Margaret Pichler von Tennenberg
MEMBROS: Jaison Strapassola
Jonas Antônio Molin
Marco Aurélio Bissani
DIRETORIA JURÍDICA: Neiron Luiz de Carvalho e Ricardo José Nodari
DIRETORIA LITERÁRIA: Davi José Frozza e Jaime Teles
DIRETORIA DE DEPARTAMENTOS:
COORDENADOR GERAL: Claudete de Deus e Silva de Godoi
DIRETOR DE MÚSICA: Luiz Fernando Spessatto
DIRETOR DE CANTO: Leda Silva Kerber
DIRETOR DE TEATRO: Valdir Patzlaf
DIRETOR DE DANÇA: Rosana Lorenz
DIRETOR DE CINEMA: Vilmar Miguel Sartori
ORADOR: Jaime Teles.
JOAÇABA-SC, 30 de março de 2012
Carlos Ernesto Lechner –
Deixe seu comentário