Joaçaba – Ao som de refinados improvisos de piano e violão, interpretados por Nanso Spessatto e Juliano Lemos, o escritor Jaime Telles lançou, no palco do Teatro Alfredo Sigwalt, sua nova obra “Caminhos e Descaminhos da Oratória”.
A noite foi marcada por intensidade e homenagens, inclusive ao artista plástico Ângelo Rodrigues, responsável pela capa do livro. A plateia acompanhou com atenção as palavras do orador Antônio Carlos “Bolinha” Pereira e do presidente da Scajho, Luiz Neri Karloh, que destacou o ineditismo do ato e acrescentou: “Que a obra possa despertar novos talentos nessa fértil atividade de forma a enriquecer o acervo regional.”
Antes da sessão de autógrafos, Jaime Telles sublinhou a importância do apoio cultural recebido. O livro foi viabilizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, via PIC – Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com patrocínio da Celesc, Francisco Lindner, Scherer, Grupo Pegoraro e Tinsul.
“Sou imensamente grato ao governador Jorginho Mello, cuja gestão mantém e incentiva o fomento à cultura, possibilitando que artistas realizem grandes feitos e ampliem seus horizontes. Também agradeço às empresas que estamparam suas marcas neste projeto, dignificando ainda mais meu trabalho literário”, declarou o escritor.
Um dos momentos mais simbólicos foi a participação da estudante Sarah Telles Vivas Fernandes, neta do autor, que fez sua estreia como oradora na “Tribuninha do Futuro”, representando o incentivo às novas gerações para que abracem a arte da palavra.
Outro instante tocante foi a homenagem à professora de português Iglaci Maria Oliveira dos Santos, de quem Telles foi aluno, agraciada com um belo buquê. “Suas palavras eram de amparo e encorajamento, e fizeram grande diferença em minha trajetória”, reconheceu, emocionado.
O evento também contou com o incentivo de empresas regionais como Villa Homem, Posto Estrela, Materva, LCL Eventos, Cotramol, VMS Vídeo e Tecnoserv.
“Reitero meu especial agradecimento a cada um que se fez presente neste segundo lançamento dos quatro previstos como contrapartida do projeto PIC. O primeiro ocorreu em 3 de setembro, na Alesc, em Florianópolis; o terceiro já está confirmado para 17 de outubro, também na capital, na Biblioteca Pública de Santa Catarina; e o último será realizado no dia 06 de novembro, em Chapecó, no **V Encontro Internacional de História - Fronteira, Migrações e Patrimônio”, adiantou Telles.
Assim, o escritor dá continuidade a um ciclo que une literatura, música e celebração da palavra. Mais que um livro, um convite à reflexão e à permanência da oratória como arte viva, tema central de sua palestra, que o levará a outras cidades e estados.
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w






Deixe seu comentário