Novos servidores empossados na Administração Municipal de Concórdia |
Ligeirinho
Fique por dentro
TALVEZ FALTE INCENTIVO E VALORIZAÇÃO - A onde está o plano de cargos e salários da Prefeitura e de certas empresas? Tem funcionários que há muito tempo prestam serviços nos órgãos públicos ou em certas empresas privadas, porém, os novatos recebem certos privilégios que os antigos não dispõem, consequentemente, o salário acaba sendo menor para quem tem mais tempo de trabalho e maior ao recém contratado. Acredite se quiser, tem funcionário público efetivo recebendo um pouco a mais do que o salário mínimo, sendo que passaram vários mandatos de prefeitos e de vereadores, porém, até o momento ninguém fez valer o reconhecimento a todo o quadro funcional.
POLÍTICA PROPRIAMENTE DITA E POLÍTICA PARTIDÁRIA - Como pode, tem determinados homens públicos e alguns com pretensão de ter mandato eletivo, antes de ir ao encontro de todos acaba de encontro a intenção equivocada. Ao invés de seguir em favor, em busca, em direção, acabam em oposição, choque e contrariedade, pois o modo de agir e de pensar na política esquecem da vontade da sociedade. Quando não existe um entendimento e consenso político em favor de um Município, acaba tendo a divisão de partidos, principalmente, levando em conta pequenos cidades, consequentemente, resulta num cabo de guerra onde o objetivo é ganhar, mas nem todos tem condições para tanto.
INTERESSE COLETIVO E NÃO PARTIDÁRIO - Que momento bom seria unificar as eleições para presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. É de suma importância fazer a reforma política, sendo que neste caso a melhor ação é unificar todas as eleições, ou seja, de dois em dois anos para cada quatro anos. Se fosse ou não permitido a reeleição, isto não seria o ponto mais relevante, e sim, que o país não continuasse "parando" a cada início ano e só voltasse a "trabalhar" mesmo após o carnaval, também a burocracia deixasse de castigar principalmente a pequena e média imprensa, devido certa censura e mordaça a cada pleito eleitoral, enquanto isto, a grande mídia televisiva, apesar de ser considerado espaço gratuito, é paga a propaganda eleitoral.
BOM EXEMPLO - Na quinta-feira, dia 12, às 19 horas, na Fundação Municipal de Cultura de Concórdia, ocorreu palestra sobre acessibilidade nas cidades. A Comissão Técnica de Acessibilidade do Município é apoiadora do evento que discutiu as obrigações do poder público e da sociedade na execução de uma cidade acessível para todos. Na acessibilidade é preciso entender as limitações físicas ou intelectuais. A inclusão não é aleatória ou acidental, ela já está inserida em nosso cotidiano. Todas as pessoas podem ser portadores de necessidades especiais em algum momento da vida e precisarem da acessibilidade urbana, seja uma gestante, um carrinho de bebê ou até uma vítima de um acidente. "A limitação está nos espaços e não nas pessoas. O interesse pela mobilidade e acessibilidade é daqueles que vivem essa realidade. As cidades devem ser projetadas para todas as pessoas e por toda a vida", explica o palestrante arquiteto Mário César da Silveira. A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Concórdia e Microrregião (AECOM), é que realizou o evento. A entrada foi gratuita com limite de público de 380 pessoas.
GOLPE OU NÃO É ESTE O SIGNIFICADO - Impeachment é o processo instaurado com base em denúncia de crime de responsabilidade contra alta autoridade do poder executivo (por exemplo presidente da República, governadores, prefeitos) ou do poder judiciário (p.ex., ministros do S.T.F.), cuja sentença é da alçada do poder legislativo. Fonte: Google.
CORRUPÇÃO POLÍTICA é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos. Desvio de poder do governo para outros fins, como a repressão de opositores políticos e violência policial em geral, não é considerado corrupção política. Nem são atos ilegais por pessoas ou empresas não envolvidas diretamente com o governo. Um ato ilegal por um funcionário público constitui corrupção política somente se o ato está diretamente relacionado às suas funções oficiais. "Ao uso do poder público para proveito, promoção ou prestígio particular, ou em benefício de um grupo ou classe, de forma que constitua violação da lei ou de padrões de elevada conduta moral. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
MENSALÃO é o nome dado ao escândalo de corrupção política mediante compra de votos de parlamentares no Congresso Nacional do Brasil, que ocorreu entre 2005 e 2006. O caso teve como protagonistas alguns integrantes do governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, membros do Partido dos Trabalhadores (PT), Popular Socialista (PPS), Trabalhista Brasileiro (PTB), República (PR), Socialista Brasileiro (PSB), Republicano Progressista (PRP), e Progressista (PP), sendo objeto da ação penal de número 470, movida pelo Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
PROPINA, no Brasil, é o dinheiro obtido ou fornecido de forma ilícita, como suborno, em atos de corrupção. Principalmente pelo superfaturamento em obras públicas exercido por políticos que por alguma razão tem influência na administração de empreiteiras contratadas por esses administradores e/ou gestores governamentais. O fato é antigo no Brasil e remonta à chamada Velha República ou também chamada de República Velha, de 1889 (depois do período militar de intervenção) a 24 de outubro de 1930 (Marcha do Exército de Getúlio Vargas). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TRÂNSITO - O livre fluxo de veículos é comprovado que somente o anel viários não resolverá o problema de engarrafamento, ou seja, do dito congestionamento das ruas centrais de Capinzal e uma única via da cidade coirmã: Ouro. De momento precisa-se de medida paliativa, instalando novos semáforos, porém, inteligentes, com sinal para pedestre, ainda uma sinaleira sincronizada com as outras para evitar a paralização do trânsito. Caso Capinzal e Ouro tenham representação política perante os governos do Estado e Federal, deveriam fazer um projeto visando construir outra ponte para servir de contorno viário, ou seja, vai e vem de ambas as cidades, levando em conta que ao ir trabalhar e voltar no período da manhã, repetindo-se à tarde o vai e vem, fica claro que muitos que residem em Capinzal trabalham no Ouro ou vice-versa. Também é bom lembrar, que a maioria de acadêmicos e de demais cursos residem na área central de ambas às cidades e estudam em outros centros, sendo que tal transporte escolar contribui para o engarrafamento, devido ao grande número de veículos transitando em horário de pico. Bem poderia ser mão única a Rua Presidente Nereu Ramos sentido Ouro e da mesma forma a Rua XV de Novembro trajeto em direção cidade alta.
PARTIDÁRIO - Um anônimo postou envelope na Agência de Correios de Ouro (SC), 06 de Maio de 2016, contendo uma página deste Semanário, sendo reportagem de um cidadão que defende o Governo do PT pelos benefícios possibilitados ao povo brasileiro e outros dois recortes de matéria do PCdoB fazendo filiações. O medroso anônimo deveria procurar este Semanário e dar sua versão, a exemplo do cidadão que deu a cara para bater, e não ficar sem identidade, consequentemente, ao descrever demonstrou a educação e cultura que tem pelo seu modo de agir e de pensar. O "NINGUÉM" escreveu sobre Lula denunciado por crime no Supremo, de Dilma expulsa, alegando que este periódico vem fazendo média com o Partido Comunista do Brasil. Chegou a petulância de AMEAÇAR: "Daqui uns 30 dias, a coisa vai feder pro teu lado. Vai lá reservar um lugarzinho no MST de Zortéa". Ainda insultou ente querido, porém, se tem pista de quem é o "idiota", o qual nos tachou desta palavra. Digitou no computador e imprimiu a sua falta de ética e de caráter, inclusive, não tendo o bom senso, pois se fosse assim, deve mandar um envelope para todas as emissoras de televisão e de rádio, aos jornais, revistas, sites e muito mais, pois estes também mostram e divulgam partidos da direita e da esquerda. Os jornalistas devem defender a soberania nacional nos seus aspectos político, social e cultural, portanto, "Ninguém", isto é ética.
Deixe seu comentário