logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

O MINKS faz um alerta ao povo capinzalense, que mantenha as esperanças no país "para os políticos é oportuno que o povo seja guiado e não seja instruído". É importante reagir a essa incultura e a representantes que se elegem para roubar ou exercerem administração pública para levar vantagens e se perpetuar no poder. O Brasil só reencontrará a sua alma saindo da baixa autoestima que encarecerá, se romper com a inércia do conformismo e articular uma ampla reforma política. Não votar em político corrupto, recessão, depressão, a interminável dinâmica das más notícias, será que a próxima eleição "salva" entre uma eleição e outra o santo nome do povo é invocado para enfeitar alguma frase de efeito, como aquela que garante ser a Democracia. "O Governo do povo, para o povo e pelo povo". Na verdade, ao povo sempre será deferido ser livre, desde que compareça ao guichê e pague todos os impostos. O povo paga, sempre pagou. Trágica, porém, é a falta de líderes e de bom senso. Entre as três dezenas de partidos que só pensam em seu benefício, começa assim o tratado popular que melhor define o momento vivido pelo país e protagonizado pelos representantes do povo. O refrão do samba popular define tudo se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão. Por aqui o Zika da corrupção picou o "Capeta" candidatíssimo a tri eleição, só falta conseguir um vice logos Será divulgado a identidade do Capeta. Eleitor capinzalense, fique ligado.   

 

Ocorrência de Escorpiões em Capinzal (SC), editado em O TEMPO - um jornal de fato na data de 06/02/2015 e postado no site no dia seguinte, sendo um artigo de autoria: Murilo Juliano Durli Biólogo - Pós Graduado em Licenciamento Ambiental, CRBio - 63503-03). Este é um resumo, caso quiser ler mais, acesse o site. Scorpiones é a ordem de artrópodes arácnidos terrestres que reúne cerca de 2.000 espécies de escorpiões que apresentam comprimento de 5 a 12 cm. São animais geralmente discretos e noturnos, os quais têm costumes de se abrigarem em taipas, lotes com entulho e aterros mal feitos. O município de capinzal situado na região do meio oeste de Santa Catarina passa por uma onda de aparecimentos de escorpiões, dos quais podemos citar duas espécies, o Tityus bahiensis e Tityus costatus. A espécie Tityus bahiensis costuma se alimentar de baratas, grilos, aranhas, e até larvas de insetos. Em geral não são tão agressivos, mas uma agressividade notável existe em femêas grávidas e principalmente quando carregam os filhotes nas costas. O Seu veneno é neurotóxico, ou seja, age sobre o sistema nervoso, prefere ambientes úmidos e seu tempo de vida é de 3 a quatro anos, mede 6 cm de comprimento e tem coloração muito escura e patas castanhas. Manifestação dos Acidentes - Acidente leve, Acidente moderado, Acidente grave: Pode haver certa agitação, mas trata-se de manifestação geralmente associadas mais à dor e à ansiedade do que propriamente um efeito do veneno. Devemos ter ciência que para que os sintomas associados ao acidente grave vão ser expressivos em crianças (até 7 anos), idosos, pessoas com problemas de pressão e adultos os quais possuam a imunidade do corpo muito baixa. O tratamento nos casos de escorpionismo é totalmente dependente de orientação e assistência medica, pois há que ser feita uma avaliação clínica completa do caso. O controle de ambas as espécies pode ser iniciada pelos próprios moradores, mantendo seus quintais limpos e livres de entulhos, terrenos com a grama sempre aparada, evitar usar cascas de arvores para estética de jardins, caixas de gordura devem estar sempre bem limpas, devido eles se alimentarem de baratas as quais se reproduzem nestes locais, cortinas não devem estar encostadas no chão, sofás e armários desencostados da parede, e em casos de grandes infestações ou onde não possa ser tomado nem um tipo das medidas preventivas citadas a cima, o aconselhável é que seja contatado o mais breve possível uma empresa especializada em Desinsetização, pois somente elas têm a liberação para uso dos inseticidas os quais podem controlar a infestação do escorpião. Procure sempre contatar empresas as quais possuam toda documentação junto aos órgãos ambientais, e possuam Responsável Técnico, os quais são capacitados para orientação e identificação da espécie, garantindo assim sua segurança e a do meio ambiente.

 

 Cada cidadão, que quer se livrar de insetos, roedores e peçonhentos, deve também fazer o combate na sua residência. Já imaginou um morador esperar pelo outro para combater ratos, formigas, baratas, escorpiões, mosquito da Dengue e muito mais? O combate do escorpião não deixa de ser um risco aos cidadãos, seja por picada dolorida ou outros resultados, então o poder público também deveria contratar uma prestadora de serviços para fazer a desinsetização, porém, os donos ou moradores dos imóveis devem manter a casa e quintal limpos, dizendo um basta ao lixo ou entulho, ainda evitar jogar resto de comida, já que isso pode virar abrigo do animal, além de criadouro do mosquito da dengue. Se cada cidadão deixar de fazer a sua parte, de nada adianta reclamar e ficando com os braços cruzados.

 

O carnaval é um bem necessário, sendo lazer, entretenimento, passatempo e cultura, porém, não deixa de ser a festa da carne, pelo fato da suposta ação preventiva, com campanhas entregando preservativos, o que induz para prática do sexo "seguro". É claro que deve evitar problema para a saúde pública, mas se cada um for consciente, não precisa ganhar preservativos para o ato, e sim, quem usa do bom senso e da razão, já vai prevenido e jamais vai correr o risco de ser contagiado por doenças sexualmente transmissíveis. Caso agir como marinheiro de primeira viagem, estará dando sorte para o azar e poderá ficar com sequelas profundas ou dependendo do caso, será um triste adeus.

 

Por que será a Carteira Nacional de Habilitação custa um absurdo, em certas cidades à vista é R$ 1.800,00 e a prazo R$ 2.100,00, se é um documento pessoal? Por incrível que pareça, muitos que foram fazer a CNH sabiam dirigir, como outros sabem, porém, passam por toda uma burocracia, o que poderia ser analisado e reduzir o tempo de autoescola. Já muitos acabam aprendendo a dirigir nas autoescolas, no entanto, a prática mesmo não chega quando estão com a CNH, e sim, depois de enfrentarem o dia a dia o trânsito. É claro que a autoescola tem a sua importância, mas deveria existir uma diferenciação para quem sabe ou não dirigir, então diminuir a carga horária de teoria e prática ao com experiência e aprendiz ter uma atenção mais apurada para saírem perfeitos condutores de veículos automotores.        

 

Este Semanário trouxe em 13/11/2014 a seguinte reportagem: Parceria com a Fundação Milton Campos: Capinzal, Ouro e Zortéa lançam Seminário Drogas Por Quê? Desafios para a Educação. Neste ato tinha autoridades dos três poderes devidamente constituídos, ainda de entidades, associações, escolas e sociedade em geral, liderado pela Prefeitura de Capinzal através de sua Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social fazendo o lançamento e sensibilização para a realização do Seminário Drogas Por Quê? ... Desafios para a Educação com palestra ministrada pela psicóloga de Brasília (DF), realizado no Centro Social São Francisco de Assis, anexo a Igreja Matriz da Paróquia São Paulo Apóstolo, na sexta-feira, 07 de Novembro, com início às 20h. O evento foi uma parceria da Prefeitura com a Fundação Milton Campos (FMC) para Pesquisas e Estudos Políticos e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAC) sendo elaborado o projeto "Drogas Por Quê? Desafios para a Educação" onde são promovidos Seminários de Capacitação por todo o Brasil, voltado para a formação de diretores e coordenadores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, representantes dos serviços de saúde e assistência social, policiais e ainda entidades que trabalham no combate ao uso indevido de drogas. A intenção do Executivo era encaminhar para a Câmara de Vereadores no final de 2014 ou no início de 2015 um projeto de Lei para que se possa transformar numa disciplina dentro da escola, trabalhando na prevenção contra as drogas, fazendo valer propostas do Plano Plurianual Participativo (PPA) dentro do currículo escolar como se fosse uma matéria ou aulas permanentes na prevenção das drogas e de educação de trânsito. Se essa intenção saiu ou não do papel, é desconhecida, porém, temos o Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência (PROERD), ainda Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), também as polícias, todos fazendo excelente prestação de serviços. Quanto a orientação escolar, sendo um trabalho de longo prazo. O que é necessário, com urgência, é combater a prática, por ser percebido que o narcotráfico vem vencendo a batalha e até a guerra. Drogas Por Quê? Eis a resposta que ainda não foi dada, sendo que vem aumentando o número de usuários, e é claro, dando condições de vida em pleno luxo para alguns.

 

Há muito tempo vem sendo alertado sobre adultos pedindo dinheiro nas casas, no comércio e nas ruas, uns para sustentar o vício das drogas lícitas (bebida alcoólica e cigarro) e outros as ilícitas (substâncias químicas). Uma das conversas era para comprar leite, também feijão, arroz, pastel, e recentemente, pedindo para gás de cozinha. Foi alertado, porém, pelo que se sabe, nenhuma ação preventiva ou de tentativa de recuperação prevaleceu. Resultado, teve mortes que ainda não foram descobertos os autores, também não deram uma resposta sobre o desaparecido. Quem será o matador (es), ou justiceiro (s) que vem agindo e fazendo justiça com as própria mãos?  

 

O Prefeito de Capinzal se manifestou palavra na Tribuna Popular, que há muito tempo não é mais de uso popular, pois pelo que sabe passou a ser reservado exclusivamente para autoridades, lideranças, associações, entidades, mas menos para o cidadão comum. Questionado o Prefeito por que não foi e quando será regularizado os loteamentos Esperança e Casagrande? Ele respondeu que pediram um prazo, devido a Prefeitura ter poucos funcionários para fazerem a formalidade e devido muito trabalho por ser feito. O Prefeito considera um recorde em termos de pedidos de informações feitas pelos vereadores do atual mandato, isto na história do Legislativo local. Quanto ao loteamento Esperança, tem um problema muito sério, feita tubulação equivoca, primeiro deve-se legalizar o loteamento para depois construir. Segundo o Prefeito, o loteamento Casagrande é da iniciativa privada (particular), houve uma fralde (engano) e a situação é difícil de solucionar, sendo que o mesmo não está mais vivo para se justificar. Já o loteamento Esperança, o qual teve equívocos graves, não mencionando os pontos para evitar provocar polêmica desnecessária quanto a razão pela qual não está legalizado. Prefeito, numa desta, caso adversário fosse poder e tivesse algo grave feito pela considerada oposição, quem sabe traria a público, como aconteceu no passado várias denúncias. Se fez auditoria e foram encontradas certas possíveis irregularidades, ainda atirada pelo Município afora a Secretaria de Infraestrutura que precisou ser remontada com gasto do dinheiro público, por quê se dá entrevista e usa-se a Tribuna da Câmara e não apresenta de fato o que tem de errado encontrado na Prefeitura?

 

Voltamos a bater na mesma tecla, que os feriados dos municípios coirmãos sejam unificados, o de emancipações político-administrativa ou dos padroeiros (as). Homens públicos, para o bem da informação, tem muitos casais que um trabalha em Capinzal e outro no Ouro, ou vice-versa, então se num município é feriado no outro não. Somos praticamente uma só comunidade, portanto, tanto os capinzalenses quanto os ourenses, na maioria são devotos dos (as) padroeiros (as), até porque são da abrangência da Paróquia São Paulo Apóstolo.

 

Boatos e rumores vem dando conta de que Aguinaldo Pedro Paggi e Alcides Borges (Cide) podem lançar seus nomes a pré-candidatos do pleito eleitoral. Quem sabe, Agnaldo poderia ser o atual prefeito de Capinzal, caso tivesse concorrido a última eleição municipal, porém, tirou seu nome de qualquer pretensão devido não ter certo entendimento de opinião com alguns do meio político. Que bom, pois precisamos de novos nomes, além dos que já se sabe estar em evidência e os com pretensão para tanto. 

Inovart Anterior

Inovart

Próximo

CANTINHO NO TEMPO

Deixe seu comentário