Ligeirinho
Fique por dentro
O governo federal estima que irá economizar cerca de R$ 7 bilhões com a adoção do horário de verão. O valor diz respeito aos investimentos que precisariam ser feitos no sistema elétrico caso a mudança de horário não fosse adotada. O horário diferenciado abrange os estados RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MS, além do Distrito Federal. Entre os objetivos está a redução da demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18h às 21h. Com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio. O governo explica que o horário de verão possibilita a ampliação do período de maior consumo, reduzindo o volume de carga de energia nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição num mesmo momento, o que reduz os riscos de apagões. É lamentável jogar a conta para os brasileiros, sendo que em outros estações fora do período de verão a energia elétrica custava mais barata e recentemente começaram a cobrar no sistema bandeira vermelha: chegando a ficar inflacionada, mesmo o cidadão não comprando sequer um eletrodoméstico, apelando por lâmpadas econômicas que podem causar problemas de visão, pois não clareiam bem, no entanto, a tarifa ficou bem mais cara ao cobrar no sistema bandeira vermelha, apesar do consumo ser o mesmo ou menor ainda.
Muita publicidade foi feita no passado sobre a humanização do transporte coletivo, no entanto, os ônibus continuam estacionando sobre a via pública para embargue e desembarque de passageiros. O grande feito foi manter a passagem acessível e ampliar o mencionado transporte para outros loteamentos mais distantes, ainda expandir de forma inédita para o interior do Município, implantar novas guaritas. Quem diria, até há pouco tempo não existia esse benefício de transporte coletivo passando por vários loteamentos, principalmente, nas localidades do interior de Capinzal. Boatos ou rumores quanto ao serviço prestado, também devem dar a mão à palmatória e considerar a maior distância percorrida e número mais elevado de usuários, no entanto, gera mais despesa em manutenção e na vida útil dos meios de transportes.
Capinzal já teve os seguintes prefeitos: Silvio Santos (1949 a 1954), Horácio Heitor Breda (1954 - 1959), Silvio Santos (1959 - 1964), Constantino P.T. Mência (1964 - 1965), Deolice Zenere (1966 - 1969): Obs: nestas épocas não havia cargo de Vice-Prefeito, o Presidente da Câmara, quando necessário assumia o cargo de Prefeito. Prefeitos e seus vice-prefeitos: Carlos Alberto Santos e Ary A. Hachmann (1970 - 1972), Apolônio Spadini e Pedro Antonio Toaldo (1973 a 1976), Dileto Bertaiolli e Irineu José Maestri (1977 - 1982), Celso Farina e Eurides Gomes Da Silva (1983 - 1988), Irineu José Maestri e Olrich Fritsche (1989 - 1992), Hilton Pedro Paggi e Luiz Carlos Thomazoni (1993 - 1996), Luiz Carlos Thomazoni e João Silva De Andrade (1997 - 2000), Nilvo Dorini e Osvaldir Boaretto (2001 - 2004), Nilvo Dorini e Leonir Boaretto (2005 - 2008), Leonir Boareto e Sérgio Helt (2009 - 2012). Todos os ex-prefeitos e ex vice-prefeitos fizeram o que estava a seu alcance, agora está sendo a vez do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, prefeito Andevir Isganzella e de seu vice-prefeito (ex-vereador Wilson Luiz Farias) trabalharem até o último dia de dezembro de 2016.
O atual Governo Municipal vem desempenhando sua função da melhor maneira possível, diante de uma das maiores crises econômicas do país, porém, inaugurou o maior Centro de Reabilitação Profissional do Brasil, sendo de Fisioterapêutico e Estratégia de Saúde da Família (ESF). Quanto a obra inacabada no mandato anterior e reiniciada na atual gestão administrativa, sendo do Laboratório de Controle da Qualidade de Água, do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental - CISAM. Apesar de não estar no seu plano de trabalho, vem viabilizando a construção do loteamento Nova Capinzal com 162 casas, construção da quadra de esportes coberta na Escola Belisário Pena e outro grande feito é a revitalização da pavimentação asfáltica de parte da área central da cidade. Infelizmente, teve vereadores que não autorizaram a venda de imóveis para que o atual gestão administrativa pudesse dar andamento nas obras deixadas pelo Governo passado: ginásios de esportes do distrito de Alto Alegre e do loteamento Parizzotto, ainda o centro multiuso do loteamento Santa Maria, consequentemente, perde o Município e sua gente com a não autorização. Espera-se, que no próximo ano, a Prefeitura consiga recursos e possa dar andamento a obra iniciada pelos ex-governantes, sem precisar do aval de "A" ou "B".
Os meios de comunicações trouxeram a informação sobre a briga em certo bar, sendo que resultou em três feridos. A confusão que envolveu maiores de idade, sendo que eles teriam se agredido, os quais foram conduzidos até a emergência de um hospital. Na delegacia o mais jovem disse ter sido vítima das agressões, o qual foi preso anteriormente por porte ilegal de arma de fogo, sendo o mesmo conduzido até outro centro para realizar o exame de corpo de delito, porém, os outros dois foram liberados, já que a ocorrência não chegou a se caracterizar na tentativa de homicídio. É estranho não ter sido revelada a causa da briga, nem consta nos meios de comunicações o descrito, se foi ou não aberto Boletim de Ocorrência, porém, chamou a atenção do povo a movimentação policial fazendo seu papel em recolher os envolvidos na briga, mas para os olhares de muitos não entenderam tal violência caracterizar algo qualquer.
Conforme os meios de comunicações obtiveram a informação de que o jovem caminhava pela via pública, quando foi atingido por um disparo de arma de fogo. O crime teria sido cometido pelo motorista de um determinado carro, que se aproximou do rapaz e atirou, fugindo na sequência. A vítima foi conduzida ao hospital local, posteriormente transferida para a casa hospitalar de outro centro, a qual passou por cirurgia. O estado de saúde da vítima não foi informado. Foram feitas buscas, mas não localizaram o suspeito. A placa do veículo que teria sido usado pelo atirador foi anotada e repassada para as autoridades que devem estar investigando o caso. Espera-se que as autoridades cheguem até o autor do delito e que se levante de fato por que o jovem foi vítima de tentativa de homicídio.
O tráfico de droga é condenado por lei, portanto, o cidadão passa a ser réu, consequentemente é preso; tendo caso em que o acusado cumpre pena no regime semiaberto. É impressionante uns serem flagrados com algumas gramas de droga e enquanto isto circula nas cidades grande quantidade de substâncias químicas, as quais entram nas comunidades, quem sabe com certa facilidade, então o pequeno paga caro enquanto o grande goza de certa liberdade. Infelizmente, quem sabe, para muitos o narcotráfico deve ter virado profissão, levando em conta que cidadãos trabalham uma vida toda e sequer conseguem ter uma perspectiva de vida melhor, já para uns e outros o dinheiro deve estar dando em árvore: enriquecem da noite para o dia. A saúde pública em si está doente, pois ao deter pequenas quantias, pode ser que o narcotráfico não vem encontrando resistência, com isto vem adoecendo, escravizando e matando aos poucos os cidadãos, porém, deixando muito bem financeiramente os mandantes deste tipo de crime. Por onde - como chega e de que maneira é comercializada as drogas nas cidades? Será que tem ou não as ditas bocas do fumo? Fonte: Wikipédia, enciclopédia livre: Boca de fumo refere-se ao local onde é feita a venda de substâncias ilícitas tais como maconha, cocaína e crack. Os produtos são normalmente vendidos por menores que têm como clientes usuários de drogas pertencentes a todas as classes sociais. As bocas de fumo são chamadas, por vezes, pelo nome de quem a "tem", ou por um nome próprio a ela, como a Cracolândia.
Segundo Adriano Gomes, a "mãe" dos problemas da economia brasileira é a gestão das contas públicas. "Nós vemos uma queda constante do superávit primário nos últimos anos, até que se chegou ao desastre total com as tais pedaladas fiscais [nos dois últimos anos], que estão na ordem do dia. As agências de risco têm a mesma visão. Elas acompanham não só este indicador, mas também o aumento da dívida pública, chegando a um número que elas consideram crítico, na casa de 65% [para a dívida bruta]. Isso fez com que o país perdesse o grau de investimento", avaliou ele. Desemprego subindo, Dólar mais alto, mais inflação, juros mais altos, cortes e receitas, dificuldades e outros fatores estão prejudicando a economia brasileira, a qual vai demorar para se recuperar, apontam analistas. Mercado vê dólar em R$ 4 até 2019 e PIB negativo no 2º mandato de Dilma. Previsão média para IPCA sobe e contas devem ficar no vermelho até 2016. (Alexandro Martello / Do G1, em Brasília, 17/10/2015). A economia brasileira vai demorar para sair do buraco. De modo geral, os analistas acreditam que a piora do quadro está relacionada, principalmente, com as dificuldades do governo em acertar as contas públicas, o que deve impactar, mais ainda, as taxas de emprego nos próximos anos.
Como pode alguém querer pensar que o passado não merece ser lembrado no presente, portanto, este que pensa assim, não teve uma boa infância e nem a adolescência normal. Também não deve ter consideração pela história de seus familiares da qual faz parte, muito menos saberá no presente valorizar exemplos de vida dos antepassados e tantos que chegaram ao presente e irão alcançar o que se diz futuro. Se tal período não tivesse importância, não teria história e tantas outras disciplinas que estudam o passado e muito menos seria solicitado canções e músicas de antigamente nas emissoras de rádio. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: O passado é uma parte do tempo e refere-se a todo e qualquer acontecimento em período de tempo anterior ao presente, sendo objeto da história, que identifica e classifica os eventos verificados.
Como, talvez a Defesa Civil do Estado não atendeu à solicitação da Prefeitura de Capinzal, a mesma publicou AVISO DE LICITAÇÃO - Processo Licitatório nº 0167/2015, da tomada de preço para Obras e Serviços de Engenharia nº 0012/2015. OBJETO: Contratação de empresa especializada para a construção de um Muro de Contenção na Rua Carmelo Zócolli e Rua Frei Tito de Olivetto, no município de Capinzal/SC, conforme Memorial descritivo, Orçamento, Projetos e Cronograma. ENTREGA E ABERTURA: Documentos e propostas, até as 09h, para abertura às 09h05min do dia 03/11/2015. Menor Preço Global. INFORMAÇÕES E ENTREGA DO PROCESSO LICITATÓRIO: Centro Administrativo Prefeito Silvio Santos, sala de Licitações, RUA CARMELLO ZOCOLLI, 155. HORÁRIO: Das 8 às 12h e das 13h30min às 17h30min. TELEFONE Nº (0xx49) 3555-8739, FAX Nº (0xx49) 3555-8744. Capinzal, 16 de Outubro de 2015. FRANCISCO DIRCEU DE ARAUJO / Secretário de Administração e Finanças.
O MINKS acha a política é boa, os políticos que são horríveis, pois nem todos tem gente honesta. Ainda os capetas politiqueiros que lutam só pelos seus ideais, querem o poder, não respeitam adversários, nem os próprios companheiros, são eternos candidatos aqui, ali, acolá. Plantam pouquíssimo, mas colhem muito e querem colher a vida inteira. Só planta discórdia, vivem por ai vendendo imagem de bom. Cuidado, de bom não tem nada, é muita propaganda. Já gastou muito com publicidade, num passado recente, é narcisista, só ele presta, pregando democracia, mas gosta de dinheirocracia, é quase ditador. A anarquia está em toda parte, quando a responsabilidade está em lugar nenhum, dizia um filósofo: chega de hipocrisia.
Deixe seu comentário