logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

ü    O uísque é uma bebida alcoólica muito forte obtida a partir da fermentação de grãos de centeio, milho ou cevada. A sua graduação alcoólica situa-se entre os 38% e 54% de volume de álcool e é por isso que a sua ingestão deve ser moderada. O uísque é uma das bebidas alcoólicas mais apreciadas em todo o mundo, mas nem por isto se deve comprar tal produto no Paraguai para revender no Brasil. Quem diria, de moralistas e exigentes podem estar praticando contrabando em prejuízo do comércio local. Quem sabe numa desta, autoridades fardadas ou não, façam e consigam apreender possível contrabando. Boatos ou rumores de rua dão conta de que pode ser inúmeras caixas e de diversas marcas de uísques comercializadas para pessoas físicas e até jurídicas, sendo quase considerada uma invasão de tal liquido na cidade.

ü    A empresa Tucano vem fazendo muito bem seu trabalho, na limpeza da cidade, pois varre, ainda poda árvores, faz a coleta, transporte e dá o destino final ao lixo. Antes de passar o caminhão da coleta, um e até dois funcionários da Tucano vão na frente para deixar arrumado o lixo que está colocado em sacos plásticos, portanto, colocam ao lado da rua, mas infelizmente, tem certos motoristas que propositalmente passam por cima, consequentemente, acaba espalhando os resíduos, dificultando ainda mais o trabalho dos catadores. Quem puder filme e mande o vídeo para as autoridades competentes, pois esse tipo de malandro deve sofrer com a força da lei.

ü    É mais do que momento de voltar a funcionar os semáforos, pois em sinal de alerta vem favorecendo uns sentidos de direção e servindo como obstáculo para quem vem pelas travessias. No passado encheram de quebra-molas (lombadas físicas) nas ruas de Capinzal, sendo parte da solução do problema a implantação de um sistema de semáforos inteligentes, inclusive, o vereador Guinho fez uma solicitação para tanto. Os semáforos em sinal de alerta, favorecem para acidente envolvendo veículos e também pode ser a causa de certos atropelamentos.

ü    Como não faz falta as duas muralhas desmanchadas em plena via pública, que derrubem a terceira, inclusive a rótula, pois muitos condutores de veículos não sabem para que serve dita rotatória. Tais muros de pedra não deveriam ser construídos numa via pública, pois muitos acidentes provocaram e dificultam a entrada e saída do Terminal Rodoviário Intermunicipal, exigindo muitas manobras por parte dos motoristas de ônibus e também de caminhões que fazem a carga e descarga das encomendas. 

ü    Para que pudessem exigir normas de segurança, a dita burocracia (formalidade) do comércio local, seria necessário incentivar a expansão das atividades comerciais na cidade alta, pois a parte baixa é uma cidade velha, sem infraestrutura e estrutura adequada para tanta exigência. Como tem um e outro se achando, eis uma parte do que está descrito no jornal A Notícia, edição n°26.268 (6 e 7 de abril de 2013, página n°4): O Corpo de Bombeiros Voluntários é responsável pela vistoria do projeto de combate a incêndio – não fiscaliza e tampouco tem poder de polícia para interditar um estabelecimento. Porém, detém o poder de não liberar o projeto, caso encontre irregularidades ou adequações que precisam ser realizadas. A corporação analisa o projeto e faz a vistoria mediante a solicitação do dono para, só então, emitir o atestado de vistoria, que tem validade de um ano para o segmento.    

ü    A novela no rádio era romântica e sentimental, agora na televisão é uma escola de certa safadeza, ensinando muito bem como praticar a infidelidade, falta de pudor e de um verdadeiro caráter. Um exemplo de falta de cultura do povo é o Big Brother Brasil a cada edição bate recorde de audiência, porque muitos dão valor a baixaria e mesquinharia.      

ü    Um cidadão que entende de política e sabe muito sobre administração pública, este sim deveria voltar a fazer política, pois muitos por aí praticam politicagem, consequentemente, vem colaborando com ideias e até ações que ajudam no progresso de nossa terra com certa melhoria na perspectiva de vida do povo. O nome dele, de momento preferimos resguardar, devido a inveja e certa perseguição.

ü    Quem está empregado, porém, considerado funcionário na experiência, para conseguir fazer uma boa compra no comércio, nem toda loja de móveis e eletrodomésticos aceita que leve o produto sem dar uma entrada de uns 40% do valor da aquisição. Enquanto tem certo comércio que dúvida que o possível cliente passe na experiência e desconfia que o mesmo não vá pagar o crediário, outra empresa facilita a compra.                           

ü    Antes a guerra acontecia nos campos de futebol e até nos ginásios de esportes, agora a violência está presente em outros eventos públicos: bailes, matinês dançantes e em certas promoções de música eletrônica. Certos pagantes são pessoas ruins e baderneiras, ainda tem aqueles que bebem e se drogam, então a besteira acaba sendo consumada e resulta em pancadaria. É um verdadeiro show certas mulheres dançando vulgarmente e quase nuas provocando assédio sexual, pois como agem é fácil saber quem são e para que vão em certos eventos públicos.  

ü    Domingo é Dia das Mães, de certa maneira parabenizamos a todas, mas em especial àquela que se dá o respeito, sem envergonhar seu filho ou filha. Ser mãe até pode ser fácil, gerar e pronto, mas é importante que dê bom exemplo aos filhos conservando as boas maneiras e costumes, mantendo a credibilidade sem se soltar na vida. Nosso reconhecimento e valorização à mãe de verdade, sendo as virtudes que fazem a diferença de uma para com a outra.

ü    A razão de pequenos roubos nas cidades coirmãs, em primeiro lugar é por causa do vício lícito e ilícito, em segunda hipótese que de certa maneira o roubo pode estar compensando. O perigo não está naqueles que pedem dinheiro na rua, nas casas e no comércio, pois ainda estão pedindo para não roubarem, o pior são aqueles que fazem dos furtos uma profissão. Também fomos roubados, um fogão elétrico de duas bocas, fácil de ser identificado, pois pouquíssimas compraram tal produto, e caso for encontrado, deve ter uma procedência a suposta aquisição. O fruto do roubo pode servir o lar do bandido, passar para frente e alguém receptar, só não é tolerável acobertar o que já virou algo de rotina invadir lares e comércio, se apropriarem indebitamente e saírem numa boa.   

VOLTANDO NO TEMPO Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

Escola Municipal Ivo Silveira Próximo

Escola Municipal Ivo Silveira

Deixe seu comentário