logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 Ligeirinho

 

ü    Como descrevemos na última edição, as obras de saneamento básico da cidade vêm se desenvolvendo aos poucos, pois até a prestação de serviço foi acelerada para evitar que o trânsito fique conturbado e caótico. No sábado pela manhã, foi colocado cones na Rua Carmelo Zocolli que indicavam mão dupla, porém, foi conservado o estacionamento num sentido de direção, mas por incrível que pareça inúmeros motoristas e motoqueiros não respeitaram a sinalização, pois acabaram deixando os veículos em vagas inexistentes, o que foi lamentável faltar atuação dos órgãos competentes, não para multar, e sim, orientar.

ü    Quanto à abertura das valas e a colocação da rede e coletoras do saneamento básico, bem que poderia ser compactado o solo com as máquinas e equipamentos disponíveis, caso for esperar que chova para que essa faça o serviço aos poucos, então a reclamação será inevitável. Que conservem depois das benfeitorias do saneamento básico o livre acesso pelas vias transversais, passando de mão única para duplo sentido de direção, mas que todos os santos nos livrem dos motoristas barbeiros e dos motoqueiros apressados até demais (imprudentes).

ü    Na Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal os edis estão cumprindo com o seu papel de analisar, discutir, aprovar, rejeitar ou devolver projetos ao Executivo, bem como legislar ações e serviços na Casa do Povo. Vem surpreendendo o Coronetti na presidência dos trabalhos da Mesa Diretora, pois procura da melhor maneira possível dar amplas condições dos demais Vereadores desempenharem bem a função de cada um como verdadeiros representantes do povo e como fiscais da aplicação do dinheiro público. De nada adianta fazer uma tempestade num copo d’água, e sim, devem pensar e agir coletivamente, pois o Poder Legislativo é sinônimo de trabalho, não de grito, nem para discussão sem fundamento e muito menos é local para agressão verbal.  

ü    Uma parte da vida dos capinzalenses se apagou no final da tarde de quinta-feira, 25 de abril, com o passamento de Eluiza Teresinha Lancini, a qual sempre manteve seu comportamento, alegre quando era necessário, triste se a provocassem com seus sentimentos, mãe e avó “coruja”, temperamental no momento que precisava para poder sobressair de certas injustiças. Eluiza foi professora (docente), empresária e sem dúvida alguma foi a mais atuante conselheira Tutelar, pois saía a campo e não admitia e nem deixava que qualquer adolescente ficasse exposto às drogas lícitas e ilícitas, muito menos sujeitos aos perigos da prostituição infanto-juvenil. De certa maneira fica uma lacuna na sociedade, pois queira ou não os entendidos, ela fez muito mais por nossa terra e nossa gente do que muitos por aí se acham influentes.      

ü    Há um mês descrevemos de que Capinzal e Ouro estão bem servidos de empresas que prestam serviços de vidraçaria, hidráulica, de assistência técnica para eletrodomésticos, de construção civil, de eletricistas, isto para grandes serviços. Quanto aos eletricistas, os que atendem ao cliente com mais rapidez são os mais velhos de profissão. Nas cidades coirmãs, Capinzal e Ouro, infelizmente não se consegue alguém para trocar um vidro, também é difícil um encanador para prestar serviços, ainda à assistência técnica de eletrodomésticos é a perder de vista. A solução para trocar vidros de residências, apartamentos e de salas comerciais, é mais fácil pedir para as empresas de fora prestarem serviços em nossa cidade, do que esperar pelas vidraçarias do comércio local. Concordamos que a colocação de vidros em novas construções dá bom retorno financeiro, mas se for planejar o trabalho, a troca de vidros quebrados pode dar mais lucro, somando aos inúmeros cidadãos que esperam ter o pedido atendido há muito tempo. Vizinhos se reúnam e liguem para a VLG Vidros, empresa de Joaçaba, nos fones (49) 3521-4341, também 9127-3408 ou 9936-8977, atendimento planejado, eficiente e por incrível que pareça a custo baixo.     

ü    Por muito tempo fizeram valer o projeto de divisão das divisas, agora é revisto a cada quatro anos na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Seria bom antes de elevar um distrito a categoria de Município, que seja então unificado municípios para obter maior expressão política e econômica, ou no máximo, que determinada área de terra passe a pertencer à outra municipalidade.

ü    Não poderíamos deixar de lembrar do Leonildo Bortoli, o Canhoto, que muito mostrou a necessidade de pavimentação asfáltica da Estrada da Produção, ligando os municípios de Presidente Castelo Branco, Jaborá, Ouro, Capinzal, Zortéa e Campos Novos, inclusive com a construção da Ponte de Barracão (ligação dos estados de SC e RS). A ideia de Canhoto é que fosse feita a pavimentação asfáltica da Estrada da Produção, sendo a ligação das BR-282, SC-303, SC-458 e BR-470. Uma de suas iniciativas foi dar entrevista para este Semanário, na edição de nº151, de 15 de fevereiro de 1993, matéria intitulada “Estrada da Produção visa progresso”. Ele se referia à pavimentação da estrada de 32 quilômetros de Presidente Castelo Branco até o município de Ouro, passando pelo Distrito de Santa Lúcia. Depois que fosse concluída a pavimentação da SC-458 Capinzal, Zortéa a Campos Novos e a construção da Ponte de Barracão. Já o anel viário, este Semanário que acrescentou a ideia, para tirar o fluxo de veículos de dentro das cidades coirmãs, Capinzal e Ouro.   

ü    As obras de benfeitorias vêm sendo executadas aos poucos no centro de Capinzal, mas lamentavelmente, certos motoristas e motoqueiros não compreendem e acabam xingando os funcionários públicos que tentam orientar o livre trânsito, pois como não temos guarda municipal, pois isto caberia a polícia. Infelizmente, tem muito motorista barbeiro e inúmeros motoqueiros imprudentes, mas se acham no direito em querer estar certo justificando o injustificável. Nosso reconhecimento para com Maiote e Salame, os quais estão expostos a poeira e a não compreensão por parte de alguns condutores de veículos estúpidos.  

ü    Cidadãos, caso alguém receptou e passou para frente, quem sabe o próprio ladrão esteja usando um fogão elétrico fruto do roubo, poderá custar caro a apropriação indébita. Espera-se que a polícia faça a busca e apreensão, pois o prestador de serviços já tem certa fama de mão ligeira, o qual limpa pátios e numa desta possa ser o autor de vários roubos não desvendados. Cidadãos, denuncie casos suspeitos e ajudem a dizer um basta aos inúmeros roubos na cidade e no interior dos municípios.  

Meta da vacinação alcançada em Piratuba Anterior

Meta da vacinação alcançada em Piratuba

Meu Sindicato é Legal Próximo

Meu Sindicato é Legal

Deixe seu comentário