Ligeirinho
Fique por dentro
ü Há muito tempo vínhamos sugerindo que fosse prestado serviços de policiamento ostensivo, portanto, nos últimos dias é visto policiais andando a pé na área central de Capinzal. O policiamento ostensivo deve ser o mais visível possível, sendo de competência da Polícia Militar. São todos os meios e formas de empregados pela PM, onde o policial é facilmente identificado pela farda que ostenta, o que ajuda na preservação da ordem pública, observando critérios técnicos, táticos, variáveis e princípios próprios da atividade, visando a tranquilidade e bem-estar da população. Não sabemos se é uma norma de segurança, mas seria uma boa os PMs andar pelas ruas da cidade separados e não em dupla, pois aumentaria a presença policial. Outro bem necessário é fazer o policiamento ostensivo também no vizinho município de Ouro, inclusive, nos bairros e loteamentos, ainda no interior das mencionadas comunidades, pois a ação constitui em medidas preventivas e de segurança para poder evitar o acontecimento de delitos e de violações de normas.
ü Muito batemos na mesma tecla, de implantar um sistema de lixeiras na cidade, também contemplando o bairro, loteamentos e as localidades do interior do Município. Houve um período em que chegamos a criticar os tambores servindo de lixeiras, ou aqueles inadequados para tanto. Zortéa por exemplo, a sua primeira parceria com o Consórcio Machadinho foi colocar lixeiras na cidade. Agora chegou a vez de Capinzal, em celebrar uma parceria com o Consórcio Machadinho, dia 11 de maio, sendo a assinatura de importantes convênios para investimentos no setor educacional e na preservação do meio ambiente. Aproximadamente R$ 110 mil serão aplicados na implantação de uma brinquedoteca, na aquisição de obras literárias e na destinação de 160 lixeiras para a área urbana de Capinzal.
ü O centro da cidade praticamente tem mais vagas para motocicletas do que para os carros, porém, ainda são muitos espaços desperdiçados que poderiam servir de estacionamento para as motos. Um bom exemplo é o Calçadão, sendo um local que poderia ser transformado em estacionamento de motos. Se observarmos, os bancos do Calçadão estão deteriorados pela ação do tempo, também devido a vândalos e até por acidente automobilístico. Quanto a via pública, tem uma pavimentação à base de pedras, porém, está ondulada e favorece para empossar a água da chuva, jardim mal cuidado e o local à noite deixa de servir para o bem-estar social, e sim, serve para certa algazarra e perturbação do sossego público, pois muitos gritam ao invés de falar.
ü Sabemos da importância das blitz, mas nem sempre é uma boa fazê-las em certos pontos da cidade, principalmente, em horário de pico na minúscula área comercial. Muitas vezes é visto a PM fazendo blitz na Rua XV de Novembro, em horário de pico maior do comércio, portanto, o que deveria ser um bem necessário acaba sendo um mal para o livre trânsito: lento e conturbado. É de suma importância manter o policiamento ostensivo, sendo que a presença da força policial ajuda a evitar roubo, assalto e demais delitos, porém, não é só a área comercial que precisa de prevenção, também a área residencial.
ü Uma boa pedida é iniciar a expansão comercial, já que a cidade baixa praticamente está numa disputa por metro quadrado, então, caso fosse levar o atendimento e prestação de serviços para a cidade alta, com o auxílio e incentivos do poder público, tudo melhoraria. Para o bem da informação, temos como fonte http://pt.wikipedia.org. Shopping Center ou centro comercial é uma estrutura que contém estabelecimentos comerciais como lojas, lanchonetes, restaurantes, salas de cinema, playground, parques de diversões e estacionamento, caracterizado pelo seu fechamento em relação à cidade. Os locatários pagam um valor em conformidade com um percentual do faturamento (de 5 a 9%) ou um valor mínimo básico estabelecido no contrato - o que for maior. Os Shopping Centers de média e grande dimensão funcionam como pequenas cidades (segundo Padilha V., 2006, ed. Boitempo), possuindo uma estrutura governamental (administração) e seus serviços de polícia e bombeiros (segurança), de limpeza, de abastecimento de água, de manutenção de infraestruturas, etc. Os centros comerciais de maiores dimensões, com vários andares, possuem habitualmente escadas rolantes para facilitar o movimento de pessoas de um andar para outro.
ü É bater e valer, o monitoramento por câmeras, onde a princípio serviria para uma ação preventiva contra os roubos e assaltos no comércio local, mas a partir que adotarem este sistema o trânsito ficará mais lento na área central cidade. Por que disto? É que está mais fácil dirigir em grandes centros do que em Capinzal, pois certos motoristas andam quase parando, ainda levam muito tempo para entrar ou sair do estacionamento, abusam em parar para dar a preferência ao cidadão que nem sequer está em cima faixa de pedestre, também acabam dando a vez no semáforo com o sinal verde aberto, enfim, aqueles que são bons no volante não poderão ultrapassar e terão de ficar atrás dos tartarugas ou dos expressos jabutis. Então é bom e necessário expandir o comércio para outros pontos da cidade, para tanto, o poder público deve dar incentivo e começar a dar exemplo, já que está levando a rodoviária para a cidade alta, também deve fazer o mesmo com a Prefeitura, consequentemente, a partir daí deixa de existir um aglomerado do comércio numa minúscula área comercial.
ü No cotidiano grandes números de famílias além de serem fiéis também agem com fanatismo religioso. As escolas públicas adotaram o ensino religioso, portanto, espera-se que nas mesmas o pessoal compreenda o fenômeno religioso e qual é o seu centro de interesse, pois Deus e Jesus não querem o sacrifício da humanidade, nem priorizam dinheiro, e sim, o bem de todos. Por outro lado, precisamos sim, de uma educação que contemple um ensinamento político partidário e social, ainda de economia, consequentemente, de boas maneiras e costumes. Política para que o pessoal saiba votar e optar pelo melhor e não por siglas partidárias, no social para saber das reais necessidades da coletividade, economia para dar valor ao que têm; quanto às boas maneiras (comportamento social, ou seja, modo habitual de falar, comer, gesticular e proceder entre outras pessoas) e costumes (prática ou modo de viver comum a uma comunidade ou povo; comportamento).
ü Um dos grandes problemas enfrentados por muitos motoristas são certos motoqueiros que andam acima da velocidade permitida, ultrapassam por ambos os lados, abrem a buzina, são irritados, xingam, fazem gestos obscenos, apesar de estarem errados cometendo imprudência de trânsito. Também tem motoqueiro que anda na contramão de direção ao sair do estacionamento de uma quadra para outra e se acha no direito de ter a preferência. Tem vários motoqueiros empinando, conservam o escapamento aberto propositalmente para fazer barulho, arrastam o pezinho para fazer atrito e faísca, causa explosões do motor (algo ensurdecedor), enfim, agem como marinheiros de primeira viagem. É um perigo tentar passar num cruzamento, pois poderá estar passando um motoqueiro em alta velocidade, muitas vezes não dando tempo para o motorista conseguir perceber a presença do motoqueiro que mais parece um piloto de Grande Prêmio. O pior é quando vários motoqueiros andam um do lado do outro (sendo uma infração de trânsito), dificultando o fluxo de veículos.
ü Constituição Federal e as leis esparsas regulamentam a área da saúde no Brasil, além do Código de Defesa do Consumidor, prescrevem os deveres dos prestadores de serviço de saúde, entre os quais médicos, clínicas, laboratórios, planos de saúde e hospitais, assim como elencam as coberturas que cada instituição deve oferecer ao paciente, inclusive no tocante à responsabilidade que o Estado (seja no âmbito municipal, estadual ou federal) possui, mesmo assim nem todos cumprem à risca a determinação. Parte do trecho tem como fonte site do advogado Vilhena Silva. A Constituição Federal brasileira assegura aos portadores de neoplasia maligna (câncer) alguns direitos especiais, mas a falta de informação é grande e muitos portadores deixam de desfrutar desses benefícios por desconhecerem seus direitos. Esses benefícios vão da isenção de pagamento do Imposto de Renda que incide na aposentadoria, andamento prioritário de processos judiciais, levantamento do FGTS, quitação de imóvel, levantamento de seguro de vida e previdência privada, saque do PIS, auxílio transporte, isenção de IPI, ICMS e IPVA na aquisição de veículos especiais, entre outros. Para conhecer alguns desses direitos, acesse o site de O TEMPO – um jornal de fato, na Coluna Geral, assim intitulada: Portador de câncer tem benefícios especiais. (Fonte: http://www.vocesabia.net). Outro direito é ter acesso ao atendimento médico e hospitalar, porém, pelo que sabe não vem sendo a contento ou a altura do que é esperado por certos portadores de câncer, pois precisava de uma atenção maior e só encontrou o benefício do soro, depois teve de ficar acamada em casa. Tal cidadão foi operado em outro centro e no hospital que tinha direito de ser internado para uma melhor recuperação frustrou a expectativa. Vamos rever os direitos e obrigações, seja em hospitais filantrópicos e da iniciativa privada, inclusive, o profissional da área médica deve ter conhecimento sobre a responsabilidade da casa hospitalar perante ao portador de algum tipo de câncer.
ü A princípio, não existia a necessidade de fazer mão única na Rua Alexandre Thomazoni, conhecida como rua do Sindicadezal e da Câmara de Vereadores, pois a mesma é mais larga que muitas que permanecem mão dupla. Em parte deste trajeto, motoqueiros diariamente saem do estacionamento na contramão de direção, ainda carros são conduzidos da mesma forma, infringindo a lei de trânsito. Não é por falta informação, nem de placas e muito menos de sinalização de solo, pois a maioria que o faz reside em Capinzal, consequentemente, sabe da mudança, mas não quer gastar e nem desperdiçar combustível e tempo, portanto, arrisca ser multado sem necessidade alguma.
ü O cenário político está favorável para uns e desfavorável para outros, porém, enquanto a briga é acirrada dentro do PMDB, já o DEM e o PV vêm articulando uma possível coligação para a chapa majoritária, podendo ir na cabeça o democrata Aguinaldo e como vice Cide do partido verde ou vice-versa. Estes são os boatos e rumores de rua, pois a situação pretende manter-se no poder e a considerada oposição quer voltar a decidir os destinos do Município.
Deixe seu comentário