logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

ü     No ano em curso temos duas grandes eleições em Capinzal, uma delas é a propriamente dita, o pleito eleitoral municipal e a outra é para saber quem passa na convenção para ser o candidato a prefeito do PMDB. Os nomes são do prefeito a reeleição e do ex-prefeito que pretende voltar a governar o Município. Ambos foram vereadores, porém, o atual prefeito presidiu a Câmara Municipal e também foi presidente da elaboração da Lei Orgânica do município de Capinzal e líder de bancada do PMDB quando da criação do Plano Físico e Territorial Urbano. O atual prefeito pretende ir à reeleição, o que é justo e pode ser de direito pelo que vem realizando em termos de obras, serviços e ações, já o ex-prefeito quer emplacar o seu terceiro mandato.  

ü     Uma das escolas de Capinzal que está mais na mídia é a do distrito de Alto Alegre, sendo a de ensino fundamental, assim denominada: Ivo Silveira. O mais importante é que várias matérias da mencionada escola são registradas com fotos na imprensa propriamente dita, o jornal impresso (escrito), pois neste meio de comunicação pode passar o tempo que for e permanece documentado o ato e fato, além disto, o material é postado no verdadeiro site jornalístico. A divulgação é ampla sobre o tipo de educação realizada, até as atividades extraclasses, ainda é informado sobre os projetos e execução dos mesmos, a exemplo da coleta do óleo saturado, visitas de conhecimento, intercâmbio entre escolas e muito mais. Uma das grandes responsáveis por essa divulgação toda, em levar a informação, é a atuante e determinada coordenadora Cássia, um bom exemplo a ser seguido por muitos outros bons educadores, pois o que está sendo realizado, ninguém é obrigado adivinhar.

ü     Pode ser que um dos melhores vereadores de todos os tempos troque o estado de Santa Catarina pelo Rio Grande do Sul, numa atividade que não terá nada a ver com política partidária. Pode ser que o atual vereador concorra à reeleição e exerça a função normalmentem ou numa desta, se licencie e oportunize a cadeira ao suplente. Caso o mencionado vereador deixar de atuar na política de um determinado município do Vale do Rio do Peixe, certamente a sua terra e sua gente irão perder e muito em termos de legislador na fiscalização da aplicação do dinheiro público, na sugestão de projetos e no fazer requerimentos. Pegou dois meses de afastamento e pretendia quatro, mas quem sabe, numa desta, renuncie e passe a atuar com franquias.   

ü     Para quem não sabe, o VOTO é uma ação ou resultado de votar, ou seja, cada uma das opções de que se pode dispor em qualquer processo eletivo. CANDIDATO é uma pessoa que pretende se eleger ou ser escolhida em eleição, nomeação etc; consequenetemente é um cidadão, grupo, instituição e muito mais, que se submete oficialmente a algum processo de seleção, licitação, concorrência e outros. Para poder eleger sem erro este ou aquele candidato, partido ou coligação, a palavra chave é CONSCIÊNCIA, que significa ser capaz de perceber e interpretar, raciocinar, querer algo, ter um objetivo etc, mas desde que o faça sem interesse próprio.

ü     Comunicador e formador de opinião disse que a reunião de determinado partido político foi de consenso e disciplina, mas os boatos e rumores são outros, pois dão conta de que sequer puderam ir até ao final do encontro, devido ao desentendimento e xingamento por causa da apresentação de nomes para a chapa majoritária, pois ficou dividida a opinião e vontade.

ü     O calendário eleitoral 2012 controlado pelo TSE estabelece que a quarta-feira, 9 de maio (151 dias antes das eleições municipais) é o último dia para que o eleitor requeira a inscrição eleitoral ou transferência de domicílio, inclusive, para aquele que mudou de residência dentro do Município para pedir alteração no seu título eleitoral, consequentemente, para aquele com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial. Sábado, 26 de maio: data a partir da qual é permitido ao postulante à candidatura ao cargo eletivo realizar propaganda intrapardidária com vista a indicação de seu nome, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor, observado o prazo de 15 dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos.                          

ü     O amigo Corcorã foi embora de Capinzal pela dificuldade de encontrar um trabalho qualificado e digno de um salário justo que lhe desse perspectiva de vida. Em 2007 passou a residir na maior metrópole do Brasil, a cidade de São Paulo, onde no início era prestador serviços para seu irmão e hoje é dono de seu próprio negócio: da empresa Antonio Gilmar Comércio e Serviços de Jardins, inclusive, passou a ser empregador e é pai de gêmeas. No último final e início desta semana encontrava-se em Capinzal, mas lamentou que o município não cresceu e nem se desenvolveu, basta levar em conta o pequeno número populacional e a economia depende de uma só grande agroindústria responsável por gerar renda e trabalho. Corcorã disse que o tempo passou e Capinzal que era uma referência na diversão e entretenimento, agora sequer tem um barzinho com som ambiente e nem as boates (danceterias) resistiram aos abaixo assinados.

ü     Os munícipes esperam que o suplente de vereador Enio, o qual está assumindo o lugar de Rafael na Câmara Municipal por dois meses, que venha a ser atuante tanto quanto o titular. Enio foi secretário municipal de habitação nos mandatos dos prefeitos Paggi e Thomazoni, períodos em que foram construídas centenas de casas populares, ainda inúmeras reformadas e ampliadas, portanto, o mesmo deve cobrar que projeto igual ou semelhante da BRF (Perdigão) saia do papel na tentativa de solucionar o déficit habitacional.

ü     No passado Totonho foi o maior agente do desenvolvimento de Capinzal, ao contribuir para a expansão habitacional, pois construiu loteamentos que de certa forma possibilitaram que a grande agroindústria viesse a se instalar e permanecesse no município, consequentemente, os prefeitos foram se sucedendo e os investimentos por parte do poder público foram acontecendo em cada empreendimento arrojado executado pelo determinado empresário. Segundo formador de opinião, o motivo que Totonho se afastou da pretensão político partidária foi em decorrência da aprovação da lei ambiental (código florestal), o que lhe favorece em sua propriedade na região central do país (justificativa). Sabe-se, que Totonho e Dorini não se dão bem (talvez sejam inimigos), porém, antes de Totonho voltar para a sua propriedade, radialista levou-o para falar com o atual prefeito, quem sabe os mesmo volte a investir em loteamentos ou passe a desenvolver outros empreendimentos na sua terra natal, pois na política existem acertos, queira ou não os entendidos.      

ü     Acesse no You Tube ou no site http://www.jornalotempo.com.br vídeo assim compartilhado http://youtu.be/2NXzt0VtdHQ e constate que já passou da casa dos 81 mil acessos, mas têm um xingando e blasfemando querendo contestar o incontestável, ou seja, é contra a divulgação do acidente com a pá carregadeira (máquina rodoviária pertencente à Prefeitura). Não sabemos se era ele o operador ou tenta proteger quem fez aquela barbeiragem na via pública, que por sorte resultou em apenas prejuízos materiais ao erário público. Caso tivesse vítima fatal, certamente estariam encrencados o funcionário e a Prefeitura. Concordamos contratar novos operadores, mas o que não pode é aprender em cima dos carros e máquinas da municipalidade, pois o resultado é geralmente este cometido pelo marinheiro de primeira viagem: acidente que poderia ser evitado caso fosse o titular que estivesse conduzindo a mesma.      

ü     Este Semanário recebeu um direito de resposta, porém, é improcedente, até porque para ter direito de resposta essa coluna deveria ter citado o nome da entidade e da pessoa envolvida, sendo algo que não consta no descrito, ainda a justificativa tenta dar explicação que foge da realidade. No mencionado texto não tinha à ofensa, nem atentado contra “honra, intimidade, reputação, conceito, nome, marca ou imagem” do ofendido. Já o direito de resposta enviada tenta inibir a mencionada coluna e este periódico, ao justificar algo equivocado, pois apesar do descrito não conter nome da entidade e nem da pessoa, a que se acha ofendida, só pode estar tentando tapar o sol com a peneira. Se a justiça do homem for injusta e se deixar levar pelo tráfico de influência, indo contra a ética da imprensa e da nova lei do direito de resposta aprovado no Senado, só nos resta contestar a ação na corregedoria e fazer uma matéria interpretativa para mostrar a realidade que deve aparecer para a opinião pública. Se o vereador não pode e não deve fazer leis que onerem os cofres públicos, também não pode as autoridades competentes autorizar a cobrança de contribuição sem a devida concordância do cidadão, pois é esse que tem o desembolso, portanto, neste caso cabe uma ou várias representações, as quais devem levar em conta e jamais ficar na situação cômoda de indeferir aquilo sem permissão.  

ü     Num passado não muito distante, tínhamos descrito e falado que a CDL, Ampeco e Acirp praticamente desenvolviam o mesmo trabalho, agora estão concordando e pretendem unificá-las. Empresário e comércio local todas vêm trabalhando nesta linha, portanto, precisamos de união e jamais de divisão das forças. Um dos melhores caminhos para a satisfação dos munícipes é que o comércio em si, passe a praticar um preço real na comercialização de seus produtos e serviços, já que em municípios próximos o custo de vida em si, é menor e favorece para que os cidadãos tenham perspectivas de vida. Precisamos que as mencionadas entidades continuem trabalhando em parceria com o poder público, mas não se coloquem à disposição da Prefeitura, e sim, caso tiverem de contestar e de lutar por ações coletivas, que o façam sem vínculo partidário.       

 

VOLTANDO NO TEMPO Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

FESTA DE ANIVERSÁRIO Próximo

FESTA DE ANIVERSÁRIO

Deixe seu comentário