Ligeirinho
Fique por dentro
ü Só pode estar faltando criatividade para um de nossos supostos concorrentes, pois está indo atrás de nossos patrocinadores e vende espaço quase de graça, porém, o barato muitas vezes acaba custando caro. Temos praticamente 23 anos de atividade em nível regional, portanto, não precisamos correr atrás de patrocínio da concorrência, até porque nossa marca e produto são de qualidade comprovadas, tendo um diferencial em nosso favor: persistimos no compromisso com a verdade doa a quem doer, já que não somos um boletim de religião, nem de um partido político ou coligação. Sabemos da dificuldade de manter em funcionamento a prestação de serviços, ainda o quanto custa pagar aluguel, Internet, tarifas de telefone, água e de energia elétrica, pois nenhum credo paga nossas despesas e nem faz propaganda em culto para conseguir vender assinatura do jornal e obter outras vantagens através da influência de quem deveria só evangelizar e jamais comercializar bens e serviços. Novidade vem aí, sendo algo que vai demonstrar a força deste Semanário em todos os sentidos da palavra.
ü A procissão do Cristo Morto é uma encenação que até parece que os fiéis adoram o sofrimento alheio, pois todos seguem em caminhada para ver cada estação e não perdem sequer uma encenação do sofrimento daquele que faz a passagem de Jesus. Esse comportamento demonstra que cada cidadão avaliza a violência, pois muitos procuram o jornal escrito, sintonizam a emissora de rádio, ligam a televisão ou procuram na Internet pelo derramamento de sangue, então a imprensa e os meios de comunicação tentam da melhor maneira possível satisfazer a vontade de quem está na contramão da vida. Sabemos que a procissão do Senhor morto serve de reflexão, mas infelizmente, muitos que participam ou assistem a encenação, no momento agem de uma maneira emotiva e reconhecem o sofrimento, mas no dia-a-dia só pensam em bem material e jamais numa verdadeira amizade ou no manter a família unida, já que a satisfação pessoal está acima de tudo e de todos.
ü Não é um e nem dois pacientes que ficam internados numa casa hospitalar, sendo que não precisariam fazer regime e nem dieta, pois a doença ou o mal estar não seria o suficiente para fechar a boca. Profissional da área médica numa prática de rotina no quarto ou na enfermaria ao realizar a visita ao paciente constata o estado que se encontra o internado, depois pede como está e o que sente, então o acamado diz que o grande problema é a fome: só come sopinha e bolachinha. Na portaria a justificava é que até o chocolate embalado pode dar infecção hospitalar, será que formiga e outras pragas não são piores que economizar na alimentação dos doentes? Também é bom lembrar, que o cidadão vem contribuindo com a doação espontânea na conta corrente do hospital, participou de rifa e colabora sobre a tarifa de água, no entanto, caso tenha quartos vazios, não é preciso nenhum paciente parar na enfermaria, já que paga o benefício de outra maneira.
ü A segunda Noite Cultural Gospel de Capinzal realizada no último 31 de março, na Praça Pedro Lelis da Rocha, foi uma realização do Grupo Lemuel, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, porém se percebeu a não presença de muitas autoridades dos poderes devidamente constituídos. Os deputados estaduais Kenedy Nunes e Ismael Santos, ambos do PSD, ainda João Silva de Andrade (ex-vereador por vários mandatos e ex-vice prefeito), ex-vereador Wilson Luiz Farias (atual suplente de vereador), mais os atuais vereadores Rogério Biazotto (PSD) e Rafael Dalaveqia (DEM), são as forças políticas da Assembleia de Deus, porém, apesar deste momento Gospel reunir verdadeiros talentos da canção, mesmo num ano político os pretendentes aos cargos na majoritária e da proporcional deixaram de prestigiar o evento, e de valorizar a grande concentração evangélica de Capinzal.
ü Enquanto na imprensa falada e também nosso suposto concorrente apenas informaram sobre o fechamento da Unidade Prisional Avançada – Upa de Capinzal, este Semanário formou opinião quanto ao caso. O fechamento da Upa ocorreu no dia 21/03/2012, sendo comprova mais uma perda para nossa gente e nossa terra, pois sequer um poder devidamente constituído tentou reverter à intenção no momento do acontecimento. Além do Editorial, tivemos a manifestação por escrito de cidadãos, sendo que uma das tantas opiniões descrevemos na coluna Ligeirinho, ainda teve a justificativa da Ouvidoria do Estado e na corrente semana tivemos o posicionamento do Conselho da Comunidade da Comarca de Capinzal, já que a linha editorial deste Semanário deu motivação para tanto. No nosso modo de ver a situação não poderia chegar a tal ponto: fechar a Upa, levando em conta de que o atual governo do Estado tem a pretensão de investir mais em Segurança, no entanto, em Capinzal o resultado foi ao contrário, onde agente prisional disse a imprensa falada que era por motivo de contenção de gastos. Para saber algo mais, leia o Editorial.
ü Em virtude da diplomação e posse dos Vereadores Mirins do Município de Capinzal, circula na Internet os E-mails, dos quais destacamos estes: Chico: “São essas coisas que realmente fazem do PT um partido diferente. Na hora de pedir votos a nossa militância pode ir de cabeça erguida, porque ser PT é promover a DEMOCRACIA e a CIDADANIA. Parabéns PT. Parabéns Andevir! Foi apenas mais uma das inúmeras ações deste mandato que orgulham o nosso partido.” Mensagem de Oraci: “Meus amigos... A Posse dos Vereadores Mirins demonstrou princípios de DEMOCRACIA, a marca do PT especialista nestas atitudes, o Partido que não tem medo de DEMOCRACIA e nem mesmo de qualquer enfrentamento político, pois nasceu com esta formação e convive nela.
Parabéns ao Presidente da Câmara de Vereadores (Andevir Isganzella) pela sua habilidade e pela sua qualidade de motivação política, pois a Câmara teve um show de DEMOCRACIA nunca visto antes.
ü Sabemos da importância de realizar a Blitz, no sentido de disciplinar o livre trânsito, no sentido de tirar de circulação veículos sem condições de uso e condutores de motos e carros imprudentes. Apesar da PM ter um tenente no comando, infelizmente perdemos a Unidade Prisional Avançada (Upa), então sugerimos, antes de realizar muitas blitz seria melhor fazer o policiamento ostensivo, de viaturas e motos da PM passarem a estar mais presentes na área central da cidade, no bairro e nos loteamentos, inclusive, efetivos caminharem na área comercial, sendo que essa movimentação por si própria ajudaria a evitar roubos e assaltos. Caso fosse implantado o monitoramento da área comercial, precisaria da rápida ação dos operadores do sistema, caso contrário é roubado e depois correm atrás para tentar recuperar o levado, mas se tiver vítima fatal, essa vida não volta mais, portanto, o policiamento ostensivo ainda é o melhor remédio para o problema crônico. A maioria dos roubos talvez seja resultado do consumo de drogas ilícitas, consequentemente, qualquer um real é motivo para o delito.
ü Sabe-se que o professor tem a missão de auxiliar o aluno a obter conhecimento, inclusive muitos pais lhe transferem indiretamente a responsabilidade por tudo de errado que faz o educando no trajeto de ida e volta da escola. Da mesma forma o motorista do transporte escolar é cobrado responsabilidade, mas esquecem-se do direito dos mesmos. A mais nova exigência é que o professor e o motorista passem a usar no trabalho público calça e jamais bermuda, porém, o ganho destes dois profissionais não é o suficiente para comprar o tecido até os tornozelos e no máximo na altura dos joelhos. Só falta querer que o professor e os motoristas passem a prestar serviços no traje social, principalmente no período de horário de verão, quando o calor é insuportável, portanto, devem rever a determinação, levando em conta que nem toda a ocasião é igual para se vestir de gala.
ü Enquanto certos homens públicos e alguns políticos não têm um posicionamento de liderança e de assumir a responsabilidade, enfim, chamar o compromisso para si próprio, apesar de partidos opostos, Totonho (PSDB) e Olriche (PT), ou vice-versa, estes nomes vem sendo muito cogitados e fomentados para uma chapa majoritária. Totonho foi arrojado ao ser um agente do desenvolvimento no Município, para tanto construiu vários loteamentos e favoreceu para o crescimento habitacional. Olriche pelo que se sabe, foi o único vice-prefeito que conseguiu um grande feito, edificando 30 casas populares em um único mês quando assumiu a Prefeitura e também fez o plano de cargo e salários dos funcionários públicos da época. Essas são algumas das opções e são muito conhecidos da sociedade.
ü A VOLTA DO REIZINHO...
Política pode ser uma profissão?
Mas, na profissão você não trabalha para subir de cargo?
Se você subir de cargo, outra pessoa vai ocupar o lugar que era teu, e você vai evoluir e ocupar outro cargo, que hoje é de outra pessoa, certo?
O DISTRITO DO MUNICÍPIO VIZINHO AO NOSSO VAI TER ASFALTO.
E, as três localidades de nosso interior, por que não tem? Quem, “não deixou” ter?
O que mais “não deixaram” acontecer?
O “NÃO DEIXAR AS COISAS ACONTECEREM”, INTERESSA A QUEM?
Que política é um jogo de interesses, todo mundo sabe, mas o time tem que evoluir, melhorar, tem que mudar os jogadores, e principalmente, o povo não é só o gandula, o POVO É O DONO DO TIME.
Primeiro foi o irmão do meio, depois o irmão mais novo, dividiu a família, dividiu o partido.
Agora, o irmão mais novo também não serve mais.
Será que vai sobrar alguém do teu lado?
Aliás, de que LADO VOCÊ esta?
AFINAL, PRA QUEM VOCÊ TRABALHA?
Cresça, evolua, é pra frente que se anda, e deixe o Município crescer.
Assinado: Peemedebista Cansado de Guerra
Saiu na imprensa local que os Prefeitos que estão no seu primeiro mandato teriam direito de concorrer a reeleição. Isso é uma meia verdade. E as verdades devem ser INTEIRAS. O Prefeito poderia dizer que o seu nome está à disposição do Partido, pois a lei PERMITE a sua reeleição, mas não que seja UM DIREITO. Pelos discursos que se ouvem parece que o candidato precisa só da sua vontade para ir a reeleição. Engano de quem pensa assim, pois primeiramente o candidato deve ter a autorização da maioria do seu Partido.
Portanto um Prefeito que está no seu primeiro mandato, "poderá" pleitear no Partido que esteja filiado a sua candidatura a reeleição, mas não que seja um DIREITO. O DIREITO de concorrer só é pleno após a autorização da maioria do seu Partido.
Cabe ao Partido, ao receber o pedido do candidato, fazer todas as avaliações possíveis sobre o cenário político do Município. Para tanto, cabe ao Partido analisar a viabilidade eleitoral do candidato a reeleição, verificando alguns pontos:
O Prefeito fez uma boa administração? Ele seguiu os programas e as normas do seu Partido? O candidato tem facilidade e aceitação de coligar com outros partidos? Ele tem a aceitação e o respaldo da população? Qual seria o percentual de aceitação? Se o percentual de aceitação for baixo, quais as chances do candidato melhorar a sua imagem eleitoral? A sua rejeição é baixa ou alta, caso seja alta, existe alguma possibilidade de reduzir essa rejeição.
Um dos pontos muito importante é de se verificar se o candidato dentro do seu próprio partido tem a aceitação da maioria ou não. Se tiver, é meio caminho andado. Se não tiver, é péssimo, pois quem não está bem dentro da sua própria casa não tem muitas chances de conquistar o eleitorado. Caso não tenha a aceitação da maioria do seu partido, pergunta-se: ele poderá conquistar a maioria? Se a resposta for não, então poderá pendurar as chuteiras. Se a resposta for sim, cabe a pergunta: de que forma ele conseguirá os votos que faltam para ter a maioria? Convencendo os companheiros que o seu próximo mandato será melhor que o atual? Outra pergunta: É possível acreditar em alguém que, tendo oportunidade de fazer, deixou de fazer? Ou tentará conquistar a maioria dando cargos, ficando bonzinho (só no ano eleitoral)? Após a análise de todos esses pontos e mais alguns, se assim for necessário, o Partido poderá autorizar ou não a candidatura a reeleição. Verifica-se que os partidos da nossa região do meio-oeste e até do estado, que tenham candidatos com a intenção de colocar o seu à disposição terão um trabalho árduo para escolherem bem os seus candidatos a Prefeitos, pois os Partidos que estão no Poder não tem a intenção de entregar de mão beijada para os adversários, sendo que estes, com certeza estão ansiosos para poder administrar as Prefeituras.
Deixe seu comentário