logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

ü     Se a PM fosse percorrer as ruas da cidade poderia constatar muitos carros e motocicletas sobre as calçadas (passeios públicos), pois essa prática virou rotina. Na Vila 7 de Julho, um cidadão lava semanalmente o carro sobre o passeio público e também da rua, consequentemente, os veículos e os pedestres tem de desviar do obstáculo. Sinceramente, tem uns e outros que sabem do aborrecimento que causam a terceiros, mas não estão nem aí com seus semelhantes.    

ü     O Poder Público como não vem fazendo o esperado pela sociedade no sentido de melhorar a questão da infraestrutura pública na cidade baixa, então que comece a trabalhar no planejamento da cidade alta, pois é para lá que o crescimento será possível, desde que a Administração Municipal arranje alguma maneira de incentivar para que novos comércios lá se estabeleçam, porém, numa desta pode comprar área de terra e construir loteamentos. Querer é fazer algo acontecer, ou talvez as festas sejam mais importantes que o crescimento do Município?    

ü     Carro rebaixado não é crime, mas nas abordagens feitas por certos policiais acaba caracterizando que o motorista e os demais ocupantes do veículo fossem os maiores bandidos do mundo, ou seja, pessoas de alta periculosidade, enquanto isto, os verdadeiros marginais fazem e desfazem praticamente nas barbas das autoridades e continuam gozando de plena liberdade. Policiais estão mais preocupados em fazer blitz do que dar segurança, ou seja, falta policiamento ostensivo. Capinzal deve seguir o bom exemplo de Piratuba, município este que já tem o monitoramento através de câmeras filmadoras na principal avenida da cidade, pois os piratubenses têm de sobra representação e vontade política.     

ü     O bandido procura se esconder atrás da película escura demais do carro, então consegue ver sem ser visto. Da mesma forma que é proibido que os cidadãos comuns usem películas muito escura, então a política também não poderá utilizar. Carros com placas de fora com películas escuras pode ser motivo de desconfiança, da mesma forma aquelas de nossa localidade, pois não devemos dar sorte para o azar, e sim, é importante se anteceder ao problema e evitar aborrecimento futuro. Quem deve se antecipar e começar a realizar campanhas de conscientização e pedir providências é a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), já que o comércio é mais lesado que as residências e apartamentos na questão de roubos.

ü     Enquanto a situação pode ir a reeleição com o atual mandatário e seu vice-prefeito, já a considerada oposição talvez já tenha nomes definidos para voltar a ser poder, sendo o filho do ex-prefeito, o engenheiro elétrico, Aguinaldo Paggi, do ex-vereador e responsável por expandir o setor habitacional de Capinzal, Totonho, o polêmico e atuante edil Biazotto, ainda o conceituado empresário Lilico, numa desta possam coligar com o PT que tem Andevir e Olriche. Em termos de nomes, a oposição tem mais opções, já a situação apresenta certo desgaste, quem sabe por estar decidindo os destinos do Município por três mandatos consecutivos.          

ü     Capinzal já foi considerada a Capital do Milho (mandato do eterno prefeito Celso Farina) e também do Chester (nos governos de Hilton Pedro Paggi e depois de Luiz Carlos Thomazoni), consequentemente, o tempo passou e as autoridades políticas agora são outras, então, o município ficou sem um título ou reconhecimento. Há 12 anos os munícipes depositam seu voto de confiança na mesma sigla partidária, porém, neste período pouco ou quase nada tivemos de crescimento habitacional, tampouco industrial e comercial. Essa condição de liderança acomodada será culpa de políticos sem visão de progresso ou é porque os eleitores não sabem votar?

ü     Infelizmente, o supermercado mais acessível da cidade fechou suas portas no último final de semana, já que não conseguiu a reforma tão desejada, então vendeu o estoque para outro estabelecimento comercial que vai tocar o negócio. No Máster o cliente tinha voz e vez, ainda quando comprava alguma mercadoria de maneira equivocada, bastava apresentar no caixa e era trocada, já que em certo grande supermercado não aceita e trata mal o consumidor neste caso. Um dos diferenciais do Máster é que abria cedo e fechava às 21h, agindo semelhante à grandes centros. O atendimento Máster era amigo e familiar, pois os proprietários e funcionários sempre davam um jeitinho para facilitar a vontade do cliente, sendo um bom exemplo aos que acham que estão fazendo um favor para o consumidor. 

ü     Senhores mandatários do Município, é momento de padronizar as lixeiras da cidade, para que os munícipes e visitantes possam depositar o lixo doméstico, residencial e muito mais. Na parte baixa da Rua XV de Novembro, uma família vem colocando absorvente em saco de lixo sobre a calçada, já que não tem lixeira, então os cachorros e seres racionais acabam de uma maneira ou de outra abrindo a embalagem e o inservível fica à mostra no estilo ensanguentado. Zortéa pode servir de exemplo até porque realizou uma parceria com Hidrelétrica Machadinho e implantou um sistema de lixeiras na área central, no bairro e nos loteamentos. É bonito copiar bons exemplos, principalmente, quando o problema é de fácil solução.

ü     No último final de semana alguns capinzalenses estiveram nas cidades de Chapecó, Concórdia, Joaçaba e em Piratuba, onde encontraram divertimento e entretenimento, tanto de dia quanto na noite. Capinzal em termos de passatempo se resume no bebetório, no acostamento da Rua Ernesto Hachmann, onde a única alternativa é beber e ouvir som automotivo. Capinzal quem te viu e quem te vê, pois acabou regredindo, sendo um exemplo nos feriados e domingos definitivamente a cidade morre, até porque bares, lanchonetes, danceterias, clubes e muito mais estão perdendo espaço para as igrejas que surgem até do nada da noite para o dia, quem sabe o surgimento se deve a isenção de impostos, mas muitos delas acabam tendo fins comerciais.

ü     Fazem questão de dizer que em nosso Município tem 100 (cem) obras em andamento, no entanto, noventa e pouco por cento deste número é de pavimentação à base de calçamento, enquanto em outros centros se faz pavimentação asfáltica. As grandes obras no Município são feitas com verbas da União, porém, onde estão aquelas bancadas com recursos próprios da Prefeitura? Calçamento e asfalto é o mínimo que uma Administração Municipal deve fazer em prol da sociedade, nem dá para considerar obra, e sim, uma benfeitoria.    

ü     Como é pretensão disciplinar o transporte de escolar terceirizado, também é bom humanizar o transporte coletivo urbano, pois fizeram publicidade que a passagem da circular é uma das mais baratas do Brasil, também é um dos trajetos mais curtos do país, portanto, a passagem deveria custar menor valor devido a pequena distância percorrida. É necessário construir recuos para o transporte coletivo na via pública, pois os ônibus circulares acabam parando no meio da rua e atrapalham o livre trânsito. Também deveriam colocar um microônibus para fazer o trajeto cidade baixa a cidade alta através da Estrada Velha, ainda contemplar os moradores do loteamento São Roque e mediações, quem sabe disponibilizar de transporte para as localidades do interior, pois nada impede atender a vontade popular, pois o dinheiro dos cofres públicos é para usar em prol do coletivo.

ü     A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Expovale sob a presidência do polêmico vereador, mas atuante fiscalizador e representante do povo no Legislativo, Biazotto, pretende levantar todos os gastos, seja com as benfeitorias feitas no parque de exposições, contratação de bandas, serviços de som, imprensa e meios de comunicação, empresa de eventos, enfim, saber sobre a movimentação financeira e o lucro, porém, quer informação formal quanto ao destino da lucratividade. Antes da realização da feira, tudo sabiam de valores, agora talvez estejam com amnésia ou quem sabe desaprenderam em fazer a operação de adição, porém, sequer apresentaram a subtração de valores.       

ü     Tem empresário que reclama de certo cidadão que vai passear com o cachorro, ajunta o dejeto feito pelo animal sobre a calçada, mas acaba atirando as fezes para dentro do leito do indefeso Rio Capinzal. Por um lado não deixa a cidade ficar mais suja do que está, pois recolhe o dejeto, mas contribui por poluir ainda mais as águas do mencionado rio. O cão é irracional, porém, o cidadão deve colocar a cabeça para pensar e agir corretamente para evitar aborrecimento futuro. Um dos grandes problemas da cidade é a falta de lixeiras, pois o que apresentam são tambores para o uso geral.    

ü     Muitos apartamentos, casas comerciais e residências têm ar-condicionado, sendo que a maioria foi instalado de maneira qualquer, pois acaba escoando a água que sai do aparelho para cima do passeio público, a qual atinge as pessoas. É bom e necessário que a Prefeitura exige uma adequação quanto a instalação do ar-condicionado, pois da maneira que está é bom para o dono e ruim para os pedestres em geral. Outro descaso, sendo que a Prefeitura deixa passar em branco a questão das varandas e sacadas: quando lavadas a água cai sobre o passeio público e acaba molhando os pedestres. Como existe o Plano Físico Territorial Urbano e o Código de Posturas, é bom colocá-lo em prática para todos. 

ü     Sabemos que a maioria dos pintores da prefeitura são profissionais, mas quanto a pintura da sinalização de trânsito, o problema não é a tinta e nem o solvente como acreditam muitos, e sim, antes de fazerem a demarcação do solo, devem usar um caminhão-pipa (tanque) para retirar a poeira e outras sujeiras sobre a pavimentação asfáltica. A tinta não dura pelo fato de pintarem sobre a sujeira, então não tem tinta que aguente ou tenha durabilidade para tanto. Valeu Normélio Masson, pela dica. 

ü     O Máster era o única opção em Capinzal onde se comprava à noite, isto até às 21h, agora com o fechamento do mesmo, dizem que estenderá o atendimento por um mês ainda, o nosso município pode ser considerado uma comunidade pequena ou até uma micro cidade sem alternativa. A sorte que um novo empreendimento vem aí, sendo uma rede de supermercados do gênero alimentício, a qual terá três pisos, consequentemente, este abrirá também nos feriados e nos domingos, ainda o atendimento inicia cedo e vai à noite adentro. O cliente precisa de atendimento e jamais de limitação.

ü     Em breve teremos um novo debate político em Capinzal, mas as emissoras de rádio não estão sabendo conduzir a discussão, pois convidam repórter e jornalista, mas dão o direito de pressionar os candidatos, até porque é feita uma pergunta apenas para todos. Quando era o tempo de Ailton Viel diretor de uma das rádios, tínhamos o direito de fazer três perguntas a todos os candidatos, no coletivo ou individual, ainda nos era possibilitado a réplica e tréplica da pergunta para poder desafiar e demonstrar conhecimento de causa. O debate político se deve levar mais a sério, pois é a oportunidade de saber quem é quem no pleito eleitoral.

ü     Casais (namorados, noivos, marido e mulher) se queixam que na cidade não tem um local para passar momento agradável, já que uns e outros extrapolam no ambiente, gritam, falam alto, mexem com as pessoas, tiram a camisa, enfim, é uma indecência. O marido que levar sua mulher em certos bares, lanchonetes e congêneres, mesmo que seja apenas para tomar uma cerveja, poderá ter aborrecimento devido o péssimo comportamento de muitos que se acham os maiorais.   

ü     O Ministério Público Federal através do procurador da República em Joaçaba obteve liminar suspendendo as obras de construção do Laboratório Regional de Controle de Qualidade de Trabalho, no município de Capinzal.  A decisão da Justiça Federal também suspende o repasse, por parte da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de qualquer valor decorrente do respectivo convênio. O Município também foi impedido de efetuar qualquer repasse à construtora responsável pela obra. Segundo o procurador Daniel, com o aditivo, o valor da obra foi elevado acima do valor autorizado para a Tomada de Preços, modalidade de licitação mais simples que a Concorrência. Por meio do Programa de Fiscalização de Municípios, a Controladoria-Geral da União (CGU) constatou uma série de irregularidades, como a apresentação do Plano de Trabalho sem cronograma e a ausência de licença ambiental prévia. A CGU também constatou o superfaturamento da obra na aquisição de cimento. como o Ministério Público local e estadual passaram em branco na questão, ainda bem que existe o federal, este sim deu uma resposta, demonstrando que a justiça do homem não falha, pois deu uma resposta passaram a informação em nível regional sobre o que vem acontecendo em nosso município, sendo que há muito tempo vínhamos levando ao conhecimento da comunidade, mas jamais recebemos ouvidos de quem de direito, pois até as representações de certos casos foram dadas como indeferidas. Por que motivo quem está no poder, em certo município jamais perde uma questão no MP por vários mandatos? É o que se perguntam muitos cidadãos que suspeitam de certas ações e serviços. Ainda bem que existe a Polícia Federal, agindo em defesa da coletividade.  

ü     Porque será que em nosso município a CNH é bem mais cara que em outros centros, da mesma forma a carne, os medicamentos e muito mais. O custo de vida aqui está caro demais, principalmente, dos alugueis comerciais e residências, portanto, o pessoal não pode ficar doente, caso contrário não terá dinheiro que aguente até se recuperar. Os produtos alimentícios também estão com certo preço exagerado, inclusive, as ditas promoções de móveis e eletrodomésticos que mais parecem conto de fada madrinha. 

ü     Um profissional da área médica de nossa cidade se empolgou quando estava voltando para casa, então pelo que observou e acompanhou um policial militar que estava de motocicleta, o cidadão que lida com saúde, vinha dirigindo um Jeep e dava lado na SC-135 para ultrapassarem, mas quando se aproximavam acelerava para deixar todos na poeira. O que fazia poderia caracterizar racha, o que é uma gravíssima infração de trânsito. Quem deve salvar vidas, nesta estava colocando em risco muitas outras, além da dele.         

 

ARROMBAMENTO EM DOIS CARROS DA PREFEITURA DE OURO Anterior

ARROMBAMENTO EM DOIS CARROS DA PREFEITURA DE OURO

ANIVERSARIANTE Próximo

ANIVERSARIANTE

Deixe seu comentário