logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

ü     Uma grande pizzaria será inaugurada no “coração” da cidade, porém, essa não comercializa produtos do gênero alimentício, e sim, talvez certos integrantes das Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) tentem defender o infrator e não do coletivo (sociedade). O povo quer saber por que a maioria das CPIs acaba virando em pizza? Quanto ao evento realizado em 2011, já se passaram quase seis meses e nada de prestação de contas, caracterizando sonegação de informação e omissão da verdade. Uma CPI jamais deve tentar encobrir supostas improcedências administrativas, e sim, deve investigar e caso for constatado irregularidades, é bom pedir justiça. É uma palhaçada e uma falta de consideração aos que prestigiaram o evento. A quem interessa esconder a despesa, lucro e movimentação da festa? Cada poder devidamente constituído deve fazer a sua parte e jamais consentir desmando, então caso ninguém tiver coragem de passar a limpo uma situação, então os politiqueiros sempre serão ficha limpa. Isto é uma vergonha e acabam subestimando a inteligência das pessoas, porém, esperamos que nessa CPI tenha honestidade, seriedade e respeito com os munícipes.

ü     Ás águas do Rio Capinzal estão sendo poluída devido ao escoamento de esgoto residencial ou de alguma sala comercial, caracterizando uma prova a tubulação debaixo da ponte da Rua Carmelo Zocolli. Lá estivemos fotografando e filmando o esgoto escoado no indefeso Rio, ocasião em que formava espuma e em dia ensolarado resulta em mau cheiro. A informação está dada, basta agora a Unidade Sanitária fazer a sua parte, caso contrário, de nada adianta realizar campanhas educativas se na prática deixam de fazer ações de preservação dos recursos hídricos.    

ü     Este Semanário há muito tempo sugere a implantação do monitoramento da cidade, objetivando servir de ferramenta para terminar com os roubos e outros delitos, também para tirar de circulação os ditos motoqueiros e motoristas imprudentes no livre trânsito. O tempo passou e os vereadores Bruxo e Isganzella também tentam sensibilizar o Governo Municipal sobre a importância de tal monitoramento, inclusive, o Delegado da Comarca de Capinzal disse em entrevista que as câmeras instaladas possibilitam à policia um melhor serviço no tocante segurança, ainda evita e dificulta a criminalidade. Infelizmente, quem sabe, falta vontade e liderança política para que ações sejam colocadas em prática.

ü     Quem diria, Capinzal em termos de crescimento vem se arrastando, onde a maioria, ou seja, 90% das obras são de pavimentação de calçamento, enquanto em outros municípios a evolução chegou e os mesmos optaram por ruas asfaltadas. Hoje, em nosso Município o jovem não tem opção de entretenimento diurno e principalmente noturno, sendo a solução buscar fora o que não tem na terra natal. Os capinzalenses que passaram a residir em Concórdia, Joaçaba e até Campos Novos, só voltam para visitar os parentes e laços de amizade, mas se tratando de festa e outros atrativos sociais, preferem ficar longe daqui. Ainda bem que a Sociedade Babados criou e vem obtendo sucesso com o seu festival de danças, fora disto, quem te viu e quem te vê Capinzal?

ü     O Tempo e o vereador Bruxo sugeriram a implantação de meio-fio no prolongamento da Rua Ernesto Hachmann, mediações da Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, mas a Prefeitura optou por colocar tubos de concreto, por entender que evitaria os ditos cavalos-de-pau. Os tubos resultaram na falta de espaço para estacionar os carros e continuam as manobras radicais no trânsito, portanto, o meio-fio seria a melhor alternativa, no entanto, a liderança política maior não aceitou a sugestão para poder dizer um basta a tanta infantilidade por parte dos adultos que mais parecem marinheiro de primeira viagem no livre trânsito.

ü     Carros oficiais da Secretaria da Saúde estão estacionando nas vagas reservadas para os servidores do posto de saúde e para aqueles que procuram por serviços médicos, ainda de outras especialidades, inclusive, por outros serviços. A Secretaria da Saúde não está mais no posto de saúde, e sim, em salas no subsolo da Câmara de Vereadores, então não procede continuar estacionando em lugar indevido. No posto de saúde de um lado tem três vagas para quem procura serviço no posto, uma para o idoso e uma para o cadeirante, já do outro lado, duas para a Secretaria da Saúde, uma para ambulância, uma para o cadeirante e outra para o idoso. A onde estão as vagas para os médicos, dentistas e outros profissionais que atendem no posto de saúde? Muitos usam a vaga para ambulância, do que seria da Secretaria da Saúde, do cadeirante e do idoso sem necessidade alguma, porém, não fazem valer a frase: sujeito a multa. Quem está à frente ou responsável pela Saúde deve enxergar a mencionada prática e colocar ordem, pois o problema poderá se agravar.

ü     A situação de direito deve ir a reeleição com o atual prefeito, já a considerada oposição ficou de apresentar um nome que pode ser novidade no cenário político. Quem será esse nome? Dizem que tem a simpatia do povo e pode surpreender no pleito eleitoral, pois segundo as informações vários partidos vêm trabalhando firme antes de apresentar o nome misterioso. O PMDB está no governo por três mandatos consecutivos, totalizando 12 anos, ou seja, completará 144 meses que vem conduzindo o destino do Município e de sua gente. Talvez o povo tem medo de arriscar ou não quer uma nova ideia de administrar o poder público, portanto, na comunidade falta maior geração de trabalho e renda, ainda apesar dos 63 anos de emancipação político-administrativa a população é pequena, inclusive, são apenas nove vereadores representando o povo, caracterizando falta de liderança para poder desenvolver o território capinzalense.            

ü     O povo gosta de sofrer, pois muitas vezes para poder conseguir uma ficha para o atendimento médico no posto de saúde tem chegar a meia noite, ou antes deste horário, consequentemente, quando vai mostrar o exame novamente precisa enfrentar a fila. Se a unidade de saúde não é algo curativo, e sim, preventivo, bem poderia agendar ficha de atendimento e de reconsulta, para tanto, basta querer e ter boa vontade para tanto. Se em quase doze anos não melhoraram as condições da saúde do Município, então é bom mudar os governantes, caso o cidadão estiver satisfeito, então continue mantendo o plano de governo do 15, os quais administram por três mandatos consecutivos.

ü     A Sertrex tem mais de duas décadas de sucesso e credibilidade, consequentemente, seus empreendimentos desde o início são divulgados nas páginas de O Tempo – um jornal de fato. Enquanto uns e outros investem em propaganda no meio de comunicação falada ou em outdoor, a Sertrex bate recorde de venda dos apartamentos que constrói em Capinzal e na região, pois aposta na força da imprensa, neste caso em O Tempo. O empresário bem sucedido não pisca os olhos no escuro, onde ninguém vê ou percebe, e sim, procura pelo melhor, ou seja, neste caminho de sucesso está o jornal escrito (O Tempo), pois a informação descrita neste caso não vai embora com o vento, sendo algo formal e concreto.

ü     Foi sugerido por este Semanário que a Prefeitura auxiliasse na recuperação e na melhoria do Ateneu Clube, devido a sua importância para a história política e social de Capinzal. Mas como falta vontade política, então que surja alguém semelhante ao Totonho que conseguiu dar nova estrutura ao Clube da Colina, pois estava em péssimas condições de uso. Totonho foi o responsável por construir inúmeros loteamentos e expandiu as habitações pelo Município, sendo um agente do desenvolvimento e do progresso de nossa terra. Totonho foi um dos melhores vereadores que surgiu em Capinzal, porém, como é arrojado, talvez possa ser uma ótima opção para prefeito, caso coloque seu nome à disposição para tanto, já que o povo carece de liderança para atender seus anseios e aspirações. A chama do Ateneu Clube se mantém acesa graça ao ecônomo: Valdomiro Bortoli.    

ü     Na corrente semana, segunda-feira, alguém esteve em nosso Município, também em Joacaba e Campos Novos, quando tirou suas considerações e comparou tais territórios em termos de realizações e ações. Infelizmente, o nosso Município encontra-se paralisado em relação aos demais. As duas outras estão a mil e nossa terra está estacionada. Enquanto isso, o líder maior e o seu G4 apenas falam de Rodoviária (que será feita na serra - um perigo para acessá-la).  Não se tem um projeto inovador para a cidade. A área industrial, adquirida e paga pelo ex-administrador público, ficou esquecida. Autoridade não deve ocupar o tempo quem sabe parabenizando aniversariantes, utilizando telefone pago pelo contribuinte e talvez perseguir quem não segue a sua cartilha, quem sabe esqueceu que integra um partido democrático. Certo motorista é um cidadão de bem, lotado numa secretaria há quase duas décadas, porém, foi jogado para outra porque mudou de partido. Mas a Justiça disse não ao seu ato e já determinou o retorno dele ao lugar de origem. Mas o povo está vendo isso. Na pesquisa, o líder maior fica com 10,9%; o petista 10% e o ex-mandatário 45%. A rejeição dele supera 50%. “Como adoro a minha terra, vou empenhar-me para, ainda que modestamente, colaborar para mudar isso”.

ü     Foi grande o barulho tirando fotografia em Florianópolis e depois assinando uma autorização para possível licitação de pavimentação asfáltica nos limites de municípios e outra para dentro de localidades do interior. A licitação foi suspensa ou quem sabe cancelada, pois os boatos e rumores dão conta que as obras estariam sendo super faturadas, então por isto e quem sabe muito mais, o governador disse não. Será que tem gente querendo tirar vantagem do dinheiro público, porém, a onde estão aqueles que fiscalizam e julgam os atos administrativos? Caso for verdade, então pode justiçar o elevado padrão de vida que passaram ter uns e outros.      

ü     A Rua Antonio Zortéa Primo virou local de prova de Formula 1, sendo um perigo, pois aumentou o número de crianças, porém, certos motoristas e motoqueiros passaram a transitar em alta velocidade. A Rua Antonio Zortéa Primo faz a interligação da Rua XV de Novembro ao loteamento Fernanda, em Capinzal. Recentemente, duas prestadoras de serviços do Conselho Tutelar foram solicitadas e compareceram na Rua Antonio Zortéa Primo, quando constataram duas crianças andando de bicicleta e esqueite (skate), neste acesso pelo que se sabe não foi transformado em via rápida, porém, as conselheiras advertiram verbalmente os pais quanto ao perigo e responsabilidade dos mesmos em cuidar dos filhos. Agora resta a PM flagrar os pés de chumbo, pois a velocidade caracteriza infração de trânsito, inclusive, os moradores já sugeriram lombada física (quebra-molas) ou outro sistema para que os motoristas e motoqueiros infratores não venham atropelar ou vitimar inocentes.

ü     Quanto à poda de árvores X Pássaros no seu habitar noturno, ocorrido em 2011, no pátio da Igreja Matriz, os entendidos nos passaram a informação de que o corte dos galhos com motosserra acabaria com o arvoredo, porém, não foi bem assim, a folhagem voltou a dar vida ao local, consequentemente, o balé dos pássaros voando sem parar sobre os galhos, folhas e no templo novamente é realidade, ou seja, é um visual espetacular de encher os olhos de qualquer pessoa que gosta fauna e da flora. Naquele momento os pássaros ficaram sem rumo, pois as árvores serviam como morada e esconderijo para tais aves, mas agora estão de volta no santuário onde lhes garante a liberdade de voar e descansar em local seguro. O trabalho voluntário de poda, feito com vontade de servir é um fator de credibilidade, de admiração e de reconhecimento, então damos a mão à palmatória e enaltecemos aquele que de certa maneira criticamos, já que o habitar dos pássaros e o visual para as pessoas se renovou com o fortalecimento das árvores. Parabéns pela ação voluntária de servir e por não contestar a opinião de terceiros, pois a grandeza das pessoas está no saber agir e pensar, pois só o tempo nos mostra a verdade e razões para tanto.

 

ANIVERSÁRIO Anterior

ANIVERSÁRIO

POLÍTICA Próximo

POLÍTICA

Deixe seu comentário